Pedalar no frio: 5 dicas para treinar melhor em baixas temperaturas

Não deixe que o freio tire seu ânimo de pedalar. Confira as peças de vestuário que garantem o conforto e mantém a temperatura estável no inverno

max rhulen capa
Trajes especiais permitem que o ciclista pedale com conforto até mesmo nos dias mais frios (Foto: Max Rhulen)
Por Camila Melo
21 de maio de 2022 10:02

As temperaturas já começaram a cair em todas as regiões do Brasil. O inverno vem chegando. Essa é a estação em que muitas vezes bate a vontade de desistir do pedal, por conta daquele vento frio e do tempo cinza com cara de chuva. Mas existem algumas maneiras de amenizar a friagem para poder pedalar com conforto e sem passar o frio.

Pois bem, se seu desejo é pedalar todos os dias, há peças infalíveis para driblar o frio. Confira as dicas abaixo:

1- Escolha uma boa jaqueta corta vento

adam lievesley corta vento

A jaqueta corta vento mantém a temperatura do corpo durante o pedal, evitando que o atleta sinta muito frio. Isso acontece porque possui a capacidade de amenizar a troca de temperatura entre a peça e o ambiente. Isso garante que o corpo se mantenha afastado tanto do vento como do frio. Essa peça de roupa é prática, podendo ser facilmente transportada no bolso traseiro da jersey ou na mochila de hidratação.

2- Manguitos são ótimas opções

divulgacao rapha pernito

Já ouviu falar sobre esse acessório? Manguito nada mais é do que uma peça de roupa desenvolvida para proteção dos braços, é uma peça versátil pois você pode levar no bolso da camisa de ciclismo e colocar quando sentir frio ou tirá-los quando esquentar. Na hora de escolher o seu manguito, não esqueça de confirmar se é o tamanho correto para você e qual o tecido ele é feito (que deve favorecer a transpiração para o suor não secar no corpo).

3- Usar segunda pele é essencial ​​

A camisa segunda pele é sempre lembrada para proteger das temperaturas mais baixas, e se tornou um item essencial durante os treinos em dias com temperaturas mais baixas. Os modelos de camisa segunda pele, em sua maioria, utilizam tecidos bastante respiráveis que trabalham eliminando a umidade do suor, mantendo o corpo sempre seco e evitando odores. Além disso, essa camisa é ideal para quem vai viajar, pois não ocupa muito espaço, seca rápido e não precisa ser passada. Se adaptando a todas as diversas situações de pedal, na trilha ou na cidade.

4- Luvas com dedo fechado

adam mcguire

Se tem um acessório que é importante de usar nos pedais, esse acessório é a luva! E cada vez mais, as luvas de dedo longo têm conquistado o gosto e as mãos dos ciclistas. Isso porque as luvas de dedo longo garantem em dias frios que a mão toda fique aquecida durante o pedal, o que facilita também o processo de trocas de marchas e uso do freio da bike. Elas também protegem as mãos em caso de quedas.

5- Bandana ajuda a proteger do frio

divulgacao hupi bandada

A bandana é adequada para proteger os ciclistas em dias frios, sendo utilizada como máscara ou touca, protegendo o rosto e o pescoço, tanto para os ciclistas como para os corredores. Praticidade que a tornou um acessório importante em qualquer treino, durante o inverno. Este acessório ganhou espaço entre os atletas pois além de proteger do frio, também seguram o suor e protegem os fios dos cabelos.

Além desses acessórios que listamos acima, alguns outros pontos também precisam de maior atenção para pedalar com temperaturas baixas:

  • Fazer aquecimento antes do pedal: Também é muito importante fazer um bom aquecimento antes de qualquer pedal, principalmente em dias frios.
  • Hidratação também é importante em dias frios: Durante o inverno, é mais comum passarmos horas sem lembrar de beber água, já que a noção de desidratação é diferente (por transpirarmos menos), porém é muito importante se manter hidratado durante todo o pedal e beber água a cada meia hora.

Com essas dicas, fica muito mais fácil de se preparar para um pedal em dias de frio.

Fotos: Divulgação

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário