Você sabe pra que servem os pontinhos pretos nos vidros? Explicamos!

Na borda de todos os vidros que são fixos na carroceria existe uma borda e uns pontinhos pretos, que estão lá por um motivo importante

vidro de carro com faixa e pontinhos pretos
Esse acabamento preto é uma pintura cerâmica que protege o adesivo que fixa o vidro na carroceria (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 08/03/2023 às 08h03
Atualizado em 08/03/2023 às 18h09

Você certamente já notou que nas bordas do para-brisas de seu carro existem uns pontinhos pretos, junto de uma borda. Pode parecer que seja apenas alguma bossa dos fabricantes para dar um visual diferenciado ao vidros, mas na verdade se trata de algo importante para ele não quebrar.

Hoje em dia, o para-brisa, o vigia e os vidros que são fixos na carroceria são colados ao monobloco durante o processo de fabricação. A borda preta é onde passam o adesivo, o escondendo e dando um acabamento. Já as bolinhas servem para fazer uma transição suave. pois a cor preta retém mais calor.

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Essa parte preta da borda e dos pontinhos que existem nos vidros é uma pintura cerâmica. Ela ajuda na aderência do adesivos e o protege da radiação ultravioleta. Sem esse acabamento o vidro poderia se soltar com o tempo, já que a ação do sol tiraria o efeito da cola.

Hoje a moda é colocar alguns easter eggs nos vidros, como a Jeep que coloca um Willys antigo “escalando” um canto do para-brisas. Essas brincadeiras não têm uma função importante como os pontinhos, mas podem ajudar a identificar um carro que teve a peça trocada. Já para a montadora, isso incentiva a venda da peça original.

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5 Comentários
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Moreira 14 de março de 2023

Kkkkkk, quem entende dando aula pra quem escreve, assim vcs perdem credibilidade, parabens ao pessoal que explicou corretamente

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Andre Luis Pires Alves 9 de março de 2023

E logo a indústria de tinta cerâmica notou que podia desenvolver a pasta cerâmica com primer para melhor aderência da cola adesiva e assim sinterizada no vidro.

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Andre Luis 9 de março de 2023

E logo a indústria de tinta cerâmica notou que podia desenvolver a pasta cerâmica com primer para melhor aderência da cola adesiva e assim sinterizada no vidro.

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Andre Luis 9 de março de 2023

Na verdade esses pontos conhecidos com Dot Point não protege nada, foram feitos para eliminar o serrilhado da linha final da banda negra a faixa preta abaixo deles e toda essa pintura no vidro nada mais é para aumentar a produção na indústria pois ele escondo as aberturas da carroceria. Nós anos 70 a indústria tinha de ser perfeita nós acabamentos de painel terminando justo no vidro dianteiro para-brisa ou PBS como é chamado na indústria automotiva e assim se fez nos vidros fixos. Em seguida foi a vez do vidro blindado fazer o mesmo para esconder o pacote balístico e overlap da blindagem opaca. Em fim é para esconder o que não precisa de tanto acabamento no veículo. Lembrando que na linha branca é pelo mesmo motivo ocultar a borda de ancoragem. Me chamo André Luis sou técnico em vidros blindados desde 1997.

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Odilo Alves 9 de março de 2023

Que matéria sem fundo e nem nexo. A serigrafia fica por dentro do vidro laminado, não adere e não ajuda a colar nada. Apenas como foi citado acima nos comentários pelo André, “apenas para esconder acabamentos e diferenciar as marcas. Por favor, pesquisem melhor antes de publicar uma matéria assim. Sou técnico em serigrafia e Gerente de desenvolvimento automotivo a mais de 20 anos.

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