Rádio pós chave: instalação é importante para preservação da bateria do seu carro

A instalação do mecanismo pós chave não é caro, é rápido e ainda vai ajudar a aumentar a autonomia da bateria do seu veículo

multimidia carro ignicao portal
O pós chave vai te fazer economizar bastante com as baterias do seu carro (Foto: Adobe Stock)
Por Bernardo Castro
Publicado em 17/07/2022 às 09h03

Você já percebeu que a bateria do seu carro vive arriando e te deixando na mão, mesmo quando ela está relativamente nova? Bom, o motivo por trás disso pode ser o rádio pós chave. Ou melhor, a falta dele…

Mas afinal, o que é esse tal rádio pós chave? O AutoPapo conversou com Ricardo de Melo, Gerente da loja de acessórios automotivos Ekipar, da unidade Francisco de Melo, em Belo Horizonte, para explicar melhor como funciona essa instalação que é fundamental para poupar a bateria do seu veículo.

VEJA TAMBÉM:

O rádio pós chave – ou pós ignição – como o nome sugere, é uma instalação que é feita em rádios ou centrais multimídia, ou qualquer outro tipo de som automotivo. Atualmente, as centrais multimídia originais de fábrica já vêm com essa instalação feita, e é por isso que você não consegue ligar o som quando seu carro está desligado.

No entanto, quando o condutor opta por comprá-la paralelamente é necessário equipá-la no seu veículo – podendo fazer você mesmo ou levando a uma loja especializada nesse serviço.

Ela evita o desgaste desnecessário da bateria quando o carro está desligado, e até impede que o motorista esqueça o rádio ou a central ligados ao sair do carro.

No chicote já tem uma saída que tem energia chamada de pós chave. Ela é conectada na ligação do carro com o chicote do rádio – ou da multimídia – que habilita o funcionamento do aparelho apenas com a chave na ignição.

Vantagens do pós chave

Essas centrais, por norma internacional, têm três fios de alimentação: positivo, negativo e um último que é a alimentação do pós chave.

Alguns técnicos desconhecem a importância da instalação desse terceiro fio e a vendem como opcional para o cliente. Caso isso aconteça, a central poderia ligar sem a chave do veículo, o que pode parecer bom, já que teria menos ‘esforço’ para ligar o som com o carro está desligado. Mas a longo prazo a preguiça pode lhe custar algumas centenas de reais.

Afinal, a ausência do pós chave – além de ir contra as normas do Contran – pode deixar o veículo sem bateria devido a uma pane elétrica. A título de comparação, uma central multimídia comprada paralelamente consome, aproximadamente, 0,237A por hora quando desligada.  Feita a instalação pós chave esse número cai para 0,004A. Um número que pode aumentar consideravelmente a autonomia do componente.

Custo

A instalação desse mecanismo de segurança é rápida e possui um valor acessível. Ainda mais se considerá-la como um investimento que deixará sua bateria com uma vida útil maior.

Na loja de Ricardo de Melo, toda a operação levar cerca de 30 minutos e custa R$ 60 para o cliente. Os preços e prazos podem variar de loja para loja, mas não deve ser muito diferente disso.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jose Luiz 21 de março de 2023

Meu Dvd é ligado no pos cheve e estou colocando um led DRL, que quero que funcione só no pos chave. Este Led pode ser Ligado no mesmo pos chve que chega até o fio do DVD?
Atenciosamente,

Avatar
Deixe um comentário