Peruas resistem à dinastia dos SUVs e picapes em pleno 2024

Se no Brasil as peruas se tornaram raridade, na Europa o segmento segue vivo e com versões apimentadas de até 950 cv

porsche taycan turbo s cross turismo frente movimento
Porsche Taycan Turbo S Cross Turismo acaba de estrear para ser a perua mais potente do mundo (Foto: Porsche | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 21/02/2024 às 10h03

O mercado de automóveis é ditado por tendências que surgem de pesquisas dos departamentos de marketing dos fabricantes. O SUV é um exemplo disso e engoliu outros segmentos fortes como o de sedãs e monovolumes. Mas alguns resistem, mesmo como nichos, é o caso das peruas.

VEJA TAMBÉM:

No Brasil as peruas estão praticamente extintas. As raras representantes são importadas e custam verdadeiras fortunas. Mas na Europa, a perua é um segmento que não sai de moda, pode até vender menos que outros tipos de carroceria, mas ainda tem mercado cativo.

E para ninguém dizer que se trata de uma história romanceada, vamos aos fatos. Apenas no mês de fevereiro cinco peruas foram lançadas ou atualizadas no Velho Mundo. E juntamos todas elas aqui.

Audi RS6 Avant GT

audi rs6 avant gt 2024 em movimento
Audi RS6 Avant GT acelera como supercarro, mas com duas toneladas de peso (Foto: Audi | Divulgação)

A Audi apresentou a versão mais nervosa da poderosa RS6 Avant (que o papai, aqui, acelerou fundo em Interlagos). A série limitada em 660 unidades numeradas, recebeu pintura alusiva ao Audi 90 IMSA GTO, bólido de corridas do final dos anos 1980.

Seu V8 biturbo 4.0 teve potência ajustada para absurdos 630 cv e 86,7 kgfm de torque. Peças em fibra de carbono foram aplicadas para reduzir peso. O resultado é uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos.

BMW i5 Touring

bmw i5 touring 2024 verde frente e lateral
i5 Touring amplia a oferta de peruas elétricas e promete mais de 500 km de autonomia (Foto: BMW | Divulgação)

A BMW apresentou a nova geração da perua derivada do sedã Série 5. E junto dela, revelou também sua derivação elétrica i5 Touring.

Com 5,06 m de comprimento e 2,99 m de entre-eixos, é um carro para quem faz questão de muito espaço. Equipadas com dois motores que somam 601 cv e 80 kgfm, alimentados por baterias de 81,2 kWh que prometem 506 km de autonomia no modo europeu (WLTP).

Porsche Taycan Turbo S Cross Turismo

porsche taycan turbo s cross turismo
A Taycan Turbo S Cross Turismo tem pegada aventureira mas acelera de 0 a 100 km/h em 2,4 segundos (Foto: Porsche | Divulgação)

A perua elétrica da Porsche passou por seu primeiro facelift. Novos faróis, lanternas e para-choques atualizaram o visual da aventureira Taycan Turbo S Cross Turismo e também a estradeira Sport Turismo.

Ela é a perua mais potente do mundo. Seus motores foram atualizados para entregar nada menos que 760 cv. E se não bastasse, ela permite ampliar a potência para 950 cv por cerca de 10 segundos com o sistema Launch Control ativado, o que garante aceleração de 0 a 100 km/h em 2,4 segundos.

Skoda Octavia RS Combi

skoda octavia combi 2024 vermelha frente e lateral
Octavia RS é uma perua esportiva para quem não tem bolso para levar uma elétrica ou a RS6 (Foto: Skoda | Divulgação)

A Skoda é uma das marcas do Grupo VW e boa parte de seus modelos derivam do portfólio da Volks. O Octavia Combi é um primo próximo do Golf Variant.

Entre as versões atualizadas está a RS. A perua esportiva da família é equipada com motor TSI 2.0 turbo de 265 cv, combinada com transmissão de dupla embreagem de sete marchas.

Volkswagen ID.7 Tourer

volkswagen id7 tourer 2024 azul frente e lateral
ID.7 Tourer chega para ser a primeira perua elétrica da Volkswagen (Foto: VW | Divulgação)

A mais nova perua da praça é a ID.7 Tourer. O modelo amplia a gama de station wagons elétricos no mercado europeu. Entre as novidades estão sistema de entretenimento com suporte Chat GPT

A Volkswagen ainda não deu detalhes sobre motorização, mas é esperado que a Tourer utilize o mesmo conjunto motor do ID.7 sedã, com motor de 285 cv e 55 kgfm de torque, alimentado por baterias de 77 kWh que prometem 621 km.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Polvo 21 de fevereiro de 2024

Estas peruas européias são carros de nicho para milionários. Uma pena não existir este tipo de carro para pessoas comuns, pois eram muito versáteis. Para mim elas somavam as qualidades de um hatch e sedan.

Avatar
Deixe um comentário