Novo Duster recebe três estrelas do Euro NCAP

Segunda geração do modelo fica apenas "na média" nos testes de impacto do órgão que avalia segurança dos automóveis comercializados na Europa

dacia duster 2017 odb
Por AutoPapo
Publicado em 15/12/2017 às 11h01
Atualizado em 23/10/2018 às 12h03

O Euro NCAP divulgou, em sua última bateria, resultado do teste realizado com o novo Duster. A segunda geração do utilitário esportivo compacto da Renault obteve apenas três estrelas em cinco possíveis na avaliação. No continente europeu, é bom lembrar, o veículo é comercializado com a insígnia da Dacia, subsidiária romena da fabricante francesa.

Considerando o padrão de segurança dos automóveis europeus, uma nota três na avaliação do Euro NCAP não é lá muito bom. O novo Duster, mesmo com airbags laterais e de cortina e controles de estabilidade e tração, teve desempenho marginal. Na proteção para adultos, o veículo teve aproveitamento de 71% (de 100%). Já para crianças, o número fica em 66%. Quanto aos pedestres, a porcentagem reduz para 56%. Além disso, mesmo com os novos equipamentos, no quesito itens de segurança ficou com apenas 37%. Por quê?

Novo Duster no Euro NCAP

De acordo com o Euro NCAP, faltaram dispositivos suplementares de segurança. Ausências de sistema de manutenção de faixa e assistente de frenagem prejudicaram o desempenho do veículo na avaliação. No teste de impacto frontal contra barreira rígida, a 50 km/h, a cabeça do condutor sofreu um esforço desproporcional, anulando por completo o teste. No impacto lateral, há proteção marginal para a cervical.

O novo Duster foi apresentado no último Salão de Frankfurt. Apesar da manutenção da plataforma B0, mesma da geração anterior, as diferenças entre novo Duster e antigo são latentes. O SUV ganhou um banho de loja para ficar conectado aos modelos modernos. Destaque para as lanternas. O desenho lembra – mas lembra DEMAIS – a da lanterna do Jeep Renegade. A saber: no caso do Renegade, as lanternas remetem aos formatos dos tanques de combustível que iam na traseira dos jipes durante a Segunda Guerra.

Novo Duster no Euro NCAP

No Brasil, deve chegar ao modelo em 2019. Na Europa segue com opções de motorização a diesel (1.5 dCi) e a gasolina (1.2 TCe tricilíndrico). Por aqui também deve manter as mesmas ofertas da geração atual (1.6 e 2.0).

Novo Duster no Euro NCAP
Repare bem na lanterna do Duster...
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário