Óleo da transmissão e fluidos devem ser trocados?

O automóvel tem vários líquidos, entre água com o aditivo, óleo, fluidos... Quais se deve trocar, quais não se trocam?

Por Boris Feldman 07/05/18 às 14h20

O automóvel tem vários líquidos, entre água com o aditivo, óleo, fluidos… Quais se deve trocar, quais não se trocam?

O Boris fala desse assunto

[TRANSCRIÇÃO]

O automóvel tem vários líquidos, entre água com o aditivo, óleo, fluido… Quais se deve trocar, quais não se trocam? E isso é motivo de muita briga, porque quando o manual diz “não tem que trocar”, alguns mecânicos dizem “tem que trocar sim”! Mas e aí?! Bom, e aí que claro que o óleo do motor tem que ser substituído de acordo com o manual – cada 10 mil km, cada 12 meses.

Óleo da caixa de câmbio manual não se troca mais. Óleo do câmbio automático depende. Alguns devem ser substituídos, mas com alta quilometragem: 60 mil, 80 mil quilômetros troca-se o óleo do câmbio automático. Alguns câmbios automáticos, o óleo dura, assim como o câmbio manual, pra vida inteira; por exemplo, o câmbio automático da Ford que está no EcoSport é pra vida inteira, não se substitui. Se o mecânico falar tem que trocar? PI-CA-RE-TA-GEM!

Caixa de direção hidráulica, que agora tá virando tudo elétrico, pois ainda tem muito carro com direção hidráulica que tem o fluido; também não se substitui, porém o nível tem que ser verificado. Tanto na caixa de direção como na caixa de câmbio, todos eles podem estar sujeitos a um vazamento. Então o nível tem que ser verificado. Alguns substituem, outros não.

Finalmente, o fluido do freio? Ah! Esse é higroscópico, ele absorve umidade, então ele tem prazo: de dois em dois anos se deve substituir o fluido do freio, porque ele absorve umidade e quando ele absorve essa umidade, ficam por bolhinhas de água no meio do fluido que prejudicam a atuaçãod o sistema de freio.

óleo e fluidos têm prazos diferentes de troca
55 Comentários
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    Carlos Henrique 15 de janeiro de 2020

    Rapaz o cara dizer que óleo de direção hidráulica não se troca ele não sabe o que diz, me perdoe !
    Mais está erradissimo, a grande parte dos vazamentos de direção hidráulica são causado por óleo velho.

    O óleo fica ralo e acaba passando pelos retentores !

    E bom ser trocado de 1 em 1 ano, mais quem quiser deixar quebrar pra trocar ! Cada dono cuida do seu carro como acha que deve ser !

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    Marcelo forgiarini maciel 22 de novembro de 2019

    adquirir um Ford fusion 2008 e não sei se já foi feito a troca de óleo da caixa ele esta com 130000 mil km! e esta em perfeito estado será que devo fazer a substituição?I

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    Marcelo forgiarini maciel 22 de novembro de 2019

    adquirir um Ford fusion 2008 e não sei se já foi feito a troca de óleo da caixa ele esta com 130000 mil km! e esta em perfeito estado será que devo fazer a substituição?

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    Arlindo Carneiro 22 de outubro de 2019

    Parece que o cara mexeu com pica…..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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    Rodrigo 24 de setembro de 2019

    Bom dia, li diversos comentários e fico na dúvida, tenho um Onix 1.4 automático 2018 está com 36 mil km nunca tive automático mas conheço várias pessoas que teve e não trocou o óleo do câmbio e se lascou, minha pergunta é:
    Para desencargo de consciência devo trocar nos 40 mil km ?
    E a correia dentada e tensor qual a quilometragem seria nesseçario?

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      Arcafi 22 de outubro de 2019

      Parece que o cara mexeu com pica…..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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      Francisco Carvalho 10 de abril de 2020

      Consulte o Manual do Proprietário de seu veículo, Rodrigo.
      Lá tem todas as informações sobre o que e quando deve ser verificado e/ou substituído.

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    Flaviano silva 12 de setembro de 2019

    Sou do ramo de manutenção automotiva e ,não concordo que o óleo de transmissão tenha vida “eterna” e ñ deva ser trocado,pois ele é um derivado de petróleo,recebe aditivos químicos e com o tempo em função da exposição a variação de temperatura,carga e pressão,ele vai oxidar e consequentem será necessário sua substituição. alguns duram mais com certeza,mas todos devem ser trocados mais cedo ou mais tarde!

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    Flaviano Fonseca 12 de setembro de 2019

    Sou do ramo de manutenção automotiva e ,não concordo que o óleo de transmissão tenha vida “eterna” e ñ deva ser trocado,pois ele é um derivado de petróleo,recebe aditivos químicos e com o tempo em função da exposição a variação de temperatura,carga e pressão,ele vai oxidar e consequentem será necessário sua substituição. alguns duram mais com certeza,mas todos devem ser trocados mais cedo ou mais tarde!

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    Eduardo 20 de julho de 2019

    Preciso trocar o óleo do câmbio automático do mondeo 2006.

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    Ivonei 29 de abril de 2019

    Olá…me tirem uma dúvida, por gentileza….”O óleo da transmissão automática do Ford Fusion ano/modelo 2009/2010, 2.5, tem que ser trocada?” Se sim, com quantos quilômetros?

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    João Melo 27 de abril de 2019

    Eu que sou leigo acho assim se o cambio apresentar vazamento , tem um motivo que seja, condições severas ou nível de óleo baixo , tirando as condições severas, porque que vaza, o que eu já presenciei em vários veículos foi a falta de lubricante ou viscosidade do mesmo já não atende mais as condições de uso, por já ter rodado mais do que o suficiente, lembrado que quando o óleo tem viscosidade as peças flutuam sem desgaste concordam, ai eu me pergunto se não troca, e dão garantia pra não trocar, porque que abaixa o nível de óleo, e também venha dar vazamento, era para não acontecer esses problemas concordam, acho que essas pessoas que falam que não precisa trocar mais afirmam que o nível do óleo abaixa por vazamento, como que pode, é meio contraditório vcs não acham ainda chama os profissionais de picaretas, acho meio insensato e uma falta de respeito com os profissionais, bom é minha opinião .

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    Thiago 26 de março de 2019

    Convido todos os senhores que afirmam que óleo de câmbio não se troca a deixar de trocar tbm o óleo de motor e freio.

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      Tito Carvalho 7 de abril de 2019

      Não estou defendendo ninguém mas Thiago os óleos que você mencionou no seu desafio tem propriedades e classificações totalmente diferentes, cada caso é um caso!! Vem a duvida de mitos, será que todos os engenheiros das montadoras estão errados em afirmar nos manuais que certos modelos não se trocam o óleo de cambio CVT ou automático convencional? Afinal qual deve ser a durabilidade de um cabio CVT?

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    Thiago 26 de março de 2019

    Todo óleo oxida!
    Óleo de transmissão automática se troca sim!

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    Luciano 22 de fevereiro de 2019

    Tenho uma Oficina mecânica, não sou um especialista na área, porem todos os fluidos do carro tem uma validade, óleo de motor sintético / semi pra 10.000km , óleo mineral 5.000 km, óleo pra transmissão automática 50 / 60 mil km e em alguns casos até 80 mil, fluido de radiador 40 mil km ou 6 meses, fluido de freio 40 mil ou 12 meses, óleo de cambio manual tbm se troca, fazendo manutenção preventiva vc acaba economizando muito com desgastes de peças e quebras…. essa é minha dica…. sem contar a segurança sua e de sua família…..

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    Celso Fernando Rocha 21 de outubro de 2018

    Olá, na revisão de dois anos e com 12.500km fui obrigado a fazer a troca do óleo de câmbio de meu Civic G10 Exl. Inclusive consta no manual de revisões. Entendo ser um exagero essa troca. Abraço!

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      Maria de Fátima Mangabeira 17 de janeiro de 2019

      Pois é, estou na 2ª revisão de meu Honda Fit, com 7000 km e estou sendo obrigada a pagar mais R$420,00 para trocar este fluído de transmissão.. Acho que não precisava, mas me disseram que perco a garantia se não trocar

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    Edson 8 de maio de 2018

    Gostaria de fazer uma pergunta só Boris: já que (de acordo com sua opinião…) não há necessidade de se trocar Fluide caixa de transmissão automática, como vc explica que esse mesmo óleo embalado tem prazo de validade? Se, mesmo na embalagem ele tem data de validade, então como que dentro de um sistema mecânico/hidráulico esse mesmo óleo não se desgastar os? Poxa Boris…. me ajuda aí vai!!!!

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      Inconformado 9 de agosto de 2018

      MATÉRIA RIDÍCULA!

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    WAGNER GUIMARÃES 8 de maio de 2018

    BORIS ESTÁ TOTALMENTE EQUIVOCADO QUANTO À QUESTÃO DO FLUÍDO DE TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA … SERÁ QUE ELE CONSERTA TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA PARA FALAR SOBRE O ASSUNTO???? E AINDA DIZER QUE É PICARETAGEM QUANDO O PROFISSIONAL SÉRIO ORIENTA A SUBSTITUIÇÃO????

    TENHO MINHAS DÚVIDAS ????

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      Adeilton 7 de dezembro de 2018

      Se e verdade ou nao sei so digo o que eu mesmo tetei A minha montana 2013 esta com 290.000 km e nunca troquei os fluido de freios

      e oleo de cambio alias o motor nao baixa uma gota de oleo uso so no alcool Motor fera!!!

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    Jorge boettcher 8 de maio de 2018

    Troca o oleo da caixa automatica da fielder?

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    Fernando Saymon 8 de maio de 2018

    Amigos todo lubrificante tende a perder a viscosidade com o passar do tempo, a função do óleo e diminuir o atrito entre as engrenagem, entre outras funções como limpeza e refrigeração do componente, se o óleo perde viscosidade a sua transmissão também perde com isso, vai aparecendo desgaste, seja prematuro com falha operacional ou por tempo de uso, o ideal e fazer uma Boa manutenção preventiva trocando o óleo.

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    Marcelo Camara 8 de maio de 2018

    Discordo,tenho um Ônix de câmbio manual,e no manual diz que não se deve trocar o óleo,porem percebi que a marcha estava dura ,e levei o carro ao meu mecânico de confiança,e constatei que não tinha óleo na caixa

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    Rodolfo 8 de maio de 2018

    Boris,
    O fluido de freio eu não troco, somente sangro as quatro rodas e completo o nível para não entrar ar no sistema. Isso está correto?

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    Márcio 8 de maio de 2018

    Tenho um Jetta 2.5 e a cada 60.000km faço a troca do óleo de câmbio. Essa baboseira de que óleo é vitalício é furada, compensa gastar 1000 reais pra trocar o óleo do que 9000 numa caixa de câmbio nova…..

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    Vilmar Automatic imports 8 de maio de 2018

    PI-CA-RE-TA-GEM é essa matéria, porque esse câmbio da EcoSport nem automatico é, é sim automatizado. Uma engenhoca com apelido de POWERSHIFT. Ou seja não possui discos em seu interior e muito menos conversor de torque que é o principal fator que contamina o óleo de um câmbio automático. Se quer dar dicas vá primeiro aprender sobre o assunto.

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    Adriano 8 de maio de 2018

    Esse é o repórter que mais fala bobagem em suas entrevistas, como dizer que a troca do tensor da correia dentada não é obrigatório a trocar junto com a correia, tive um carro onde deve ter sido feito a manutenção em uma oficina que segue os conselhos desse tal especialista e não trocou os tensores, trocou somente a correia dentada, e adivinha: travou um dos tensores empenando as 20 válvulas, isso sim é picaretagem e mendigagem, conselhos para mendigos e amadores.

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    Angelino Flores Bernado 8 de maio de 2018

    Bom dia! Nessa km corre grave risco de seu câmbio ter problemas devido a alta km. Todo câmbio tem peças em atrito e com isso sofre desgaste.
    É melhor prevenir do que vc ter graves problemas no câmbio. Já trabalhei em várias concessionárias. Isso não condiz com a realidade.
    Peça para um profissional examinar o óleo do câmbio quanto a sua coloração e se há presença de metais no óleo.

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    Angelino Flores Bernado 8 de maio de 2018

    Qualquer óleo ou fluido. Com tempo perde suas propriedades, não existe óleo vitalício as peças em atrito dentro de qualquer câmbio se desgasta.
    Pergunte para qualquer químico. Tudo nesse mundo perece. Vc nasce, cresce,fica adulto, envelhece e morre.
    Assim é no mundo físico.

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    JOEL PALESTINO 8 de maio de 2018

    Muito subjetivo seu texto, ja pegamos cambio automático dito que nao haveria necessidade de troca do fluido e quando se abre nota se que se houvesse sido substituído o oleo teria sido evitado o problema, por isso aconselhamos o cliente a trocar o fluido, nao é raro retirar amostra de oleo e observar degradação e sujeira por isso não da pra afirmar qie nao deve trocar desse ou daquele carro

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    Elton cunha 8 de maio de 2018

    Sou taxista, estou no meu segundo Chevrolet Cobalt automático,nos meus dois o manual dizia que dispensa a troca tive um LTZ 14/15 e hoje tenho um elite 16/16…rodo muito e faço a troca por minha conta, agora vem a questão, um amigo do ponto onde trabalho teve um LT 13 /13 e no manual desse a troca era indicada, do LT 13 para o LTZ 14/15 nada mudou, e até hoje o fluido e o mesmo, então faço a troca, nada é eterno, e lembro a vocês que o fabricante que não manda trocar da garantia de 3 anos ou 100.000 km, porque nesse tempo ou quilometragem nada vai quebrar, daí pra frente e com o proprietário, não acredito que vc vai superar os 300.000 sem trocar fluido, mais trocando o fluido você vai muito mais longe sem problema nenhum!!

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    Jailson Vieira 8 de maio de 2018

    Todo câmbio automático deve ser substituído o óleo,pois o óleo do câmbio tem vida útil suas propriedades vão se perdendo durante o tempo,por isso que existe filtro dentro da caixa justamente p/ que mantenhas a parte de solenoide sempre limpa p/ não prejudicar as passagens de marcha.

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    GILBERTO DO COUTO LEONEL 7 de maio de 2018

    Boa noite! Tenho um Corolla 2010/11 e quando o comprei ele estava com 90.000km rodados. A primeira coisa que fiz foi a substituição do óleo do câmbio, que aliás estava bem escuro. Acredito que nenhum fluído de um veículo seja vitalício, ainda mas o do câmbio que trabalha em alta temperatura. melhor não correr o risco.

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      Denis 8 de agosto de 2018

      Denis, cuidado, Corolla 2010/11 é igual ao meu, fiz a besteria de trocar com 85mil km depois disso comecei ouvir barulhos e nunca mais ficou boa

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    Renato inacio 7 de maio de 2018

    Também tenho essa dúvida, tenho um Renault fluence e no manual fala que o óleo do câmbio e vitalício, porém ultimamente percebo um zumbido na caoxa de câmbio quando ando muito em cidade, não dou pau no carro ando igual uma lesma mas mesmo assim o barulho persiste, procurei um mecânico que me disse que não existe óleo vitalício.

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      Tito Carvalho 7 de abril de 2019

      Eu tenho um Renault Fluence 2011 com 130 mil km, estou analisando o que é o correto, o que diz a montadora ou os especialistas, eu liguei na Renault e o técnico me disse que a troca de óleo e filtros só serão feitas quando o cambio apresentar algum problema ou vazamento, mas tenho dividas, afinal a montadora diz que engenheiros estudaram para desenvolver o sistema para não ser necessário a troca, mas e os especialistas dizem o contrario mas isso é baseado em que tipo de estudo, que tipo de laudo que ateste o que dizem. Eu realmente talvez troque o óleo e filtros por prevenção mas ficamos todos no meio de um fogo cruzado!!

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    Félix câmbio automático 7 de maio de 2018

    Comentário desnecessário meu senhor…
    Não existe óleo que faça milagres…
    Você não entende nada do dia a dia das oficinas vá entende estuda o que fala…
    Câmbio se troca óleo sim…
    Tanto manual como automatico…

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    Luiz 7 de maio de 2018

    Não sou da área , só que tenho visto muitas pessoas que tem carros automáticos tem tido problemas de desgaste nos componentes por conta da degradação do óleo . Se tivesse um automático eu trocaria pois quando acontece as montadoras não vão arcar com os reparos em garantia até porque eles sabem que os brasileiros não fazem revisões em autorizadas após a prazo em geral de 3 a 5 anos.

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    Raul 7 de maio de 2018

    Amigo fico tranquilo……o óleo do câmbio automático só deverá ser trocado se o mesmo tiver passado por um alagamento ou seu você usar severamente seu câmbio ( ou seja dar pau no seu carro) se você usa seu carro normal ir e vir de boa e usa o câmbio automático de forma correta não se preocupe em trocar, apenas deverá verificar se por um acaso não há vazamentos ou algo desse tipo,fique despreocupado. Tenho um Elantra

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    Aquila Farias 7 de maio de 2018

    Bem sensato as observações do Sr. Bóris. Cada veículo tem seu prazo, o melhor mesmo é sempre consultar o manual. Já me deparei com muito mecânico picareta que quase sempre querem substituir óleos/fluidos sem necessidade.

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    Darlan 7 de maio de 2018

    Troca o fluido do câmbio ou o câmbio inteiro . Simples. Ainda mais nessa km do seu carro.

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      Taffarel 5 de dezembro de 2018

      Você não entende nada de carro.

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    luiz antonio aliberti 7 de maio de 2018

    Esse termo Picaretagem não cabe não. Favor se explicar melhor.

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    luiz antonio aliberti 7 de maio de 2018

    Seu cambio é CVT, tem que trocar sim.
    EDITADO

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    luiz aliberti 7 de maio de 2018

    Mas o Sr não pode generalizar se é só para os modelos 2018 em diante, ai fica dificil. Tinha que explicar no seu comentario. Ficou dando a impressão que são todos modelos de Ecosport, aí a Picaretagem é indevida.

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    Luiz Aliberti 7 de maio de 2018

    Quem disse que o óleo de cambio automatico do Ecosport não precisa trocar? Nos dê a fonte, por favor. Somos especialistas nessa area e queriamos saber. Isso é muiito sério.

    • AutoPapo
      Felipe Boutros 7 de maio de 2018

      Olá, Luiz. A própria Ford divulgou essa informação durante o lançamento da linha 2018 do modelo. Obrigado.

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        Thiago 26 de março de 2019

        É um absurdo vcs dizerem que existe óleo que não se troca.
        As montadoras tbm deveriam ter vergonha de colocar essa informação nos manuais tbm!
        Todo óleo tem seu tempo de eficiência!
        Se não trocar vc tá diminuindo drásticamente a vida útil do câmbio, simples assim.

      • AutoPapo
        Felipe Boutros 26 de março de 2019

        Olá, Thiago. O que nós sempre recomendamos aqui no AutoPapo é seguir o plano de manutenção do fabricante do carro. Não podemos sugerir qualquer plano de manutenção diferente.

        Obrigado e abraço

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    Sérgio Simões 7 de maio de 2018

    Tenho um fluence 2014 com 154387km com 130 levei pra trocar o óleo da transmissão o técnico da Renault falou que não tinha necessidade alguma,quando chego em algumas oficinas mecânicos dizem que tem que trocar, não sei o que faço!

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      Félix cambio automático 10 de fevereiro de 2019

      Confirme em vídeo gravado o que o técnico falou e guarda…
      Todos os câmbios se trocam óleo com 50 mil KM…

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        Tito Carvalho 7 de abril de 2019

        Félix só para ficar mais claro para nós consumidores, mas baseado em qual estudo ou teoria se diz que todos os câmbios devem ser trocados com 50.000 km? Essa é uma duvida de todos que tem cambio automático convencional ou CVT! Obrigado

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