E se o óleo vencer com o carro parado na quarentena?

Quarentena exige um cuidado especial ao sair com o carro que ficou semanas estacionado: verificar o prazo de vencimento do óleo do motor

oleo de motor despejado
Por Boris Feldman
Publicado em 10/04/2020 às 10h42

Óleo do motor é projetado em conjunto pelos engenheiros das fábricas do automóvel (ou do motor) e do próprio óleo. As duas equipes determinam o lubrificante mais adequado às características do motor.

A partir desse projeto, a fábrica do óleo lubrificante decide quais aditivos devem ser acrescentados ao óleo (mineral, semissintético ou sintético) e qual seu prazo de validade.

É importante portanto ressaltar que a vida útil do óleo do motor não depende apenas da quilometragem rodada mas também do tempo de utilização.

VEJA TAMBÉM:

Assim como os remédios, os aditivos também expiram, têm tempo de validade. É por isso que o manual do proprietário recomenda que o óleo do motor seja substituído num determinado prazo, em geral de 12 meses.

“Mas, e seu eu tiver rodado apenas 3.000 km nestes 12 meses?”

Não importa: uma vez aberto o frasco e colocado no cárter, óleo é como remédio na gaveta: expira pelo prazo. Ou antes do prazo, se o carro tiver atingido a quilometragem máxima, em geral de 10 mil km.

Ora, se o carro estiver na garagem durante a pandemia, sem uso, não importa que não esteja rodando: se o expirar o prazo do óleo neste meio-tempo, ele deve ser substituído na primeira vez que voltar a rodar.

mecanico troca oleo shutterstock
Mecânico troca o óleo do motor (Foto Shutterstock)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
César Ribeiro 14 de abril de 2020

BORIS. Leio seus Autopapo sempre. Muito bom s/ troca d oleo. Enviei msg mas li que ja tem escrita ontem .obrigado

Avatar
César Ribeiro 14 de abril de 2020

BORIS. Leio seus Autopapo sempre. Muito bom s/ troca de óleo. Por fv pode escrever sobre cuidados com carro se parado por 30 dias? Eu nao deixei mas…obrigado

Avatar
Deixe um comentário