Por que explodem carros adaptados para o GNV?

Os acidentes em carros com gás natural veicular estão mais comuns porque todos erram: o dono do carro, a oficina e o posto

carro peugeot explode abastecimento gnv foto tomaz silva agencia brasil
Acidente provocou uma morte recentemente (Foto: Tomaz Silva | Agência Brasil)
Por Boris Feldman
Publicado em 14/08/2022 às 09h03

Em menos de 15 dias (entre o final de julho e início de agosto), três automóveis explodiram enquanto abasteciam com GNV em postos no Rio de Janeiro.

Coincidência ou o GNV é perigoso?

Ele é seguro desde que sejam respeitadas as regras básicas de segurança para a instalação do kit de gás e sua manutenção.

Dos três carros, já se confirmou que pelo menos dois (Peugeot 208 e Fiorino) envolvidos nos acidentes rodavam irregularmente, pois não tinham se submetido à inspeção obrigatória do sistema de gás e, pior, com cilindros de GNV irregulares.

VEJA TAMBÉM:

Foram raros os automóveis produzidos no Brasil que deixaram a linha de montagem prontos para o uso do gás natural veicular (GNV). Num passado distante, Chevrolet Astra, VW Santana e Ford Ranger. Mais recentemente, Toyota Etios e Fiat Siena.

Kit GNV

A grande maioria dos veículos que rodam com GNV recebem um kit especial, instalado por empresas licenciadas pelo Detran e acreditadas pelo Inmetro (confira lista aqui). Eles continuam mantendo o tanque original de combustível (gasolina ou etanol) e adicionam um cilindro (em geral no porta-malas) para o gás natural.

Depois de instalado o sistema que o habilita para o GNV (que custa hoje cerca de R$ 5.000), ele recebe um Certificado de Segurança Veicular (CSV) que deve ser renovado anualmente mediante uma nova inspeção. Estes kits geralmente são adaptados por motoristas que rodam elevadas quilometragens, caso contrário é muito demorado o retorno do investimento para o GNV.

Depois de instalado, deve ser vistoriado conforme determina a Lei Federal 16.649/2018 e a portaria do Inmetro nº 122/2002. Posteriormente, submeter-se a vistorias anuais. E o cilindro por um processo de requalificação cada cinco anos.

grand siena gnv 004
Poucos carros, como o Grand Siena, vieram com ‘kit GNV’ de fábrica (Foto: Fiat | Divulgação)

No município do Rio de Janeiro, onde ocorreram  duas das explosões, (a terceira foi em São Pedro da Aldeia), a lei exige a verificação do “selo GNV” para que o posto o abasteça. Como os dois carros estavam irregulares, tudo indica que o frentista os abasteceu sem verificar o CSV.

Carros irregulares

Mas, as estatísticas apontam para um grave problema entre os carros adaptados para o gás. Até junho deste ano, a frota nacional destes veículos era de cerca de 2,6 milhões. Apesar disso, apenas 740 mil (28%) rodam com o CSV atualizado. A maioria (72%) está irregular e muitos jamais foram submetidos à inspeção veicular.

As análises preliminares em dois dos carros que explodiram (o dono do primeiro foi socorrido mas faleceu no dia seguinte, em 27/7) revelaram que seus cilindros estavam irregulares. Um deles não era sequer o que tinha sido submetido à inspeção no ano passado e foi retirado de um carro roubado. Com sinais de ter sido atingido por incêndio.

Botijão de GLP adaptado é bomba

Além destas irregularidades, existem outras mais graves, como o motorista que adapta o botijão de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), o chamado “gás de cozinha” em vez do cilindro de GNV, pois seu m3 é mais barato. O motor funciona, entretanto os riscos de uma explosão são enormes, pois o motorista ignora a diferença de pressão entre os dois.

carro abastecido com gnv
Pressão no abastecimento de GNV é altíssima

O cilindro do GNV foi projetado para suportar pelo menos 220 bar, sua pressão de trabalho. Enquanto isso, o botijão de GLP suporta apenas 8 bar. Ou seja, submetido a uma pressão quase 30 vezes maior, são grandes as possibilidades de explodir. O que de fato já ocorreu diversas vezes no Brasil.

Entre as diversas recomendações a serem observadas durante o abastecimento, o frentista deve fazer o aterramento próximo à válvula do GNV, para evitar o perigo de uma centelha.

Em resumo, carro com GNV é tão seguro quanto qualquer outro, desde que a legislação seja respeitada. É aí que a porca torce o rabo, pois o Brasil é um país onde tem lei “que pega” mas também a “que não pega”…

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fernando 6 de setembro de 2022

O principal motivo para as irregularidades são os altos impostos e taxas que são cobradas não apenas para os veículos, mas todos os serviços em geral.
Eliminando IPVA e taxas com certeza muitos sairiam da irregularidade e colocariam seus veículos em ordem, resultando assim na diminuição de acidentes e mortes.

Avatar
André 2 de setembro de 2023

Ah ta bom se vai andar muito sem pagar seu IPVA o que acontece que muitos não tem nem onde cair morto e quer andar de carro sem o mínimo de condições comprei um veículo com GNV de um imbecil desses que não tem condições e estou passando perrengue pra regularizar

Avatar
HAF 17 de agosto de 2022

O problema é que as taxas estaduais para fazer tudo certinho estão ABUSIVAS, querem meter a mão no pobre bolso de um motorista de aplicativo e taxista… as receitas estaduais são uma vergonha! Detrans também! 300,00, 400,00 para uma vistoria pífia? ROUBO! Por isso o pessoal roda na ilegalidade, pois a instalação por si só já é cara!

Avatar
Mateus 20 de maio de 2023

Exato, taxas pra todo lado. Faz o L

Avatar
andre 2 de setembro de 2023

o que acontece que muitos não tem nem onde cair morto e quer andar de carro sem o mínimo de condições comprei um veículo com GNV de um imbecil desses que não tem condições e estou passando perrengue pra regularizar

Avatar
Rodrigo 15 de agosto de 2022

Bóris, se um dos carros citados for o da foto de abertura, trata-se de um 207 (ou popularmente chamado de 206,5), não um 208…

Avatar
Deixe um comentário