Pneu careca: acredite, ele pode fazer você sofrer um acidente

Não é à toa que a legislação prevê multa para o motorista que andar com pneus desgastados, pois eles podem levar à perda completa do controle do veículo

pneu careca
Por Bárbara Angelo
Publicado em 19/12/2018 às 16h45
Atualizado em 19/12/2018 às 18h41

Tomar uma multa não é o único risco de se andar em um veículo com um pneu careca. Além de estar se expondo à infração de trânsito – que, aliás, vale até mesmo para o estepe – o motorista também está se arriscando a uma derrapagem, aquaplanagem e perda da eficiência dos freios.

Juntos, estes fatores representam uma diminuição considerável na segurança dos ocupantes, aumentando a chance de acidentes. De acordo com o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), os pneus são componentes que fazem parte do sistema de suspensão do carro.

Assim, entre suas funções, está a do amortecimento de vibrações e, principalmente, a de fornecer atrito com o solo. A perda de atrito é de onde surgem os riscos de um pneu desgastado.

Não é à toa que a legislação prevê multa para o motorista que andar com um pneu careca, pois ele pode levar à perda completa do controle do veículo.

Quando se diz que um pneu ficou careca, explica o Cesvi, quer dizer que os sulcos da banda de rodagem perderam sua profundidade. Quando isso ocorre, o pneu não funciona como deveria. Até antes mesmo de ficarem completamente carecas, se os sulcos estiverem rasos, o veículo já não é capaz de proporcionar a segurança adequada.

Um pneu em boas condições, esclarece o órgão, deve oferecer aderência. Assim, ele ajuda na direção do veículo em curvas, e também quando os freios são acionados. Se oferecer menos atrito, o carro pode derrapar nas curvas e durante frenagens.

Já os sulcos são os responsáveis por garantir a dirigibilidade do carro em condições de chuva ou sobre piso molhado. Isso ocorre porque a água é drenada pelos frisos. Se for um pneu careca, ele vai subir na água, perdendo a aderência com o solo totalmente. Com isso, o motorista perde o controle do veículo, em um fenômeno conhecido como aquaplanagem.

Não é à toa que a legislação prevê multa para o motorista que andar com um pneu careca, pois ele pode levar à perda completa do controle do veículo.
Carros de Fórmula 1 têm pneus específicos para rodar na chuva e em boas condições climáticas.

Alguns, inclusive, podem se perguntar por que os carros de Fórmula 1 utilizam pneus lisos, se chegam a velocidades tão altas. Isso acontece porque, quando chove, os pneus desses veículos são substituídos por outros, específicos para a pista molhada. Em carros comuns, como não se pode fazer o mesmo, o componente deve ser bem adaptado para ambas as situações.

TWI indica momento de trocar os pneus

O risco de pneus desgastados é tão alto que o motorista não deve esperar eles ficarem totalmente carecas – ou lisos – para fazer a substituição. Ela deve ser feita quando a profundidade dos sulcos se tornar insuficiente.

Não é à toa que a legislação prevê multa para o motorista que andar com um pneu careca, pois ele pode levar à perda completa do controle do veículo.
O TWI é um “tijolinho” no fundo dos sulcos que se torna visível quando o pneu está desgastado. (Imagem | AutoPapo)

De acordo com a lei, essa medida não pode ser menor que 1,6 milímetro. Há, inclusive, um dispositivo no próprio pneu que mostra quando os frisos estão exageradamente rasos. Ele é o TWI, ou “indicador de desgaste dos sulcos”, na sigla em inglês.

O TWI é um “tijolinho” de borracha que fica no fundo dos frisos. Quando o desgaste alcança 1,6 mm, esses “tijolinhos” se tornam visíveis, indicando que está na hora da substituição.

Contudo, há especialistas que indicam a troca dos pneus quando a profundidade dos sulcos alcança 3 milímetros. De acordo com eles, essa é a medida mínima para que o veículo permaneça seguro durante a chuva ou em pista molhada.

Pneu careca também pode ter passado da validade

Outra característica que deve ser levada em consideração com relação ao pneu careca é sua data de validade. Como, geralmente, é preciso um longo período de uso até que eles cheguem a esse estado, é possível que a validade já possa ter sido ultrapassada.

Não é à toa que a legislação prevê multa para o motorista que andar com um pneu careca, pois ele pode levar à perda completa do controle do veículo.
O DOT indica a data de fabricação dos pneus.

Assim, além de todos os riscos envolvidos com o desgaste dos sulcos, a borracha do pneu careca também pode estar velha. Quando isso ocorre, segundo o Cesvi, o material pode apresentar ressecamento e trincas, comprometendo a aderência do veículo com o solo.

A data de validade dos pneus deve ser calculada a partir da data de fabricação. Ela é indicada por um número composto por quatro dígitos, no padrão americano DOT (Department of Transportation). Os dois primeiros são a semana de fabricação, e os dois últimos indicam o ano. Os pneus não devem ser utilizados por mais que cinco anos depois dessa data.

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2 Comentários
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Lucas 21 de janeiro de 2022

Olá, gostaria de saber se há algum estudo que fale sobre se somente um pneu estiver com menos de 1,6mm de sulco, se isso pode causar um acidente.

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Neto Vieira Miranda 19 de dezembro de 2018

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