Pedalar no frio: 5 dicas para treinar melhor em baixas temperaturas

Não deixe que o freio tire seu ânimo de pedalar. Confira as peças de vestuário que garantem o conforto e mantém a temperatura estável no inverno

max rhulen capa
Trajes especiais permitem que o ciclista pedale com conforto até mesmo nos dias mais frios (Foto: Max Rhulen)
Por Camila Melo
Publicado em 21/05/2022 às 10h02

As temperaturas já começaram a cair em todas as regiões do Brasil. O inverno vem chegando. Essa é a estação em que muitas vezes bate a vontade de desistir do pedal, por conta daquele vento frio e do tempo cinza com cara de chuva. Mas existem algumas maneiras de amenizar a friagem para poder pedalar com conforto e sem passar o frio.

Pois bem, se seu desejo é pedalar todos os dias, há peças infalíveis para driblar o frio. Confira as dicas abaixo:

1- Escolha uma boa jaqueta corta vento

adam lievesley corta vento

A jaqueta corta vento mantém a temperatura do corpo durante o pedal, evitando que o atleta sinta muito frio. Isso acontece porque possui a capacidade de amenizar a troca de temperatura entre a peça e o ambiente. Isso garante que o corpo se mantenha afastado tanto do vento como do frio. Essa peça de roupa é prática, podendo ser facilmente transportada no bolso traseiro da jersey ou na mochila de hidratação.

2- Manguitos são ótimas opções

divulgacao rapha pernito

Já ouviu falar sobre esse acessório? Manguito nada mais é do que uma peça de roupa desenvolvida para proteção dos braços, é uma peça versátil pois você pode levar no bolso da camisa de ciclismo e colocar quando sentir frio ou tirá-los quando esquentar. Na hora de escolher o seu manguito, não esqueça de confirmar se é o tamanho correto para você e qual o tecido ele é feito (que deve favorecer a transpiração para o suor não secar no corpo).

3- Usar segunda pele é essencial ​​

A camisa segunda pele é sempre lembrada para proteger das temperaturas mais baixas, e se tornou um item essencial durante os treinos em dias com temperaturas mais baixas. Os modelos de camisa segunda pele, em sua maioria, utilizam tecidos bastante respiráveis que trabalham eliminando a umidade do suor, mantendo o corpo sempre seco e evitando odores. Além disso, essa camisa é ideal para quem vai viajar, pois não ocupa muito espaço, seca rápido e não precisa ser passada. Se adaptando a todas as diversas situações de pedal, na trilha ou na cidade.

4- Luvas com dedo fechado

adam mcguire

Se tem um acessório que é importante de usar nos pedais, esse acessório é a luva! E cada vez mais, as luvas de dedo longo têm conquistado o gosto e as mãos dos ciclistas. Isso porque as luvas de dedo longo garantem em dias frios que a mão toda fique aquecida durante o pedal, o que facilita também o processo de trocas de marchas e uso do freio da bike. Elas também protegem as mãos em caso de quedas.

5- Bandana ajuda a proteger do frio

divulgacao hupi bandada

A bandana é adequada para proteger os ciclistas em dias frios, sendo utilizada como máscara ou touca, protegendo o rosto e o pescoço, tanto para os ciclistas como para os corredores. Praticidade que a tornou um acessório importante em qualquer treino, durante o inverno. Este acessório ganhou espaço entre os atletas pois além de proteger do frio, também seguram o suor e protegem os fios dos cabelos.

Além desses acessórios que listamos acima, alguns outros pontos também precisam de maior atenção para pedalar com temperaturas baixas:

  • Fazer aquecimento antes do pedal: Também é muito importante fazer um bom aquecimento antes de qualquer pedal, principalmente em dias frios.
  • Hidratação também é importante em dias frios: Durante o inverno, é mais comum passarmos horas sem lembrar de beber água, já que a noção de desidratação é diferente (por transpirarmos menos), porém é muito importante se manter hidratado durante todo o pedal e beber água a cada meia hora.

Com essas dicas, fica muito mais fácil de se preparar para um pedal em dias de frio.

Fotos: Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Giovane 9 de junho de 2023

Os joelhos, principalmente, têm pouca cobertura de gordura protetora, por isso sofrem ainda mais que o restante das pernas. Confira outros detalhes abaixo, além de muitos outros post seríssimos:
https://www.pedal.com.br/dicas-para-pedadalar-no-frio_texto10722.html
Vale a pena prevenir doenças degenerativas causadas por choques térmicos, queda de energia (“quebra”), depressão do sistema imunológico, etc…, e poder continuar pedalando por mais tempo, não é mesmo …???…

Avatar
Giovane 9 de junho de 2023

Consequências reumáticas no frio:
(Dra. Evelyn et alii, etc…)
“… O que acontece é que diante das temperaturas mais baixas os tecidos, tendões e músculos tendem a se contrair, e essa rigidez da musculatura e no desconforto decorrente do estreitamento das veias e artérias, afetam também a circulação sanguínea, o que tende a intensificar os sintomas da doença. …” …!!!…

Avatar
Giovane 9 de junho de 2023

Vc não falou de agasalhar as pernas. Choques térmicos trazem sérias consequências reumáticas, etc…, que Vocês ciclistas estão sujeitos, assim como, os profissionais expostos às baixas temperaturas, NAS PERNAS TAMBÉM …!!!…

Avatar
Deixe um comentário