Plataforma MQB vai refazer Gol e Voyage e acabar com Up!

Desmistificamos os planos da Volkswagen para o Brasil em 2021, revelados após a divulgação de uma nota do Sindicato de Metalúrgicos de Taubaté

Por AutoPapo
Publicado em 25/02/2019 às 19h30
Atualizado em 27/02/2019 às 10h16

Uma nota do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté (Sindimetau), publicada na semana passada, revelou os planos que a Volkswagen tem para o Brasil. Segundo a publicação, os modelos Gol e Voyage serão totalmente reconstruídos para adotar a plataforma MQB da marca, em 2021. A mudança também resultará em uma nova versão do Polo e um novo SUV para o Brasil, e pode levar ao fim do Up!.

Desmistificamos os planos da Volkswagen para o Brasil em 2021, revelados com uma nota do Sindicato de Metalúrgicos de Taubaté sobre a plataforma MQB.

As informações foram mencionadas pelo sindicato quando celebrava um novo acordo entre os trabalhadores e a fabricante, que vai valer até 2022. Entretanto, nenhuma é completamente nova para quem acompanha o setor, pois ressoam com planos já confirmados pela Volkswagen.

Depois de projeto do novo SUV Tarek ser revelado, com exclusividade, pelo AutoPapo, a alemã já confirmou diversos outros detalhes sobre seus planos para o Brasil. Como menciona a nota do Sindimetau, a adoção da plataforma MQB é positiva, de um ponto de vista industrial.

Ela é uma estrutura modular, e passará a ser um padrão global da marca alemã. Ao utilizá-la, a fábrica de Taubaté (SP) abrirá espaço para receber novos investimentos e produtos da Volkswagen.

Assim, os veteranos Gol e Voyage serão modernizados. Atualmente, ambos são construídos sobre a estrutura VW 23X. Agora, com a adoção da plataforma MQB na fábrica de Taubaté, os dois veículos terão que evoluir e entrar em uma nova geração.

A modernização do hatch e do sedã já havia sido anunciada pela fabricante, em dezembro de 2017. Em um evento na Argentina, a alemã disse que iria introduzir os novos Gol e Voyage, que ganhariam câmbio automático. Isso já ocorreu no ano passado.

A seguir, receberemos o “A00”, identificado no evento como o “sucessor do Gol”. É estranho não ver, na imagem, a indicação de um “sucessor do Voyage”.

Ao mesmo tempo, a Volkswagen também está planejando uma nova versão do Polo, o PA. Ela, junto ao Polo, também passarão a ser produzidos em Taubaté. O hatch já adota a plataforma MQB, e é produzido em São Bernardo do Campo (SP). As duas fábricas vão compartilhar a fabricação dos dois modelos.

VW Gol ganhou câmbio automático em 2018: Desmistificamos os planos da Volkswagen para o Brasil em 2021, revelados com uma nota do Sindicato de Metalúrgicos de Taubaté sobre a plataforma MQB.
(Alexandre Carneiro | AutoPapo)

É possível que a nova versão do hatch, chamada pelo sindicato de PA, seja a configuração esportiva Polo GTS, confirmada pela Volkswagen em dezembro de 2017. A marca também divulgou, à época, uma versão esportiva para o Virtus.

Por fim, o sindicato revelou que a Volkswagen também está desenvolvendo um novo SUV para o Brasil. De acordo com a nota, ele será o “VWA0SUV”, mas não há outra informação além do nome do projeto.

Podemos sugerir que se trata do mesmo A0 CUV, confirmado pela marca, também, em dezembro. Segundo foi divulgado à época, o modelo será um SUV compacto, que ficará abaixo do T-Cross, para competir com o Renault Kwid.

Contudo, a mudança também tem lados negativos, o principal deles sendo o fim da produção do Up! em 2021. Embora não tenha sido confirmado pela montadora, há grandes chances de o compacto deixar o mercado. Ele usa a plataforma VW 120.

Em resposta à nossa reportagem, a Volkswagen enviou o posicionamento a seguir:

“A Volkswagen do Brasil informa que os modelos Gol, Voyage e up! continuam em produção em Taubaté (SP) e têm grande importância para as operações da marca no Brasil e mercados para exportação. O Gol é o 5º modelo mais vendido do País, com 77.622 unidades comercializadas em 2018, sendo o líder de vendas da marca.

No ano passado, Gol e Voyage receberam transmissão automática, contribuindo para o aumento nas vendas da Volkswagen para segmentos como o de PcD – Pessoas com Deficiência (+329% em 2018, em relação a 2017) e Táxis (+ 57%).

Sucesso no Brasil e no exterior, o up! tem relevante contribuição para mercados de exportação como o Uruguai. Lá, o up! é o modelo mais vendido da marca, contribuindo para a liderança de mercado da Volkswagen pelo segundo ano consecutivo.

A aprovação de um novo acordo coletivo com o sindicato local de Taubaté, votado em 20/02 pelos empregados, é um importante passo para a ampliação dos investimentos da Volkswagen no Brasil a partir de 2020 , após o ciclo de R$ 7 bilhões, já anunciados.

A Empresa segue em negociação com seus demais parceiros de negócios visando a chegada de um novo modelo naquela unidade, utilizando a Estratégia Modular MQB, que é o mais moderno conceito de produção do Grupo Volkswagen no mundo. Os veículos baseados na Estratégia Modular MQB proporcionam o que há de mais avançado em termos de design, inovação, alta performance e segurança”.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Vilson 1 de julho de 2019

O fato de não vender o “up” e que o brasileiros não sabe que o bichinho e um verdadeiro carro, cara eeeeeeé bom de mais , o motor tsi e um avião.

Avatar
Cleriston Rabelo dos Santos 26 de fevereiro de 2019

Ja passou da hora de a VW acabar com o Up, carro não vende nada!

Avatar
Sipriano 26 de fevereiro de 2019

Não vende bem por causa do preço …já tive um o carro é bom mais na hora de comprar outro por causa do preço prefiro um Corolla usado por 54.000 do que um up novo…

Avatar
Joselito 27 de fevereiro de 2019

Concordo. A VW enlouqueceu, por 40 mil compra-se um carro bem maior e mais equipado. Tenho um Up e acho uma covardia o preço atual embora o carro seja excelente o preço nao condiz com a realidade. Eles aumentam o preço e acham que vao esvaziar as lojas. Volta pra 38.990,00 e os mais equipados a 42.000 e verao fila de clientes por ser um carro muito economico.

Avatar
Joselito 27 de fevereiro de 2019

Gol up voyage fox. A Vw nao sabe o que faz. Ta igual Fiat com Uno e Mobi.
Enquanto isso os demais crescem. Ate o absurdo do kwid.

Avatar
Deixe um comentário