Novo HB20 e Onix 2020: o que esperar dos dois compactos

Os carros mais vendidos no mercado brasileiro serão completamente reformulados: terão novo desenho, motores e ficarão maiores

onix - prisma - hb20 - camuflados
Por AutoPapo
Publicado em 11/06/2019 às 17h30
Atualizado em 11/08/2022 às 16h03

O Chevrolet Onix e o Hyundai HB20, hoje, são os dois compactos mais vendidos no Brasil. E ambos ganharão novas gerações ainda neste ano. O Onix 2020 estreia em dezembro. O Onix Sedan (nome do novo Prisma deve adotar) chega em outubro. Já o novo HB20 2020 segue sem data definida para estreia. O que se sabe é que será no último trimestre.

Também não há definição de qual carroceria do novo HB20 chega antes ao mercado ou se as duas (hatch e sedã) chegam ao mesmo tempo.

Novos motores turbo

Em comum, tanto o novo Onix 2020 quanto o novo HB20 2020 terão a mesma configuração básica do motor: bloco de três cilindros, injeção direta  de combustível e turbo. O motor do novo Onix (hatch) e novo Prisma deverá desenvolver 125 cv de potência e 18 kgfm de torque.

A Hyundai divulgou, durante a prévia do novo HB20, que o motor 1.0 turbo que equipará o modelo – assim como o HB20S, o sedã –  tem 120 cv de potência (rotação não foi informada) e 17,5 kgfm de torque a 1.500 rpm. Em nenhum dos dois casos houve divulgação do consumo.

As versões de entrada do novo HB20 2020 continuarão sendo ofertadas com o motor 1.0 de três cilindros de aspiração natural. Ele desenvolve 80 cv e 10,2 kgfm de torque com etanol). A única diferença é que ele, finalmente, perdeu o tanquinho auxiliar de partida a frio.

novo hb20 lateral

O novo Onix 2020 (assim como o novo Prisma ou Onix Sedan) também deverá ter um novo motor de três cilindros nas versões de entrada. Mas ele não será turbo. A potência deverá ser superior a atual, de 80 cv. Vale destacar que a atual geração do Onix continuará sendo produzida e se tornará a versão Joy, estratégia já adotada pela Chevrolet e que será mantida.

novo prisma 2020 4

Nos dois casos, as opções de transmissão serão as mesmas das linhas atuais: o HB20 manterá o câmbio manual de cinco marchas e a automática de seis. No Onix, as duas (manual e automática) têm seis marchas.

Novo Onix e novo HB20 ficarão maiores

As novas gerações do Chevrolet Onix e do Hyundai HB20 ficarão maiores. O Onix hatch e o sedã serão construídos sobre a nova plataforma global da GM, a Global Emerging Markets (GEM).

O entre-eixos, medida decisiva para o espaço interno, deverá chegar a 2,60 metros.  O novo Prisma terá 4,47 metros de comprimento, 1,73 m de largura e 1,47 m de altura. No caso do hatch, não há informações, mas além do entre-eixos, largura e altura deverão ter as mesmas medidas.

Novo Prisma deverá se chamar Onix Sedan
Novo Prisma deverá se chamar Onix Sedan

O novo HB20 manteve a mesma plataforma do modelo atual, mas ela recebeu importantes mudanças: ficou maior, ganhou novos pontos de fixação da carroceria e está mais leve e resistente. A Hyundai garante que o compacto terá mais espaço para pernas, cabeça e ombros.

O hatch ficou 2 cm mais comprido e tem 3,94 metros. A largura cresceu na mesma proporção e tem 1,70 m.

No entre-eixos, há uma nítida desvantagem do novo HB20 em relação ao novo Onix, principalmente nas versões sedã: o entre-eixos será de 2,53 metros. A altura e o porta-malas permaneceram inalterados com 1,47 m e 300 litros de capacidade, respectivamente.

novo hb20 3 4

O novo HB20 sedã também ficou mais comprido, ganhou 3 cm somando 4,26 metros. Largura, altura e distância entre eixos têm as mesmas dimensões do hatch. O porta-malas passou de 450 litros para 475 l.

Design

O Onix Sedan (ou novo Prisma) teve o seu visual definitivo revelado na China: ele também será vendido por lá. As linhas que identificam os novos produtos da Chevrolet estão todas presentes lá. Não há qualquer imagem do hatch por enquanto.

Quanto ao HB20, ocorreu ao contrário: foram antecipadas as linhas do hatch, mas não as do sedã. Na verdade, nenhuma imagem do compacto da Hyundai foi revelada oficialmente, apenas com protótipos camuflados.

O AutoPapo teve acesso ao desenho final do modelo, mas não pôde fazer qualquer registro. Mas podemos dizer que o  carro-conceito Saga, apresentado no Salão de São Paulo de 2018, antecipa exatamente como vai ser o novo modelo. Já o sedã terá linhas mais arrojadas, próximas às de um fastback.

O novo HB20 2020 também tem linhas com a nova identidade visual encontrada nos lançamentos recentes da marca, como a nova geração do Elantra (Avante no mercado sul-coreano).

No interior, tanto o novo Onix (e novo Prisma) quanto o novo HB20 também serão completamente reformulados e adotarão conceitos semelhantes, com a tela da central multimídia em destaque no topo do painel.

Curiosamente, o compacto da Hyundai adotará o painel que combinará o conta-giros analógico e os outros instrumentos alocados em um cluster digital, formato do Onix atual.

O novo Prisma (o mesmo vale para o Onix), em fotos que vazaram do interior, abandonará esse conceito.

interior do novo Prisma
Interior do novo Prisma

Versões aventureiras do novo HB20 e do novo Onix

O HB20 2020 continuará sendo oferecido com a versão aventureira, o HB20X. Ela, inclusive, além dos elementos estéticos diferenciados, terá uma maior altura do solo em relação ao hatch “convencional” e o sedã.

A nova geração do Chevrolet Onix, inicialmente, não deve ter a versão Activ (aventureira) como opção na gama.

Fotos Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
19 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Clóvis Bravin 19 de agosto de 2019

Sou testemunha e usuário do Hb20.Carro com motor de dinossauro ,alto consumo e baixo rendimento,sinceramente ,com esse novo motor da Chevrolet,Hunday vai para lanterna de vez,não vejo outra opção.

Avatar
Fabrício 17 de setembro de 2019

Kkkkk, só se for 1.0 , meu 1.6 só alegria.

Avatar
José Reginaldo Guimarães 19 de agosto de 2019

Espero que para concertaa bomba de combustivel não tenha que retirar o tanque de combustivel , e que venha com um mostrador da temperatura do motor

Avatar
José Reginaldo Guimarães j 17 de agosto de 2019

Eu que que o onix venha com farol de milha e forte é muito útil !

Avatar
José Reginaldo Guimarães 11 de agosto de 2019

Espero que a Chevrolet cobre um preço justo e que todos possam adquirir o seu lançamento que vira turbinado , e que dê condições de escolha se macha automatica ou manual.

Avatar
Renato Soares da Silva 13 de agosto de 2019

Sobre câmbio, será o mesmo presente na atual geração, com aquelas trocas de machas de forma manual por meio de botões.

Avatar
Jacinto Pinto 7 de agosto de 2019

Eu prefiro mil vezes o Novo Clio, não confirmaram se vem para o Brasil. Mas se vier, coitado desses lançamentos aí!

Avatar
Tânia 31 de julho de 2019

Estou ansiosa em ver o novo HB20 .. pretendo …. Pegar um..tô de ?

Avatar
Reinaldo 19 de julho de 2019

Se não melhorarem o consumo não vai ter consumo por parte dos clientes…Chega de carros velharias na eficiência energética porém empetecados.

Avatar
everson 14 de julho de 2019

O preço desses carros vai tá mais salgado do que o deserto de sal.

Avatar
Jackson 12 de julho de 2019

Estou querendo comprar um HB20 sedan. Será que com o lançamento 2020 vai desvalorizar o meu, caso eu compre logo.
Será que posso comprar logo?

Avatar
ivan dos santos lefundes 3 de julho de 2019

tenho um hb20 1.0 2016, mecanica resistente, economico, 1.0 capa cumpre bem seu papel, com ar ligado e carro cheio, o bicho pega, deveria vir com pelo menos 85 cv . tÕ pensando em troca-lo pelo turbo que está por vir, ou novo onix turbo.

Avatar
LEONARDO 19 de junho de 2019

Mataram meu amado Cobalt, rsrs

Avatar
Anderson Gama 16 de junho de 2019

Sou apaixonado pelo onix. Pbens.

Avatar
Clodoaldo 16 de junho de 2019

Esperar chegar para comentar. Vai que não chega tão cedo devido a nossa economia meia boca

Avatar
Leandro 14 de junho de 2019

Exato.

Avatar
Iury Launs 12 de junho de 2019

Novo HB20 e Onix 2020: o que esperar dos dois compactos.
R: carros bem mais caros

Avatar
Karen 22 de julho de 2019

Pior agora com 3 cilindros…

Avatar
Walter De sa 5 de setembro de 2019

Boa noite entra Ano sai ano e o Brasil não produz e nem reproduz nada e nenhum carro elétrico tem que importar de Fora para poder consumir aqui no Brasil com preço da gasolina o preço do álcool preço do gás sempre aumentando porque a Chevrolet não inventa um carro movido a energia

Avatar
Deixe um comentário