Por que os carros da Fiat tem a roda com logo azul? Como resolver?

Os carros novos da montadora italiana trazem uma proteção azulada na logo que fica nas rodas; ela deve ser removida, mas nem todos o faz

calota de fiat pulse s desgin com pelicula azul na logo
Com alguns minutos na rua é possível achar um Argo ou um Pulse com a logo nesse tom azulado (Foto: Felipe Boutros | AutoPapo)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 16/04/2024 às 09h02

Você já deve ter notado em carros mais novos da Fiat os emblemas das rodas pintados em azul. Não se trata de uma mudança na logo da montadora, e sim de uma película de proteção que deveria ser removida.

Essa película azul nas rodas dos carros Fiat tem função similar a das que vêm em celulares e outros eletrônicos novos. Alguns carros adotam isso em detalhes cromados na carroceria, na central multimídia e até mesmo nos acabamentos em preto brilhante.

calota de fiat pulse s desgin sem pelicula azul na logo
A cor correta do emblema é cromado (Foto: Felipe Boutros | AutoPapo)

VEJA TAMBÉM:

Essa da Fiat chama a atenção por causa da cor. Consultamos a montadora para saber sobre sua função e o motivo para ver nos carros que estão rodando nas ruas. Confira a resposta:

Os plásticos que cobrem a logo Fiat no centro das rodas servem para proteção contra poeira, líquidos e agentes externo. Podem ser retirados assim como os outros plásticos que existem em todo veículo 0km. O processo de entrega de um carro na concessionária pode variar de acordo com o cliente porque alguns preferem eles mesmos tirarem essas proteções.

Não tirar essa película plástica do emblema não faz mal ao carro. Porém ela não foi feita para o uso prolongado: sua tarefa é proteger a peça até que o carro seja entregue ao cliente. Com o tempo ela vai ressecar e pode se soltar sozinha.

Como remover a película protetora da roda

A remoção é simples e não demanda nenhuma ferramenta ou procedimento especial. Basta apenas puxar com as pontas dos dedos e ele se descola sem nem deixar resíduos de cola, por exemplo.

Proteção similar é alvo de polêmica nos EUA

dodge challenger srt hellcat widebody preto com protecao no spoiler bringatrailer
Nos EUA existem donos de Challenger que se recusam a tirar uma proteção do para-choque (Foto: Bring a Trailer | Divulgação)

As montadoras não despacham o carro da fábrica no jeito que o consumidor vai receber quando compra. Algumas partes não vêm instaladas, outras recebem proteção e alguns possuem até um modo de transporte que limita a potência.

As versões Hellcat do Dodge Challenger possuem um splitter bastante pronunciado para ajudar na aerodinâmica. Ele vem com uma proteção amarela para não raspar a peça na rampa do caminhão cegonha.

Alguns clientes acharam isso bonito e pediram para a concessionária não remover. Algumas lojas foram espertas e guardaram a peça para revender ou cobram a mais por isso.

A Dodge foi categórica e instruiu que a proteção seja removida, pois com o tempo ela pode acumular pedras e sujeira que irão riscar o splitter. Com a teimosia dos donos, a montadora passou a usar uma proteção rosa,

A película de proteção no emblema das rodas nos carros não chegou a esse nível de fanatismo. E mantê-la não causa danos em longo prazo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário