Assim que você der a partida pela manhã, sintonize o rádio com calma

Depois de uma noite estacionado, ao dar a partida pela manhã é bom deixar a bomba preencher as galerias do motor

nova tracker 2021 botao de partida
Quando der a partida pela manhã, deixe o motor "espreguiçar" (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 05/04/2023 às 19h03

As novas tecnologias incorporadas ao automóvel eliminaram velhos hábitos que se tinha ao volante. Coisas que o nosso avô, pai, tio faziam e que não são mais necessárias. Uma delas é ao ligar o carro de manhã. Era um ritual: começava puxando o afogador, aí deixava o motor esquentando dois, três minutos, para então sair com o carro. Hoje, afogador nem tem mais o manual.

Tem sim, mas é um automático eletrônico, sem nem dar notícia dele. E esquentar o motor dois, três minutos? Também é desnecessário, porque basta você deixar o motor em marcha lenta 20 a 30 segundos e olhe lá para você já poder sair e acelerar o carro. Por que isso?

VEJA TAMBÉM:

Partida pela manhã

Porque apesar de toda a tecnologia, enquanto o carro fica parado de noite na garagem, o óleo que lubrifica o motor vai todo escorrendo para o cárter. Horas depois, na manhã do dia seguinte, quando você liga o motor, a lubrificação não vai acontecer de maneira perfeita, completa, adequada, porque precisa de alguns segundos para o óleo subir lá do cárter até atingir os componentes mais altos do motor.

Por isso que a gente ainda diz: “espera 20, 30 segundos com o motor em marcha lenta.” Se você não esperar, não vai quebrar, mal não vai fazer. Mas não custa você também dar a sua contribuição para aumentar a durabilidade do motor, não é mesmo?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Isso aí é bobagem, é só ligar o carro e sair, esses motoristas mimizentos meia roda são uma piada kkkkkkkkkkkkk 6 de abril de 2023

Tchau obrigado

Avatar
Carlos Azevedo 9 de abril de 2023

A burrice é uma realidade ser burro é uma opção.
A lei da física não pode ser mudada, o material de que é feito os motores apesar de melhorados continua com o mesmo sistema de lubrificação e para trabalhar melhor necessita de estar a uma temperatura que permita o lençol de óleo penetrar e manter a pressão atenuando o atrito entre as partes móveis. O material quando frio atrita violentamente. Se este fato não acontece e para evitar mimimi é só não botar óleo no motor ligar e sentar a porra e sair dizendo que é NOVA TECNOLOGIA, ATÉ A DESGRAÇA TRANCAR, EXATAMENTE COMO ACONTECIA LÁ ATRÁS EM MIL NOVECENTOS E CACHORRO Lascou a 😄

Avatar
Andre Rocha 5 de abril de 2023

Podia ter um sistema de mini bomba de óleo que, ao virar a chave para dar a partida, ao aguardar a bomba de combustível gerar a pressão, jogasse 1 pouco de óleo na parte superior, para melhor efetividade

Avatar
Ingo 7 de abril de 2023

Existe “pocinhas” de óleo estrategicamente localizadas, nenhuma parte roda “totalmente a seco” igual os mais pessimistas pensam

Avatar
Carlos Azevedo 9 de abril de 2023

Não é só isso…o bloco do motor tem que estar na temperatura correta para os pistões subirem e descerem com o mínimo de atrito, as válvulas do cabeçote frias podem partir e também não vedarem direito apresentando falhas de funcionamento.

Avatar
Deixe um comentário