Pinóquio de Ouro 2017: Nissan Frontier e sua suspensão ‘fake’

Nissan força a barra e chama de multilink a suspensão traseira de sua nova picape. Mentira: seria, se as rodas fossem independentes

pinoqui de ouro
Por Boris Feldman
Publicado em 13/12/2017 às 07h49
Atualizado em 14/02/2020 às 15h34

Fim de ano, época de premiações. São anunciados os vencedores de diversos concursos: o carro do ano, o escolhido, o preferido, o eleito e outras variações… Mas o AutoPapo prefere apontar a maior mentira do ano. Em 2017, quem fez jus ao (menos disputado) troféu, o Pinóquio de Ouro, foi a Nissan, que lançou uma nova geração da sua Frontier.

VEJA TAMBÉM:

A marca é especialista em picapes, o que levou a Mercedes-Benz a propor uma parceria. Como os alemães de Stuttgart não possuem know-how neste segmento, acertaram com os japoneses compartilhar o projeto e já apresentaram sua “variação sobre o tema”: a Classe X.

nissan frontier 2017 9
Nissan Frontier: a única do trio que emplacou

Como a Renault é parceira da Nissan, ela também terá a mesma picape, chamada pela francesa de Alaskan. As três serão produzidas na fábrica argentina da Aliança Renault-Nissan e, de lá, importadas para o Brasil.

Até iniciar sua produção pelos hermanos, a da Nissan vem sendo importada do México.

A Frontier é moderna, estilosa, tem bom acabamento, espaço interno e um belo projeto mecânico que contempla motores diesel e gasolina, tração simples e integral. Mas, qual é a mentira? A Nissan ter anunciado que a suspensão traseira da Frontier é do tipo multilink (de braços múltiplos).

Para se enquadrar neste conceito, ela tem, necessariamente, que ser independente. A movimentação da roda de um lado interfere o mínimo na outra e procura manter ambas perpendiculares ao piso.

Garante máxima aderência e estabilidade do veículo, sem prejuízo do conforto. Vários automóveis importados e esportivos oferecem esta suspensão. Alguns brasileiros como o Ford Focus e o VW Golf GTI também. Porém, o custo de produção é bem mais elevado.

Supensão da Nissan Frontier

A Frontier não tem nada disso, pois tem é um baita eixo rígido na traseira. Com uma ligeira sofisticação: é ligado ao chassis por braços múltiplos, o que levou a Nissan a se permitir chamar a suspensão de multilink.

A Mercedes, na picape Classe X, fica no meio do caminho: diz que o eixo traseiro é multilink, seja lá o que isso queira significar. Meia-verdade ou meia-mentira?

Pinóquio de Ouro 2017 do Boris Feldman Nissan Frontier
suspensão multilink x eixo rígido

A suspensão traseira desta nova picape (a mesma para as três marcas) é até bem elaborada e, em vez das molas semi-elípticas presentes na maioria de suas concorrentes, tem molas helicoidais, que resultam num bom comportamento dinâmico no asfalto e na terra. Mas, multilink ela não é.

Pinóquio de Ouro 2017 Boris Feldman Nissan Frontier
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
15 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Glaicon Noubert 30 de setembro de 2022

De onde vocês tiraram essa bobagem? Claro que é multilink.
Multilink é sistema de fixação, não tem nada a ver com a comunicação entre rodas.
Entrem no site da Ford americana e veja este mesmo sistema na Raptor… apresentado por ela como multilink. Entrem no site da Toyota e veja o mesmo sistema na Tundra, também chamado lá por multilink. Outros fabricantes, sites de engenharia, todos reconhecem ser multilink, somente vocês que não. Precisam se atualizar.

Avatar
Bigsd 28 de junho de 2022

Quando vocês vão assumir o erro que cometeram aqui?

Avatar
Bigsd 28 de junho de 2022

Tudo que precisam saber está no site Clube da Nissan Frontier, só pesquisar o artigo: A susoensão da Frontier é multilink?
Vocês estão passando vergonha mantendo este erro publicado e não se desculpando por ele.

Avatar
bigsd 28 de junho de 2022

A suspensão da Frontier é multilink?
Toda a verdade que vocês escondem. Porque? Assumam que vocês tem algum problema pessoal com a Nissan ou interesses em prestigiar outras marcas.
Não tem justificativa para o que vocês fizeram.

Avatar
Laerte de Souza 16 de maio de 2022

Quem escreveu esse artigo não está atualizado sobre as tecnologias de suspensão. A suspensão traseira da Frontier é mutilink e merecedora de elogios, pois é a única da categoria a usar essa tecnologia que oferece mais segurança e conforto.

Avatar
Marcos W. Pereira 6 de maio de 2022

Que vergonha vocês passaram. Não sabem a diferença entre multilink e independente.
A suspensão traseira da Frontier a partir de 2017 (no Brasil) usa a configuração multilink de eixo rígido. As duas designações que você colocaram nas imagens estão equivocadas. A primeira é de uma suspensão independente, que usa obrigatoriamente a configuração multilink, e a segunda é de eixo rígido, mas ignoraram a configuração multilink de eixo rígido que é outra variação utilizada em vários projetos.
No mínimo vocês deveriam se retratar pela acusação de mentira.

Avatar
Edgar Montes 11 de agosto de 2021

Engenheiro mais mal informado (ou mal formado)… não sabe a diferença entre “multilink” e “independente”… são duas coisas diferentes. Suspensão multilink não necessariamente precisa ser independente, e suspensão independente sim, é sempre multilink. Vai estudar camarada.

Avatar
Edgar Montes 11 de agosto de 2021

Engenheiro mais mal informado (ou mal formado)… não sabe a diferença entre “multilink” e “independente”… são duas coisas diferentes. Suspensão multilink não necessariamente precisa ser independente, e suspensão independente sim, é sempre multilink. Vai estudar camarada.

Avatar
Gustavo 12 de julho de 2021

Caramba, que falta de conhecimento de quem escreveu essa bobagem toda. Aliás, já senti que vocês são bem tendenciosos com algumas marcas.
Suspensão multilink é uma tecnologia que pode ser aplicada em conjuntos independentes ou de eixo-rígido. E este é um conceito que já tem algumas décadas e vocês já deveriam saber. Misturaram tudo aqui. Que vergonha.

Avatar
jairo ribeiro 11 de maio de 2021

Que pisada de bola de vocês. Não tenho frontier mas o pessoal da frontier deve rir muito de vocês.
Sistema multilink é uma coisa, sistema independente é outra. A frontier usa um sistema multilink chamado assim por ter vários apoios, ou braços como do ingles conexões “links”. Suspensão independente é outra história, quando as rodas não estão conectadas por um unico eixo. No caso da frontier trata-se de um sistema multilink de eixo rígido. Essa é a nomenclatura mundial do sistema, todos os veículos multilink não independentes são chamados assim no mundo inteiro, multilink de eixo rígido, só voces estranharam isso.

Avatar
Andrade 8 de dezembro de 2020

Engano de vocês. A suspensão é sim multilink, apenas não é independente.
A suspensão multilink não precisa ser independente, pois pode ser de eixo rígido e ainda ser fixada por multilinks.
Inúmeros artigos técnicos estrangeiros mostram isso, e outros veículos no exterior usam este conceito, e também o chamam de multilink de eixo rígido.
Acho que o “Pinóquio de Ouro” deveria ir para vocês.

Avatar
Renan 16 de janeiro de 2019

Acho que falta conhecimento técnico por falta dos redatores desse site. Dei uma breve navegada pelo site, e percebi o quão raso e superficial é passada as informações para os consumidores. Tanto no comparativo do Kicks x Captur, quanto dessa matéria a respeito do multilink. Vocês odeiam a Nissan? É sério?

Multilink, significa multibraço, nada tem a ver com a variação de torna-lá independente, pois ambas tem propostas diferentes. Frontier é um carro montado em um chassi rígido. Carros feitos em monobloco, como o FIAT TORO, OROCH e até mesmo o NEW CIVIC utilizam desta tecnologia independente, que é apropriado pro modelo de montagem.

AutoPapo
Felipe Boutros 17 de janeiro de 2019

Olá, Renan. Não odiamos nenhuma marca. Temos uma postura crítica com todas.
Sobre a suspensão, se as rodas não forem independentes é errado chamá-la de multilink.

Obrigado e abraço

Avatar
Flávio 5 de fevereiro de 2021

Errado. Multilink é ancoragem por vários braços. Independente é quando as rodas não se comunicam, por um eixo, por exemplo. A suspensão traseira da Frontier é multilink com eixo rígido. É uma configuração comum em outros veículos. Veja as patentes, entenda as diferenças e faça a correção desta informação para não enganar os leitores que podem repetir essa bobagem. Até na Wikipédia vocês encontram essa informação de forma correta.

Avatar
Andrade 8 de dezembro de 2020

Renan, você está certíssimo.
Inclusive o pedido de patente da “suspensão multilink independente” (é essa a patente, e não suspensão multilink apenas), destaca duas características da suspensão, o fato dela ser “independente”, e o fato dela ser “multilink”. Ou seja, o conceito de “multilink” é relativo ao sistema de fixação das rodas ao veículo (através de vários braços – várias ligações multi-links), e não ao conceito de suspensão independente.
O Auto Papo errou feio. Acho que se apressou na época com a informação sem ter tido o cuidado de fazer uma pesquisa técnica mais profunda.

Avatar
Deixe um comentário