Conhece a origem do logo Citroën, a espinha de peixe?

Dizem que o fundador teve a ideia quando observou o movimento de algumas engrenagens totalmente diferentes do que já tinha visto

logo citroen
A base do emblema se mantém desde 1919 (Foto: Shutterstock)
Por Lucas Silvério
Publicado em 15/05/2024 às 20h02

Cada logo de cada marca tem sua história por trás e com a francesa Citroën não é diferente. O símbolo que resiste a mais de 100 anos pode não dizer muita coisa para quem apenas o vê estampado nos carros, mas na verdade tem um significado bem característico e importante para a fabricante.

VEJA TAMBÉM:

logo citroen 2
Já foram criados 10 logos Citroën desde 1919 (Foto: Citroën | Divulgação)

Segundo a própria marca uma das primeiras história que circulam – ou seja, não é uma grande certeza – sobre o logo Citroën conta que no ano de 1900 o fundador, André Citroën, foi a Polônia para visitar parte de sua família e lá conheceu um novo tipo de engrenagem em forma de “V”.

O Sr. Citroën se interessou muito nesta peça, que por lá era utilizada principalmente na moagem de farinha. Isso porque naquele tempo as engrenagens se restringiam às retas, que eram muito barulhentas, e às helicoidais, complexas de se fabricar e tinham também a necessidade de cuidados extremos.

Citroën se deparou com a nova engrenagem e concluiu que ela poderia ser uma alternativa à indústria em diversas áreas. Assim, ele comprou a patente, fundou sua primeira empresa e iniciou a produção dessas engrenagens duplas, chamadas de Chevron (em português, divisa ou bifurcação) ou “espinha de peixe”.

citroen 10hp type a1 919
O primeiro carro a ter estampado este símbolo Citroën foi o 10 HP Type A (Foto: Citroën | Divulgação)
  • As primeiras engrenagens Chevron eram fabricadas em madeira, mas Citroën mudou o processo de produção para aço assim que o comprou.

A primeira Citroën foi uma fábrica de engrenagens

Denominada de Société d’engrenages Citroën, a primeira indústria do fundador da marca francesa foi uma fábrica de engrenagens, iniciada depois da visita à Polônia. A marca resistiu ao tempo e se tornou o símbolo da Citroën que conhecemos hoje e foi criada em 1919.

  • O primeiro carro a ter estampado este logo Citroën foi o 10 HP Type A, fabricado entre 1919 e 1921. Desde então, o símbolo evoluiu, mas o Duplo Chevron permaneceu.

A versão atual do emblema Citroën, a décima da história da marca, foi apresentada em 2022 com chevrons mais largos e proeminentes, contrastados e cercados por uma moldura oval vertical suave.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário