Óleo lubrificante mais grosso não é solução para evitar queima

Mesmo que o óleo esteja baixando, utilize apenas o lubrificante recomendado pelo fabricante, pois um modelo mais viscoso não irá reduzir a queima

oleo de motor despejado
É comum que motores com mais de 100 mil km começar a baixar o nível do óleo (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 21/09/2022 às 18h03

Mais uma lorota envolvendo óleo lubrificante. Circula uma fake news, mais uma, que o motor já muito rodado acima de 100 mil km tem que aumentar a viscosidade do óleo. “O que que estava lá no manual? 10W40? Então passa para quinze 15W50 e outras mudanças de viscosidade porque o motor já está mais velho, com as peças desgastadas.”

Mas não é nada disso, isso é mito, não é verdade! A verdade é que muitos motores quando chegam a essa quilometragem, ou até menos, ou um pouco mais, começam queimar mais óleo, baixar mais o nível na vareta.

VEJA TAMBÉM:

Mas isso não é regra. Muitos motores chegam a 150 mil km, 200 mil km sem baixar o óleo, ou baixando só um pouquinho até 1L a cada 1500 km, 2 mil km está bom demais paro o motor já rodado.

Então regra de aumentar a viscosidade quando o motor já está muito rodado só vale se o consumo de óleo estiver muito além do razoável do previsto no manual do proprietário.

Atenção com o óleo lubrificante

O óleo é responsável pela lubrificação das partes móveis do motor. Ele impede que o atrito entre as peças internas sobreaqueçam e danifiquem o motor. Para cada tipo de propulsor, há uma especificação ideal de lubrificante.

O consumidor deve utilizar o óleo com a viscosidade recomendada pelo fabricante. Essa informação pode ser observada no manual do proprietário, assim como uma etiqueta, geralmente afixada no cofre do motor.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
António Lemos 26 de janeiro de 2023

Tenho um Toyota Corolla de 1992 com mais de 600 mil km e ele só agora começou a gastar óleo. Mais ou menos 1lit por 2mil km. Mas penso que foi por ter aquecido muito por avaria no termostato aos 600mil. Terá sido essa a causa? De resto nunca tive mais problemas…e é curioso que a própria panela de escape ainda é a de origem.

Avatar
António Lemos 26 de janeiro de 2023

Esqueci me de dizer que é um carro que trabalha a gasolina e usa o óleo 10w 40. Usou no princípio o óleo Mobil 1 que era um óleo extraordinário mas este óleo já não o vejo Portugal.
Agora usa o Castrol 10w 40.

Avatar
Polvo 23 de setembro de 2022

Já tive um Escort com motor AP que queimava óleo quando dava partida, saía aquela fumaça azulada e depois parava após alguns segundos. O motor tinha quase 200 mil km e nunca havia sido aberto, nem retificado. Por um tempo tentei usar um óleo mais grosso para tentar diminuir o consumo de óleo, amenizou um pouco, mas o problema só foi resolvido de vez com a troca dos retentores das hastes das válvulas. Depois de remover o cabeçote e trocar os retentores parou de baixar óleo definitivamente.

Avatar
Deixe um comentário