Todos os óleos de motor são a mesma coisa?

Cada óleo lubrificante tem sua própria tecnologia, de acordo com o tipo do motor: alguns foram desenvolvidos no Brasil para carros flex

Por AutoPapo 19/05/20 às 14h10
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Verdade que óleo lubrificante é tudo a mesma coisa? Você já deve ter ouvido isso em alguma oficina mecânica ou troca de óleo. Eu mesmo já ouvi isso algumas vezes, porque tem mecânico que diz que diferença entre dois óleos está só no preço.

Porque se o carro está andando legal, para quê pagar mais caro? Mas aí é que está, será que é isso mesmo? Pois eu vim até a Petronas, empresa que fabrica os fluidos e lubrificantes da equipe hexacampeã da Formula 1, a Mercedes AMG-Petronas, para tirar essa história a limpo.

Sabe o que tem de igual nos lubrificantes? São todos ou minerais, semissintéticos ou sintéticos, mas a semelhança termina por aí. Isso porque cada lubrificante tem sua própria tecnologia, de acordo com o tipo do motor.

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E isso, naturalmente, afeta o desempenho e a vida útil do seu carro. Sem falar na segurança, e claro, do bolso!

São centenas de profissionais, como químicos, técnicos, engenheiros para desenvolver fluidos e lubrificantes mais adequados às especificações das grandes montadoras. E depois, garantir a qualidade do produto.

E, neste quesito, a Formula 1 é um campo de testes perfeito! Nestes 10 anos de parceria a Petronas, por exemplo, já desenvolveu mais de 50 lubrificantes para a equipe. E os melhores são levados diretamente das pistas para as ruas, é tecnologia de ponta mesmo.

E sobre os lubrificantes importados? Eles são mesmo melhores? Está muito enganado quem pensa isso! E um exemplo está aqui mesmo no Brasil: foi preciso desenvolver lubrificantes específicos para os motores flex, que usam tanto gasolina, como etanol.E aí, você ainda acha mesmo que lubrificante é tudo igual?

óleo petronas syntium
Óleo para carro híbridos (Foto: Petronas | Divulgação)
5 Comentários
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    max 21 de maio de 2020

    qual o óleo certo para siena 1.8 acima de 100 mil km?

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    Paulo 20 de maio de 2020

    Na minha visão óleo de motor de carro atual, ou seja, seminovo ou 0 km é como se fosse uma peça. Assim você colocaria no seu motor uma peça original ou paralela. É como uma bateria automotiva, você pode comprar uma AC Delco ou Moura, mas também pode colocar uma de marca que não seja de renome.
    Mas o óleo é pior errar, pois ele é essencial para a vida útil do motor, erro de aplicação pode reduzir drasticamente a vida útil do motor.
    Eu tenho um Onix 1.4 e o óleo dele é o 0W-20 – Dexos 1 – API SN – ILSAC GF5 (GM ou AC Delco), como não sei escolher com certeza se preferir usar outra marca como por exemplo a excelente Shell, a melhor coisa que eu tenho a fazer é perguntar para a Shell se posso usar este óleo no meu carro.

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      Paulo 20 de maio de 2020

      Corrigindo o texto:
      Onde se lê:
      “Eu tenho um Onix 1.4”
      Leia-se:
      “Eu tenho um Onix 1.4 ano 2019/ modelo 2019”.

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    Rodrigo 20 de maio de 2020

    Falou falou,mais nao deu uma explicaçao exata,dissebapenas q os quimicos e enhenhenheiros trabalham pra fabricar o óleo.
    Se querem vender né!
    O q deveriam falar é qual o melhor pra o uso em longo prazo,fora o recomendado no manual!

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    Rafael Gonçalves 20 de maio de 2020

    As companhias de petróleo fazem parcerias com as montadoras e estas indicam o fabricante parceiro para quem usa os seus carros. Exemplo disso é a Fiat indicar a petronas para os seus carros com motores 1.8 da GM, e a GM indicar o AC Delco fabricado pela TEXACO para os mesmos motores.
    Os óleos podem não ser iguais, mais atendem as exigências de ambas as montadoras, e assim podem ser usados em ambos os motores.

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