Os 10 piores carros usados do mercado em 2024; por que foram eleitos?

Automóveis de segunda mão com fama de problemas crônicos podem ser dor de cabeça para o dono; analisamos e apontamos os principais defeitos

chevrolet agile 2009 verde frente parado campo de provas da cruz alta
Chevrolet Agile: um erro da General Motors (Fotos: Chevrolet | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 03/06/2024 às 08h03
Atualizado em 07/06/2024 às 14h42

Ter um veículo com anos de uso não é uma ciência exata, muito menos uma loteria. Se o automóvel foi bem cuidado e o dono fez manutenção preventiva, pouco provável que vá dar problema. Mesmo assim, tem uns carros usados que são classificados como os piores porque têm defeitos crônicos e, no caso de uma negligência nas revisões, podem transformá-los numa dor de cabeça constante.

Conheça agora alguns modelos que entram nessa lista indesejada. Para muitos, são os piores carros usados do mercado para se ter justamente pela má fama na mecânica ou pelos problemas que afetam milhares de unidades.

VEJA TAMBÉM:

1. Chery Celer

chery celer

Primeiro carro de marca chinesa produzido no Brasil – antes de se associar a Caoa – o Celer não vendeu quase nada e ainda tem fama de ser um dos piores usados do mercado. Com fama de frágil e motor 1.5 manco, hatch e sedã acabam com péssima liquidez e falta de peças no mercado de segunda mão.

Entre os defeitos mais comuns, o Celer apresenta folgas no pedal do freio. O câmbio manual de cinco marchas também costuma apresentar falhas na caixa e trepidações excessivas. Problemas elétricos ainda são comuns. Por isso está entre os piores carros usados.

2. Chevrolet Agile está na lista dos piores carros usados

chevrolet agile vermehlo frente parado
Agile: um grande equívoco da GM

Um “medalahão” na lista dos piores carros usados: o Agile foi um grande equívoco da General Motors na segunda metade dos anos 2000. Primeiro produto do Projeto Viva, usa a base do Corsa de primeira geração e tem calibragem de carroceria que deixa a desejar.

O modelo chegou para brigar com o Volkswagen Fox na categoria de hatches altinhos e essa altura também não ajuda no comportamento dinâmico. Tampouco o motor 1.4. Logo foi apelidado de “Fragile”.

Também é considerado um carro usado ruim por causa de problemas crônicos. A mangueira de combustível resseca com facilidade, deixa aquele cheirinho de gasolina ou etanol na cabine e exige trocas periódicas.

Defeitos mais recorrentes no Agile dizem respeito ao sistema de ignição. Cabos de velas e bobinas têm desgaste precoce. O catalisador também costuma ser fonte de dor de cabeça.

3. Chevrolet Captiva

chevrolet captiva 2016 dianteira
Beberrão e caro na oficina, o Captiva pode assustar

O Captiva, SUV médio da General Motors, foi lançado no Brasil em 2008 com custo-benefício feroz. O Captiva logo tornou-se um rival do Honda CR-V e vendeu bastante, mas hoje é um dos piores carros usados do mercado.

Acúmulo de borra no reservatório do fluido da direção hidráulica costuma danificar a bomba do sistema e deixar o volante muito rígido. Discos de freio que precisam ser trocados muito cedo e defeitos na suspensão são comuns, tanto nos modelos com motor Ecotec 2.4, como nós com Alloytec 3.6.

No caso das versões com o motor V6 maior ainda há um problema crônico no câmbio automático de seis marchas. Rompimento do disco e defeitos no sistema planetário acarretam em travamentos e falhas na transmissão.

4. Citroen C4 Pallas

citroen c4 pallas prata frente
Problemas mecânicos e elétricos são os principais do Citroën

O Citroën C4 Pallas foi produzido na Argentina e vendido por aqui entre 2007 e 2013, tempo suficiente para fazê-lo figurar, hoje, entre os piores carros usados do Brasil. Destaca-se pelo espaço interno, porta-malas amplo e acabamento interno. Porém, questões mecânicas e elétricas o tornam um dos piores carros usados do pedaço.

A começar pela transmissão automática AL4.  São frequentes os relatos de casos de travamento do câmbio, trancos e até reduções abruptas antes do tempo.

Os amortecedores são outra questão e costumam não durar nem 10 mil km. Sem falar no desgaste fora do normal de bieletas e dos coxins do motor. Panes elétricas ainda entram no rol de queixas.

5. Fiat Freemont, o 5º do ranking dos piores carros usados

fiat freemont 2
Fiat Freemont: consumo elevado e desempenho ruim

O Fiat Freemont, é outro SUV médio que fez sucesso pelo custo-benefício e espaço para até 7 passageiros, mas que requer atenção entre os carros usados. Irmão mais simples do Dodge Journey,  o Freemont usa o motor 2.4 de 172 cv, fraco para seu porte e beberrão – médias de 6,5 km/l de gasolina na cidade.

Outros pontos a serem observados neste carro usado da marca italiana dos tempos de FCA são o sistema de arrefecimento – com vazamentos constantes – e os discos e pastilhas de freio, que têm desgaste acentuado. A caixa de direção também é problemática, com histórico de barulhos incomuns e vazamentos de fluido.

6. Ford Fusion 3.0

ford fusion 2010 a 2012
Fusion V6 tem problema crônico na caixa de marchas

O câmbio automático é o grande drama do Ford Fusion, um dos piores carros usados do mercado, especialmente no caso dos modelos com motor 3.0 V6. A transmissão de seis marchas costuma gerar trancos excessivos e com dificuldades em passar as marchas, além de relatos de quebras e vazamentos do óleo da caixa.

A suspensão do sedã médio-grande também merece cuidados e atenção extra. Balanças, molas e amortecedores não duram muito. O mesmo ocorre com buchas, pivôs e coxins do sistema de direção. No motor, falhas no corpo da borboleta da admissão são normais.

7. Peugeot Hoggar

Peugeot Hoggar
Peugeot Hoggar tem problemas crônicos na suspensão

Aqui é um conjunto de fatores que torna a Hoggar um dos piores carros usados do mercado. Apesar da boa caçamba e da capacidade de carga acima dos 600 kg, a picape tem várias questões.

A começar pelas versões com motor 1.4, fraco para mover o modelo de mais 1,2 tonelada (isso vazio). Some a isso problemas crônicos na suspensão dianteira, com desgaste prematuro de itens como buchas, pivôs e batentes.

Tem ainda a polêmica base da Hoggar, que é o 207 brasileiro. Modelo que ficou mais conhecido por 206,5 por manter a plataforma do 206.

8. Peugeot 207 Passion

peugeot 207 passion
Peugeot 207 Passion: manutenção complicada

O sedã originário do mesmo projeto do “206,5” padece de males parecidos. A suspensão dianteira, principalmente, com a fama de componentes frágeis como na Hoggar.

Outro aspecto que torna o 207 Passion um dos piores carros usados é a manutenção de algumas peças simples. A troca de um rolamento traseiro exige ferramental específico e há pouco espaço no local para o mecânico fazer o reparo.

9. Renault Fluence

novo renault fluence privilege
Motor 2.0 tem desempenho ruim para o porte do sedã

O sedã de origem sul-coreana foi até um modelo considerado injustiçado quando zero, mas no mercado de usado ganhou fama de carro complicado. Isso por causa do motor 2.0, considerado defasado para o três-volumes.

Mas também tem lá seus defeitos “prediletos”. A coluna da direção costuma ser problemática e fazer barulhos estranhos. Os reparos no sistema ainda têm valores proibitivos.

O Fluence tem mais uma questão crônica, de construção: a coluna central. Estalos vindos desta parte da carroceria são percebidos quando o carro passa por quebra-molas, buracos ou valetas.

10. Volkswagen Amarok: o último da nossa lista dos piores carros usados

volkswagen amarok v6 cabine dupla highline branca fazendo curva na lama
VW Amarok tem defeitos recorrentes

A VW Amarok nunca teve vida fácil no Brasil e no mercado de veículos seminovos não é diferente. Fecha a lista dos piores carros usados devido a problemas diferentes.

A Amarok apresenta defeitos recorrentes na válvula recirculadora de gases do escape. Isso ocasiona perda de potência e ainda afeta o sistema de arrefecimento, o que pode levar a  superaquecimento.

A correia dentada é outro drama. A peça acumula sujeira com facilidade, resseca rapidamente e pode se romper antes do prazo de troca.

Panes no motor V6 e na caixa das versões manuais também são comuns. A bomba de alta pressão é outro componente da picape que costuma dar problema.

Os piores carros usados do mercado em 2024

  1. Chery Celer
  2. Chevrolet Agile
  3. Chevrolet Captiva
  4. Citroen C4 Pallas
  5. Fiat Freemont
  6. Ford Fusion 3.0
  7. Peugeot Hoggar
  8. Peugeot 207 Passion
  9. Renault Fluence
  10. Volkswagen Amarok
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
34 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Roberto 8 de junho de 2024

Tenho um agile 2011 não posso reclamar um bom carro,manutenção barata

Avatar
Jarbson 9 de junho de 2024

Tenho um Agile 2013.
Pra mim o melhor carro que comprei, nunca esquentei a cabeça com nada, só a troca de óleo e gasolina. E desde 2013 só troquei cabo e vela uma vez. CARRO TOP DE LINHA.

Avatar
ROSALINA ALVES 12 de junho de 2024

SUA GARAGEM DEVE PENSAR O MESMO. KKKKKKKKKKKKKK

Avatar
Lauro 8 de junho de 2024

Não tenho nada a reclamar do Agili excelente carro

Avatar
Sebastião Candido 7 de junho de 2024

Posso garantir que esta pesquisa, se realmente foi uma pesquisa é mais que tendenciosa ,pois possuo um agile 2013 a 6 anos,está com 100000kms não tive nenhum tipo de problema citado. Somente manutenção periodica. Posso dizer que não pretendo me desfazer do meu tão cedo. Sugiro que aprendam a fazer uma analise mais detalhada do carro em questão.

Avatar
Joao Luiz 6 de junho de 2024

Boa tarde..quem fez essa avaliação deveria conhecer melhor o carro Agile..tenho um desde 2019 e nunca deu esses probl.citados pelo cidadão…..reveja isso ai..tá equivocado…

Avatar
Flávio José Pereira 6 de junho de 2024

Quando li o que foi mencionado a respeito do ágile, parei de ler. Quer ganhar visualizações em contrapartida vai ficar sem credibilidade, motor fraco? Não sabe o que escrever, não escreve nada!

Avatar
Maria cruz nto silva 6 de junho de 2024

Discordo dessa avaliação do agile
Ele é um carro excelente ñ da problemas adoro o meu esta bem velhinho e continua firme e forte nunca me deixou na mão

Avatar
Clayton 5 de junho de 2024

Também discordo do agile está nessa lista, tenho o meu a 5 anos 120 mil rodados só alegria ótimo carro com certeza compraria novamente, lógico todo carro sem manutenção se torna uma bomba!!!!

Avatar
Lkdelta 6 de junho de 2024

120mil km em 5 anos não rodou nada.

Avatar
gilmai pereira albino 5 de junho de 2024

vcs defende o carro agile porque vcs tem kkgilmarkkk

Avatar
Idielson 5 de junho de 2024

E como uma pessoa pode falar daquilo que não tem e nem conhece, sabe nem o que está dizendo o Agile e um ótimo carro .

Avatar
Gustavo 4 de junho de 2024

Concordo com várias pessoas sobre colocar o Agile nesta lista, tem tanta bomba que ficou fora, Citroën todos, peugeot quase todos, marea, tempra, tipo, jac e mais uns quantos que ficaram fora e assim crucificou o Agile que não tem tanto problema crônico não.

Avatar
HAF 4 de junho de 2024

Esqueceu de acrescentar o motor 1.8 Gm é manco e bebe com força… e assim como o 1.5 do celer, esse 1.5 do Etios que também bebe e não anda nada….

Avatar
Santiago 5 de junho de 2024

Etios bebe e não anda nada???
Só se estiver sendo abastecido com combustivel adulterado, ou se estiver sem manutenção alguma…

Avatar
Gustavo 5 de junho de 2024

Mas o 1.8 GM e 0 1.5 Toyota são duráveis e com baixa manutenção ao contrário dos 3 cilindros de agora.

Avatar
rudineidacruz 4 de junho de 2024

Tenho um Agile não posso me queixar até hoje carro muito bommmmm parabéns a Chevrolet e não vendo o meu

Avatar
Olivia Vieira Caldas 4 de junho de 2024

Quando vi o título da reportagem jamais imaginaria que o Agile estivesse nessa lista. Comprei o meu e estou muito satisfeita. É um carro bonito, confortável e confiável. Um dos melhores, se não o melhor de sua categoria.

Avatar
Fagner 4 de junho de 2024

Apoio o Agile e um carro top e só manter manutenção em dia, o meu e o automatizado nunca me deu trabalho 110.000 km top

Avatar
Danilo 4 de junho de 2024

Tenho um Agile e gosto de mais, carro top

Avatar
Polvo 3 de junho de 2024

Não acho o Agile ruim, só o design é estranho. Ele tem a simplicidade dos Corsas com uma carroceria mais alta.

Avatar
Valdenir Almeida 3 de junho de 2024

Vc está completamente correto Heber, o Agile é um excelente carro, sem contar que a manutenção é extremamente barata e simples de manter em dia e tbm o seguro que é bem em conta por ñ ser um veículo visado , tenho um LTZ 2012 completíssimo em comparação aos veículos da mesma época …

Avatar
Rosana 4 de junho de 2024

Concordo com os dois. Tenho um, comprei OKm. Manutenção em dia, não trás problemas de fábrica, ou coisa assim. Ótimo carro. Como QQ um, se a manutenção não está em dia, é questão do proprietário. Acho que a matéria é tendenciosa para desvalorizar esses carros ….

Avatar
Marco Antônio nonato 3 de junho de 2024

Eu não tenho nada a reclamar da Captiva 2.4 que é minha já tenho ela a 8 anos nunca me deixou na mão.o que faço e fazer as revisões periódicas.ate agora só alegria .curtindo minha .usv.

Avatar
Jhonathas 3 de junho de 2024

Fusion 3.0 na lista é piada kkkk se fosse o antigo 2.3 até que valeria

Avatar
Ivanindo Cardoso Gomes 3 de junho de 2024

E não tenho que reclamar tenho Agile faz bom tempo nunca tive dó de cabeça eo carro ótimo do dia dia trabalho com este carro muito tempo completinho. Porta-malas bom muito barato a manutenção

Avatar
Ivanindo Cardoso Gomes 3 de junho de 2024

E não tenho que reclamar tenho Agile faz bom tempo nunca tive dó de cabeça eo carro ótimo do dia dia trabalho com este carro muito tempo completinho. Porta-malas bom muito barato a manutenção
Carro muito bom

Avatar
Milton 3 de junho de 2024

Discordo totalmente do Ágile estar nesta lista.
Tenho o meu há anos e nunca deu nenhum problema, apenas manutenção de rotina.
O carro tem um espaço excelente, bancos com ótimo acabamento, ótimo porta-malas, é mais alto (ajuda na hora de enfrentar os pisos brasileiros), é robusto, fácil achar peças e não são caras.
Tem acendimento automático dos faróis, computador de bordo, piloto automático, duplo airbag, direção hidráulica, ar-condicionado, bancos bipartidos e o da frente escamoteável, rádio original com ótimo sistema bluetooth e chamadas de telefone, farol de neblina, diversos porta trecos, enfim, é uma das melhores opções de usados nessa faixa de 30.000,00 a 45.000,00. Com os preços que estão os carros hoje, o Ágile pode ser uma grata surpresa. Ponto negativo o consumo, que é apenas razoável para o padrão do veículo.

Avatar
Isaac 3 de junho de 2024

Legal amigo, mais tira uma dúvida por favor. Em viagens longas, mais de 500km ele cansa o motorista?

Avatar
Marcos 3 de junho de 2024

Com relação ao Renault fluence eu não concordo pois tenho um e faço todas as manutenções em dia e não tenho nenhum problema,se você tem um carro e não cuida sempre irá reclamar maís as vezes não é o carro e sim o proprietário

Avatar
Cleber 15 de junho de 2024

Concordo com você Marcos , tenho um fluence e nunca me deu problemas, fora as manutenções preventivas , nunca gastei um centavo , troquei velas 1 vez e fora isso só óleo, e pneu que também troquei apenas uma vez , na estrada muito confortável, viagens de 6 a 8 horas sem desgaste físico, não pretendo trocar de carro tão cedo.

Avatar
Osmarino moreira 3 de junho de 2024

Bom dia, faço de suas palavras as minhas,esse cidadão em vez de verificar antes de escrever ele vai pelo o que os motoristas que não dão as devidas manutenções dizem,problemas mecânicos todo os veículos tem

Avatar
Heber Obregon 3 de junho de 2024

Prezados, bom dia, encaminho esse e mail a respeito de reportagem, no meu entendimento, totalmente superficial a respeito do veículo Agile que foi eleito um dos piores carros no site.
Tirei um Agile LT 0 em 2011 e tenho ele até hoje, então vejamos o que diz a reportagem, comentando parágrafo por parágrafo:
1º parágrafo: Temos uma grafia errada “medalahão” ao invés de “medalhão”. E o único “equívoco” no meu entendimento foi substituir o Agile pelo Onix, um carrinho feio, frágil e sem porta-malas. Comparar o Agile com o Fox então é uma piada.
2º parágrafo: a altura do carro é excelente ao contrário da porcaria do Fox. E o motor nunca tive problemas com ele, tem um ótimo rendimento, na estrada então vai muito bem, além de ser um carro robusto.
3º parágrafo: Realmente houve o problema na mangueira, aliás em vários carros da chevrolet no período (minha mãe tem um cetla 2013 e houve o mesmo problema). Troquei a mangueira uma vez e nunca mais aconteceu nada e inclusive o problema da mangueira eu detectei não pelo cheiro de combustível dentro do carro, mas no momento de abastecer quando vazou combustível após eu completar o tanque. Como eu disse, o problema não foi exclusivo do Agile e uma troca de mangueira foi o suficiente para resolver o problema, tanto que nunca mais realizei tal troca (a troca da mangueira foi feita em 2015).
4º parágrafo: Ignição, velas, bobinas e catalisador: realizo manutenções periódicas no veículo (tenho uma planilha de manutenções que comparo com o histórico das visitas ao meu mecânico, que é excelente profissional por sinal, e sempre elogiou o Agile) e nunca tive problemas com esses componentes. Todas as manutenções foram provenientes do desgaste natural das peças que estavam todas dentro do seu tempo de vida útil. Imprevistos eventualmente acontecem, mas nenhum relacionado a esses itens e nada que eu tive que efetuar trocar repetidas vezes.
E por fim, não pretendo trocar meu Agile tão cedo, vou longe com esse carro. Realizando as manutenções periódicas é um carro extremamente confiável com um ótimo desempenho.

Obrigado pela atenção.

Atenciosamente,

Heber Obregon – Tupã-SP.

Avatar
gilmai pereira albino 5 de junho de 2024

vcs defende o carro agile porque vcs tem ne kkkkk

Avatar
Deixe um comentário