Passat TS: O esportivo que o Boris levou 40 anos para comprar

Boris Feldman revela detalhes de seu Volkswagen Passat TS, completamente restaurado e com "upgrades" com equipamentos de exportação

passat ts boris feldman frente 45
Faróis quadruplos indicam a versão esportiva (Fotos: Arquivo AutoPapo)
Por AutoPapo
Publicado em 13/08/2023 às 15h03
Atualizado em 14/08/2023 às 11h55

Todo mundo sabe que o Boris é apaixonado por automóveis antigos e que tem algumas preciosidades na garagem. Mas o que pouca gente sabe é que o jornalista e engenheiro sonhou por anos em ter um clássico nacional: o Volkswagen Passat TS.

O Passat TS chegou ao mercado em 1976, era uma versão mais apimentada do modelo alemão, com linhas retiradas do primo Audi 100 Avant, desenhado por Giorgetto Giugiaro. A versão se destacava pela faixa lateral com o monograma TS (Touring Sport), assim como pelos faróis quádruplos.

VEJA TAMBÉM:

Sob o capô, o Passat TS também era diferenciado. No lugar motor 1.5 que equipava as demais versões do alemão, o TS contava com a unidade BS 1.6 (com carburador Solex) de 96 cv e 13,2 kgfm de torque.

Pode parecer pouco nos dias de hoje, mas nos anos 1970 era muita potência. Ainda mais pelo fato de que esse VW é leve e pesa apenas 902 kg.

passat ts boris feldman motor
Motor 1.6 contava com carburador Solex, importado da Alemanha

O conjunto mecânico era complementado pela transmissão de quatro marchas. O próprio Boris se queixa que falta uma quinta para velocidades de cruzeiro, mas explica também que as relações foram bem dimensionadas, o que não deixa o carro preso.

Leve e com boa relação peso/potência, o Passat TS conta com bom conjunto de suspensão. Hoje a combinação de McPherson (frente) e eixo de torção (traseira) é algo corriqueiro, mas na década de 1970 era um conjunto sofisticado. E o próprio Boris afirma: “O TS é bom de reta e também muito bom de curva”.

Interior do Passat TS

Por dentro, o Volkswagen Passat TS tinha acabamento e equipamentos exclusivos. O volante de três raios perfurados é um dos principais destaques ao primeiro olhar.

passat ts boris feldman volante
Volante de três raios, conta-giros e relógios auxiliares eram exclusividade do TS

O modelo ainda contava com conta-giros. Um item trivial atualmente, mas que era raro naquela época. Inclusive até pouco tempo atrás ainda era vendido carro popular sem esse equipamento de leitura.

O modelo ainda vinha com leitor de pressão do óleo, carga de bateria e um relógio de ponteiro.

Upgrade iraquiano

No Brasil, o Passat não era equipado com ar-condicionado. Mas quando a Volks iniciou as exportações do modelo para o mercado iraquiano, ela se viu obrigada a oferecer sistema de refrigeração. Os comandos vinham no lugar do rádio e este foi deslocado para a junção entre o painel e console central.

passat ts boris feldman lateral
Carroceria fastback foi desenhada por Giugiaro

Boris conseguiu garimpar um kit original e fez a instalação do sistema de refrigeração. Afinal, não há saudosismo que resista a um engarrafamento com sol a pino.

Raridade

O Passat TS teve vida curta, deixou o mercado por volta de 1978. Apesar de a VW ter produzido mais de 900 mil unidades do modelo entre 1974 e 1988, a tiragem do TS foi bem reduzida. Tudo isso eleva ainda mais a procura pelo modelo.

passat ts boris feldman traseira 45
O Passat ficou em linha por 14 anos, mas o TS teve apenas três anos de produção

Ficha técnica Volkswagen Passat TS (1977)

  • Carroceria: fastback de duas portas e cinco ocupantes
  • Motor: 1.6 de 96 cv e 13,2 kgfm de torque
  • Transmissão: manual, 4 marchas
  • Tração: dianteira
  • Suspensão dianteira: McPherson
  • Suspensão traseira: eixo de torção
  • Pneus: 175/70 R13
  • Aceleração de 0 a 100 km/h: 13,1 s
  • Velocidade máxima: 160 km/h

Dimensões

  • Comprimento: 4,20 m
  • Entre-eixos: 2,47 m
  • Largura: 1,60 m
  • Altura: 1,35 m
  • Peso: 902 kg
  • Porta-malas: 362 l
  • Tanque de combustível: 45 l
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Nilza Carvalho 14 de agosto de 2023

Minha família teve um passat dessa época, ainda guardo o “Manual do Proprietário”, se alguém se interessar…

Avatar
Ricardo Camps 14 de agosto de 2023

77 idêntico ao meu exceto pela cor. Devo salientar que o console central do carro é raro, importado da Alemanha e foi instalado na primeira fornada dos TS produzidos em 77 devido a mudança do trambulador e sua nova posição no túnel central.

Avatar
Leo 14 de agosto de 2023

Na verdade o TS possuía o item ar condicionado como opcional, embora a grande maioria produzida tenha vindo sem ele, pois era um equipamento caro e na época não muito procurado (não se fazia no Brasil o calor que se faz hoje, e andar de vidros abertos não oferecia os riscos de hoje…). E sobre o tempo de produção da versão TS, ela permaneceu em linha até o final de 1982, qdo foi substituída pela GTS (com o lançamento da linha 1983, incorporando a nova frente com os quatro faróis retangulares). Mas claro: essa configuração da matéria, com o visual mais antigo e os faróis redondos, realmente só existiu até o final de 1978.

Avatar
Deixe um comentário