Pneu tem data de validade: 5 anos é o limite?

A validade dos pneus é alvo de muita controvérsia. Mas, o que pouca gente sabe é que o pneu não têm apenas um, mas dois prazos em que se pode usá-lo

Por Boris Feldman 18/03/20 às 16h20

Você sabia que pneu é igual a remédio? Tem data de validade e expira! Só que o remédio tem uma, o pneu tem duas. A primeira coisa é você saber a data em que ele foi fabricado, chamada de DOT, Department of Transportatio“,  com uma série de letrinhas e dígitos. Os quatro últimos dígitos, por exemplo, em um pneu que esteja gravado 0718,  significa que ele foi fabricado na 7ª semana de 2018.

Além de você saber a data de fabricação, saiba que tanto faz o pneu estar rodando ou estar na prateleira da loja, ou na sua garagem. Ele vence usando ou não usando, já que o composto de borracha se deteriora.

E quais são os dois prazos que pouca gente fala? É só você ver o DOT. Como no pneu exemplificado acima, a marcação indica que ele foi fabricado em 2018, fevereiro. Até cinco ou seis anos de fabricação o pneu mantém as suas características originais, o composto de borracha se mantém estável, sem problemas.

A partir do sexto ano o pneu já perde as suas características, a aderência no asfalto vai reduzindo e o pneu não oferece mais a mesma estabilidade, a mesma aderência com o asfalto do que um similar zero ou novo, até seis anos. Nessas condições você pode usar o pneu até, no máximo, 10 anos.

Ou seja, se ele foi produzido em 2018, a partir de 2028 não use mais esse pneu em hipótese nenhuma. Porque aí já vão aparecer trincas nos fundos dos sulcos do pneu. Essas trincas, principalmente em velocidades mais elevadas, podem provocar um estouro, uma explosão do pneu.

Então, agora que você já descobriu que o pneu tem data de validade, saiba que até os seis anos de uso não têm problema nenhum, o pneu está em ordem. Entre seis e 10 anos, dá para usar. Depois dos 10 anos, não se pode usar em hipótese alguma.

pneu tem data de validade - explicação das letras no pneu
Como ler o pneu (Continental | Divulgação)
SOBRE
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Evandro Bertolini 18 de março de 2020

    Sou vendedor de pneus e técnico para garantia de pneus Pirelli.
    A informação que recebemos em treinamento de garantia é que o pneu não precisa ser descartado ou que não possa mais ser utilizado.

    O pneu tem 5 anos de garantia a partir da emissão da Nota Fiscal.
    Caso não tenha a NF os 5 anos para garantia são considerados a partir do DOT.

    O pneu ultrapassando os 5 anos, estando novo ou acima do TWI pode ser utilizado, desde que não tenha nem uma avaria acidental.

    • Avatar
      gustavo vigato 19 de março de 2020

      Tenho um caminhão 2009, aposentado igual eu, o último jogo de pneus que troquei foi em 2011, estão bons de borracha ainda, qdo sai viagem que o preço do frete que peço é pago, confiro a calibragem, e rodo normalmente, até com excesso de peso, viagens mesmo, não é voltinha na rua.

    • Avatar
      Gilmar 15 de abril de 2020

      É isso mesmo meu amigo.
      A meu ver, a matéria gera uma certa confusão.
      A data impressa no pneu, serve apenas como referência para a garantia do mesmo.
      A legislação não prevê multa ou apreensão caso o carro esteja rodando com um pneu “velho”.
      O que importa é o estado de conservação e de desgaste dos mesmos.

Avatar
Deixe um comentário