Cegonha de milhões: saiba como os carros da Porsche Cup são transportados

Conferimos como os supercarros que disputam a Porsche Carrera Cup são transportados de uma corrida para a outra

porsche cup carregamento
Cada carro é literalmente embalado para evitar riscos e danos durante a viagem (Foto: Érico Pimenta | AutoPapo)
Por Érico Pimenta
Publicado em 20/08/2023 às 11h03

Quando um carro novo sai da fábrica, o modelo é levado para uma concessionária por meio de um caminhão, os caminhões cegonhas. Entretendo, em alguns casos, esse transporte se torna especial. E tivemos a oportunidade de conhecer a operação de transporte dos carros da Porsche Carrera Cup.

Nos dias 2, 3 e 10 de setembro, a competição terá duas etapas na Argentina. Com isso, todos os 77 carros serão transportados via terrestre em caminhões cegonhas do Grupo Sada, que é especializado no transporte de carros.

VEJA TAMBÉM:

A operação, se diferencia um pouco daquela convencional, de carros zero km. É claro que ambos são feito com todo o cuidado, entretanto, os carros usado na Porsche Cup são naturalmente mais baixos. Com isso, os carros são carregados com mais cuidado. E em alguns casos são empurrados até a sua “vaga” na cegonha, para evitar de raspar na carreta.

Necessidades da Porsche Cup

Para embarcar na cegonha, é preciso esticar bandas de rodagem de pneus de caminhão no assoalho do implemento. As tiras chamadas de borrachão pela turma que faz o embarque. O “tapete”, além de dar mais tração aos carros, deixa a passagem mais alta, evitando também que os mesmo raspem no implemento.

Outra diferença, é que os bólidos recebem diversas proteções, entre elas uma lâmina plástica nos vidros e faróis. Também é aplicada uma capa plástica sobre os carros. E por fim, uma segunda capa, essa porém mais pesada e grossa.

Por fim, ao final do processo de embarque, a cegonha tem que ser configurada. Com isso as plataformas do implemento são levantadas ou abaixadas e travadas.

Raio – X da operação

  • A Sada está transportando 77 carros da Porsche CUP para a Argentina.
  • Os modelos tem que seguir as regras aduaneiras, com isso os carros são documentados com data de entrada e saída.
  • Os caminhões têm que seguir as regras do Mercosul, entre elas, placa traseira dupla, placa que informa o tamanho total em espanhol.
  • Ao todo, serão usadas 7 cegonhas, e todos os 77 carros pesam juntos quase 92 toneladas (o peso estimado de cada um é de 1,2 tonelada).
  • Serão usados 9 motoristas carreteiros experientes e a jornada deve durar 10 dias.
  • Por fim, além da Porsche Cup, o Grupo SADA também é operador logístico da Stock Car Brasil e Copa Truck.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário