Parcerias de fábricas: mar de rosas ou naufrágio?

Suzuki e Toyota anunciaram parceria para desenvolver carros autônomos, mas poderão ir muito além disso. Relembro outras uniões de fabricantes

alianca toyota e suzuki1
Por Boris Feldman
Publicado em 31/08/2019 às 09h00

A parceria anunciada nesta semana entre Toyota e Suzuki  pode resultar na maior empresa do setor no mundo. Associações entre fábricas existem desde que o automóvel foi inventado, mas algumas naufragaram e resultaram em gigantescas perdas financeiras.

Prejuízo

A poderosa Mercedes comprou a problemática Chrysler, em 1998, por quase US$ 36 bilhões, criando a DaimlerChrysler. Nove anos depois, livrou-se da norte-americana ao vender 80% das ações para um grupo financeiro, o Cerberus, por apenas R$ 7,4 bilhões.

Comprou, mas não levou

Também em 1998, outra alemã entrava numa “senhora” fria. A Volkswagen pagou à inglesa Vickers U$ 713 milhões pela Rolls Royce, uma das marcas mais valiosas do mundo. Mas só levou uma velha fábrica (em Crewe, na Inglaterra) e a Bentley, pois a marca criada por Henry Royce e Charles Rolls pertencia à fábrica de turbinas aeronáuticas. Que vendeu os direitos de utilização em automóveis para a BMW por “míseros” R$ 65 milhões.

PAG

A Ford também se meteu numa enrascada ao criar o PAG -Premier Automotive Group com a compra de duas inglesas, Jaguar em 1989, Land Rover (da BMW) em 2000. E a Volvo Cars em 1999. Vendeu as inglesas em 2008 para o grupo indiano Tata Motors e a sueca em 2010 para a chinesa Geely. Nenhuma das três deixou saudades…

volvo c30
Volvo C30 utilizava plataforma e mecânica do Ford Focus

BMW: só a Mini

A fábrica da Baviera amargou um formidável prejuízo em sua aventura inglesa. Comprou da British Aerospace em 1994 o grupo Rover (Rover, Land Rover, MG e Mini), mas em 2000 percebeu que o buraco era mais embaixo, vendeu a Land Rover para a Ford e a MG/Rover para a chinesa SAIC. Ficou (acertadamente) com a marca Mini.

Casamento relâmpago

Em 2001 GM e Fiat estabeleceram uma joint-venture em três divisões: motores, compras e desenvolvimento de produtos. Houve troca de ações entre elas e a divisão de motores foi batizada de FGP – Fiat GM Powertrain. No Brasil,  a Fiat usou o motor 1.8 da GM em alguns modelos. O divórcio veio rápido, assinado em 2005 com um senhor prejuízo para a GM: um contrato mal feito a obrigou a pagar US$ 2 bilhões para se ver livre da Fiat.

rodas fiat stilo 5 door michael schumacher 1
Fiat Stilo era equipado com motor 1.8 da Fiat GM Powertrain (Foto Fiat | Divulgação)

Fracasso da Classe X

Além do baita prejuízo com a Chrysler, a Daimler contabiliza hoje  um rombo de centenas de milhões de euros com o contrato para a produção de uma picape que seria gêmea da Nissan Frontier e da Renault Alaskan. A Mercedes Classe X seria produzida nas fábricas da Aliança Renault-Nissan em Córdoba (Argentina), de onde viria para o Brasil, e em Barcelona (Espanha).

mercedes benz classe x picape
Mercedes Classe X (Foto Mercedes-Benz | Divulgação)

Mas a Daimler desistiu de Córdoba e iniciou sua fabricação apenas na Espanha, em 2017, de onde é exportada para a Europa, Africa do Sul e Austrália. Porém o futuro da Classe X é incerto pois revelou-se um fracasso de vendas com apenas 17 mil unidades comercializadas em 2019.

Eu já comentei o cancelamento da produção da Classe X na Argentina:

Autolatina

Casamento que fez água no Brasil foi entre Volkswagen e Ford. Elas se associaram em 1987 para desenvolver em conjunto novos produtos, mantendo a identidade de cada marca. Só durou até 1996 por incompatibilidade das culturas norte-americana e germânica e pior: quem mandava era a VW, que detinha 51% da holding.

Tentativa semelhante entre as duas também não foi adiante em Portugal, onde criaram a Autoeuropa em 1991, mas a Ford saiu em 2006. Apesar dos desacertos no passado, as duas decidiram trocar alianças novamente e estabeleceram (no início deste ano) uma parceria para desenvolver produtos e dividir linhas de montagem de picapes, SUVs, comerciais e elétricos. Desta vez com separação total de bens: nada de troca de ações.

Japonesas

A recém-anunciada parceria de Toyota com Suzuki vai além de um troca-troca tecnológico pois haverá permuta de ações entre elas. Com boas chances, portanto, de integrarem a lista de casamentos que navegam em mar de rosas, como a Fiat-Chrysler, Peugeot-Citroen-Opel, Renault-Nissan-Mitsubishi, Geely-Volvo, Kia-Hyundai e outras.

alianca toyota e suzuki
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Boris 1 de setembro de 2019

Dimas: a melhor soluçao é alugar um carro:
Nao desvaloriza, nao tem manutençao nem impostos nem seguro. E só paga pelo tempo usado!

Avatar
DIMAS PINTO PINTO 1 de setembro de 2019

Como pode,estou pensando em comprar mais fica difícil,confiar em quem,eles não tem condição nem de fabricar vários carros imagina peças ,comprar carro é vc pegar um dinheiro e ter a coragem de ficar quase a zero,um valor que vai desvalorizar por hora,isto também não é bom para as fábricas pense bem,na pior das poupança seu dinheiro só valoriza.EXEMPLO: 100 mil pago em um carro com um ano já desvaloriza pala a mesma montadora em 50%,se demorar mais vai só piorar,fiz isto em uma camionete,hoje ela bem nova e só vale na mesma montadora o valor de 15% e a mesma nova mais não tem valor,então meus amigos muitos hoje pensam como eu e não jogam seu dinheiro fora,com isto elas não vendem e só vai piorando pra elas,e é porque lá fora eles tratam os brasileiro como bobo que não vê tudo isto que falei,e muitos compram até dez carros,isto antes era verdade mais hoje foi notado que é só desvalorizar seu dinheiro e mau tem um carro,talvez uma moto por ser menos dinheiro desvalorizando,então quem, tinha que valorizar era a própria montadora e passaram a desvalorizar agora estão sem saída e a tendencia é piorar,pode espera,vão quebrar todas,agora a culpa é deles e dos governos que deixaram eles a vontade,mudando modelo de carro mais do que se troca de roupa. QUER ANDAR TRANQUILO/COLOCA SEU DINHEIRO A JURO,COMPRE UM CARRO BARATO E ANDE A VONTADE,NEM PAGAR SEGURO PRECISA POIS O CARRO NÃO TEM VALOR,OUTRA LADRÃO NÃO QUE CARRO BARATO,FAÇO ISTO EM CARROS VELHO E TODOS OS DIA AINDA LEVO MENINO EM COLÉGIO E TENHO CARRO NOVO PARADO SÓ SE DESVALORIZANDO,DEIXO LÁ ,JÁ TENHO UNS QUE NEM PAGO MAIS IPVA SÓ A TAXA.CUIDE BEM DE SEU DINHEIRO,PODE PERDER TUDO EM COMPRAR DE CARRO QUE SE DESVALORIZA POR HORAS,FAÇA UM TESTE.

Avatar
Deixe um comentário