Novo Fiat Panda dará vida a picape e três SUVs globais

Fiat se inspira em estratégia brasileira para ganhar participação global, com cinco novos produtos com mesma base e motores

fiatconcept citycar
Novo Panda servirá de base para nova geração de utilitiários e picapes Fiat (Fotos: Fiat | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 26/02/2024 às 13h03

Se no Brasil a Fiat consolidou sua posição com Uno, Palio e Strada, na Europa quem reina soberano é o Panda. O compacto italiano (que foi inspiração para o Uno duas vezes) se prepara para receber sua quarta geração.

VEJA TAMBÉM:

A Fiat anunciou seu plano estratégico para até 2027 para o mercado global. A italiana quer ampliar sua presença no Velho Mundo, onde ela vende bem basicamente na Itália e Turquia. O plano também prevê avanço em mercados asiáticos e africanos.

Fiat Panda Picape
Picape do Fiat Panda utiliza conceito semelhante ao aplicado na Strada brasileira

Para isso, ela prepara uma nova família de automóveis, com grande sinergia de componentes, motorizações e um posicionamento jovial, já que precisa disputar mercado com primos como Citroën, Peugeot e Opel no segmento generalista.

Os carros compartilharão nova plataforma global e motores, que serão a combustão (gasolina ou gás liquefeito), híbrido leve, híbrido plug-in e 100% elétricos. Uma estratégia muito parecida com a que a Stellantis já traçou para o mercado brasileiro e restante da América Latina nos próximos anos.

Metamorfose do Fiat Panda

Assim, o novo Panda deixará de ser um hatch e assumirá forma de SUV. O carrinho também inaugurará uma nova identidade visual da marca, que explora formas retilíneas, com vincos acentuados e elementos ovalados, que segundo a marca é uma referência direta à arquitetura da icônica fábrica de Lingotto, em Turim, com sua famosa pista de testes no telhado.

fiatconcept fastback
Panda Fastback tem estilo futurista para chamar atenção do consumidor jovem

Por hora tudo é apenas conceitual e digital. No entanto, a Fiat garante que as projeções não são um mero estudo, mas determinam os novos lançamentos da marca até 2027.

Panda Fastback, SUV e picape

A versão picape do Panda tem inspiração direta na Strada, mas não esteticamente, mas em termos de engenharia e estrutura. A idéia é aproveitar a mesma plataforma do SUV e alongar o balanço traseiro.

fiatconcept suv
Fiat Panda SUV se diferencia do Fastback no formato da coluna C

O comprimento alongado também servirá de base para um novo SUV cupê que eles também deverão chamar de Fastback. A italiana ainda anunciou uma derivação SUV convencional e por fim uma derivação off road, mais robusta.

fiatconcept camper
Fiat Panda Camper é a derivação off-road da família, para quem busca aventuras e passeios radicais

O primeiro modelo chega em julho, como parte das comemorações dos 125 anos da Fiat. Com o novo Panda a marca quer reduzir custos e gerar escala com o compartilhamento de plataforma e motores. Para o Brasil e região, não há chances de o Panda e seus irmãos desembarcarem por aqui. No entanto, o que deverá ocorrer no futuro, será a implementação da nova plataforma global, para racionalizar os custos de produção.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário