Novos Sandero e Logan fabricados até 10 de dezembro são mais inseguros

Após conquistarem apenas uma estrela na avaliação do Latin NCAP, modelos tiveram a estrutura reforçada e passaram por novos testes

teste de impacto renault sandero e logan 16
Por AutoPapo
Publicado em 11/12/2019 às 16h01
Atualizado em 11/12/2019 às 16h16

O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) apresentou nesta quarta-feira, 11, o resultado dos testes de impacto dos modelos Novo Sandero e Logan e Stepway.

Os veículos fabricados no Brasil, na Argentina e na Colômbia conquistaram uma estrela para a proteção de ocupantes adultos e quatro estrelas para a proteção de ocupantes infantis. Depois de aprimorados pela Renault, Sandero e Logan obtiveram três estrelas para a proteção dos ocupantes adultos e quatro estrelas para a proteção dos ocupantes crianças.

Há ainda uma diferença entre os modelos de origem brasileira e argentina quando comparados com os produzidos na Colômbia.

O Latin NCAP constatou que existem três justificativas principais para a distinção entre os níveis de proteção oferecidos por cada origem do Renault Sandero, Logan e Stepway. São elas: o tamanho e forma dos airbags laterais de cabeça-tórax, a intrusão estrutural na proteção contra impactos laterais e a estrutura dos bancos dianteiros que são diferentes na Colômbia.

O airbag das versões de Sandero e Logan produzidas na Colômbia (volume de 22 litros e maior área de cobertura) oferece uma proteção mais robusta em comparação com os airbags das configurações produzidas na Argentina e no Brasil (volume de 18 litros e área de cobertura mais restrita)

Os veículos fabricados na Colômbia mostraram uma intrusão estrutural um pouco menor no teste de batida de impacto lateral do que os carros fabricados no Mercosul. É provável que os motivos se devam a diferenças de materiais e/ou diferenças nos processos de produção.

A versão fabricada na Colômbia tem uma estrutura diferente dos bancos dianteiros que parecem oferecer mais robustez do que os veículos fabricados no Mercosul.

Por fim, os Sandero e Logan fabricados na Colômbia oferecem uma cópia dos sistemas de retenção de impacto lateral do modelo europeu (Dacia), enquanto os sistemas de retenção de impacto lateral dos veículos fabricados no Brasil e Argentina são uma versão modificada, com pior proteção.

O Latin NCAP questionou a necessidade da Renault de trazer uma estrutura diferente e desenvolvimento de sistemas de retenção para os Sandero, Logan e Stepway produzidos no Mercosul quando eles estavam cientes de que a versão de retenção para veículos fabricados na Colômbia demonstrou sistemas robustos de retenção para melhor proteção.

O AutoPapo também tentou contato para entender a razão da produção brasileira ser diferente, mas não obteve resposta até a publicação da matéria.

Para a classificação por estrelas, os resultados da versão brasileira foram considerados o pior cenário. De qualquer forma, a classificação para adultos não poderia ter sido superior, uma vez que o veículo não possui lembrete de uso do cinto de segurança (SBR) para o passageiro da frente e o nível de disponibilidade do Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) está abaixo dos volumes de exigência do Latin NCAP.

Quais são os novos Sandero e Logan menos e mais seguros?

Todos os Renault Sandero/Logan/Stepway fabricados no Brasil até o chassi VIN 93Y5SRZ85LJ319432 ou até 10 de dezembro de 2019 são apenas uma estrela de proteção para adultos e quatro estrelas para proteção de ocupantes infantis.

A partir desses chassis e datas, os Renault Sandero e Logan têm três estrelas para proteção de ocupantes adultos e quatro estrelas para proteção de ocupantes infantis.

Fotos Latin NCAP | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
14 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Agnaldo Gomes 18 de junho de 2021

Vergonhoso,esse Brasil de que pouco importa com as pessoas, só vêem o lucro,Olha só, Colômbia nos dando lição de honestidade e como se trata seu povo,com respeito.
Sempre comprei Renault. Mas vou pensar na próxima compra (revoltado)

Avatar
Orlando rocha 17 de dezembro de 2019

O Logan um excelente carro! Só perde o o Corolla.

Avatar
Salete Reis 16 de dezembro de 2019

Estou com meu terceiro carro da reneaulty dois Sandero e agora a versão Stepway , adiquirir em 03/2019 com pcd, a reclamação e,,, o acabamento dos tapetes veio péssimo ele enrola nós pes, os dois últimos eram carros mais barato e os tapetes eram ótimos , já esse foi sacanagem horrível , ainda não tive tempo de ir a loja reclamar mas achei de péssima qualidade eu que sempre elogiei os carros da reneaulty , infelizmente o acabamento interno deixa a desejar! Não sei se o próximo será a mesma marca ! Carro caro com acabamento de segunda linha!

Avatar
Ernesto Rodrigues 16 de dezembro de 2019

Comentário sem sentido, o Polo TSI é outra categoria!

Avatar
Camila 16 de dezembro de 2019

Uma porcaria meu marido comprou um logan zerado da loja 3 dias de uso quebrou e eles não trocaram queria cobrar nao recomendo a ninguem a compra ele ficou no prejuízo

Avatar
Jack 15 de dezembro de 2019

Se arrependimento matasse, eu já estaria morto. Pensa num carro ruim da gota, cheio de problemas.

Avatar
Rosemary Ignácia Pereira 14 de dezembro de 2019

Eu tive um Stepway, e sofri uma batida na lateral, o sinto de segurança QUEBROU, uma merda de segurança, pois se o sinto estivesse me segurado, eu não bateria o meu corpo na porta do carona.

Avatar
ALEXANDRE ALEIXO PEREIRA 13 de dezembro de 2019

Por conta disso fui de Polo tsi200

Avatar
Ernesto 16 de dezembro de 2019

Comentário sem sentido, o Polo TSI é outra categoria!

Avatar
Gabriel Luiz Panizzon 13 de dezembro de 2019

Que decepção pra quem comprou um Stepway em 7 de dezembro

Avatar
Gustavo Lima 13 de dezembro de 2019

Quer carro seguro compra um Volvo !

Avatar
EUDES 12 de dezembro de 2019

Alex k. grande coisa comprar Onix ou HB20, são a mesma coisa em termos de segurança, ou até pior.

Avatar
Alex K. 12 de dezembro de 2019

Pelo preço é melhor comprar um Onix ou HB20 e garantir sua vida.

Avatar
Carlos M 11 de dezembro de 2019

No Renault não falou que depois da mudança teve uma.boa nota 3 e 4 como o hb20, jabá da Hyundai???

Avatar
Deixe um comentário