Conheça as modalidades do ciclismo que estarão presentes em Paris 2024
As Olimpíadas de 2024 estão chegando, e os atletas já estão competindo por uma vaga no maior evento esportivo do mundo
As Olimpíadas de 2024 estão chegando, e os atletas já estão competindo por uma vaga no maior evento esportivo do mundo
As Olimpíadas são um momento de destaque para atletas de todas as nações, e o ciclismo desempenha um papel crucial, apresentando uma variedade de modalidades. Então vale conhecer e entender um pouco mais sobre as diferenças de cada modalidade de ciclismo que estarão presentes nas Olimpíadas 2024 em Paris. Vamos lá:
VEJA TAMBÉM:
O ciclismo de estrada é talvez a modalidade mais conhecida e acompanhada nas Olimpíadas. Os atletas percorrem longas distâncias em estradas pavimentadas, desafiando a resistência e a estratégia. As principais provas são a corrida de contra relógio e a corrida de estrada em equipe.
A corrida individual contra relógio é uma corrida de velocidade e os atletas utilizam bicicletas bem leves, pesando menos de 7 kg. Os atletas largam individualmente, a cada 90 segundos e andam contra o relógio. Vence quem fizer o menor tempo. Trajeto em torno de 40km a 50km no masculino e 20km a 30km no feminino.
Já a corrida de estrada em equipe é uma prova de resistência, e o objetivo é fazer com que o líder escolhido pela equipe se canse o mínimo e chegue na frente. Essa prova é disputada nas ruas, e normalmente conta com um trajeto de 250 km a 280km para os homens e 100 km a 140km para as mulheres.
Nesta modalidade, a pista é em uma arena fechada onde os atletas competem em 6 diferentes provas. Algumas das principais provas do ciclismo de pista incluem a perseguição por equipes, Omnium e a velocidade individual.
O BMX é uma modalidade radical do ciclismo que ocorre em pistas de terra ou asfalto cheias de obstáculos. O BMX Racing é uma corrida curta e intensa, onde os ciclistas enfrentam uma pista repleta de saltos e vence quem cruzar a linha de chegada primeiro. Essa prova acontece em várias baterias que vão classificando os primeiros colocados até a final.
Esta é uma modalidade mais voltada para a realização de manobras em uma pista projetada para isso. Os atletas são julgados com base na criatividade e na execução de suas manobras. Cada competidor tem duas voltas de um minuto para conquistar a bancada de juízes. As notas são somadas a cada volta, que podem ir de 0 a 100 pontos. No fim, os números são somados para coroar o vencedor.
O MTB é uma modalidade que testa a habilidade e a resistência dos ciclistas em terrenos acidentados. Essa modalidade se tornou olímpica em 1996, nos jogos de Atlanta, com a prova de cross-country.
A competição de MTB XCO tem duração média de 1 hora e 30 minutos, o circuito deve ter entre 4 km e 6 km, o trajeto não deve ter mais que 15% da parte plana, com subidas e descidas em áreas irregulares. O primeiro ciclista que concluir todas as voltas e cruzar a linha de chegada é o vencedor.
Vale observar que a segurança é prioridade em todas as modalidades. Os ciclistas usam equipamentos de proteção, como capacetes, luvas e roupas especiais, para minimizar os riscos. Além disso, a manutenção adequada da bicicleta é fundamental para o desempenho de alto nível.
Agora que você tem um entendimento mais profundo das modalidades do ciclismo olímpico, você está pronto para torcer nas Olimpíadas com um olhar mais apurado.
As Olimpíadas de Paris em 2024 estão programadas para ocorrer de 26 de julho a 11 de agosto de 2024 e o Brasil já garantiu vaga em diversas modalidades, então é hora de esperar ansiosamente e torcer muito.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:
Spotify | YouTube PodCasts | Deezer | Apple PodCasts | Amazon Music |