Pelé e o seu carro, sob o mesmo teto

Junto do corpo de Pelé, repousa em um memorial o Mercedes-Benz que o rei ganhou da marca alemã ao completar seu milésimo gol

mercedes do pele
Mercedes pertenceu ao rei do futebol (Fotos: Divulgação)
Por Chico Lelis
Publicado em 11/06/2023 às 17h03

O Mundo inteiro sabe que o corpo do Rei Pelé está no Memorial Necrópole Ecumênica, o primeiro cemitério vertical da América Latina, em Santos (Rua Nilo Peçanha, 50). Mas poucos, neste mundo, devem saber que o carro que ele ganhou ao fazer o seu milésimo gol, no Maracanã, em 1969, está lá, no mesmo memorial.

VEJA TAMBÉM:

E por que estou falando aqui de um cemitério, de Pelé e seu Mercedes-Benz S-280, que lhe foi ofertado pela própria fábrica, para comemorar seu gol de número 1000?

É porque o memorial foi construído, em 1983, pelo argentino José Salomon Altstut (falecido em 2021) que, além de futebol, também gostava muito de veículos antigos. E assim, ele mantinha um belo museu junto ao memorial e agora o carro do Rei faz parte do acervo.

rolls royce golod silver
Rolls-Royce também é um dos carros do memorial 

Então, também lá está um Rolls Royce Gold Silver, cujo modelo foi usado em um filme de 007 (Na Mira dos Assassinos)) para uso do criminoso; também lá estão, lado a lado, disputando espaço, dois “inimigos” de 1928, um Ford e um Chevrolet. Segundo a ficha técnica anexa, ambos com motor de 40 VC , 2.800 rpm, quatro portas, (o Chevrolet conversível), capazes de atingir os incríveis 75 km de máxima.

Outro Ford é um modelo 29, o “queridinho de Bonnie & Clyde”, aqui adaptado para competições. O modelo do Museu participou do Rally Rio São Paulo, chegando em segundo lugar. A pequena Romi Isetta, 1957, o menor carro já fabricado no Brasil, entre 1956 e 1971, em Santa Bárbara do D’oeste (SP), pela Romi S/A.

o ford e a romi isetta
Ford 29 e o simpático Romi Isetta estão preservados na coleção junto da Mercedes de Pelé

Aqui uma dúvida: o que tem no acervo é um caminhão, ou uma picape. Ou teria sido um precursor do VUC? Pela foto parece uma picape, dentro dos conceitos atuais. Sua capacidade de carga, conforme a ficha técnica. Era de 500kg, com motor de 40 CV, a 2.200 rpm.

Na configuração atual, o museu expõe poucos veículos, que inclui uma Brasília 1971, cuja luz impediu a foto, uma linda Alfa Spider 2000, conversível, vermelha, 1972. Há informações que apenas 300 unidades foram fabricadas do modelo.

Muito mais do que o carro de Pelé

Mas o acervo do museu é muito maior, com motos (duas BMW 59 e 76), Lambretta 58, Mercury Cougar 68, bicicletas antigas. Uma raridade é a moto Rochet 1904 de 500 cc. Por enquanto não há planos do museu para promover exposições diferenciadas, para mostrar tudo o que há no acervo. O que é uma pena, não?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário