Pneu remold: o que é? É bom? Vale a pena? Posso comprar?
Cuidado: apesar de ser uma operação de remanufatura sem problemas no Primeiro Mundo, ele foi mal regulamentado no Brasil
Por AutoPapo 15/07/19 às 18h41Cuidado: apesar de ser uma operação de remanufatura sem problemas no Primeiro Mundo, ele foi mal regulamentado no Brasil
Por AutoPapo 15/07/19 às 18h41O pneu remold – ou pneu remoldado – custa menos que um pneu novo, e não é à toa. O pneu remold é resultado de uma espécie de reciclagem, e ela tem suas consequências. Por isso, antes de optar pela economia na hora de trocar os pneus, é importante levá-las em consideração.
O pneu remold é um pneu usado que passa por um processo de reconstrução. A técnica envolve a raspagem das laterais do componentes, e também da banda de rodagem, onde ficam os frisos ou sulcos.
Depois de eliminadas essas estruturas originais, uma nova banda de rodagem é aplicada, e o pneu remold também ganha novas inscrições laterais.
Muitos se perguntam se pneu remold é bom. Em resumo, não, porque você corre riscos. A rigor, não haveria problema nenhum em utilizar um pneu remold – que existe em todo o mundo. O pneu remold é mais barato, pois aproveita parte de um pneu usado e até colabora com o meio ambiente, pois o destino das carcaças é problema ecológico no mundo inteiro.
Entretanto, o pneu remold é perigoso no Brasil, pois o Inmetro, ineficiente como sempre, foi conivente com as empresas de remoldagem e não exigiu, como em países desenvolvidos, que seja mantido na lateral da carcaça o registro de uma informação da maior relevância para sua segurança.
Para fabricar um pneu remold, remove-se toda a camada de borracha e se aproveita apenas a carcaça do usado. Ao contrário do recapado ou recauchutado, no qual se aplica uma nova camada sobre a antiga.
O problema está nesta carcaça. Na Europa, por exemplo, a legislação exige que a operação de remoldagem conserve, na banda lateral, o registro das características originais da carcaça. Mas, no Brasil, o Inmetro (órgão governamental encarregado de certificar componentes de automóveis, entre outros) foi “convencido” pelas fábricas de pneus remold a desprezar essa exigência que onera o processo.
Ora, duas carcaças podem ter mesmas dimensões, receber uma nova camada de borracha e o “novo” pneu ser colocado para rodar num automóvel qualquer. O problema é que o projeto da carcaça considerava a função do veículo a ser equipado com o pneu.
Então, ela pode ter sido projetada originalmente para equipar uma picape que suporta maiores pesos na caçamba porém desenvolve menores velocidades.
Ou para um carro esportivo, bem mais leve, mas projetado para andar rapidamente. As medidas externas podem ser as mesmas, mas as características dos pneus são completamente diferentes.
Então, se a operação de remoldagem no Brasil dispensa – graças a um vacilo do Inmetro – o registro na banda lateral das características originais da carcaça, o consumidor pode estar comprando dois pneus idênticos externamente, mas rigorosamente diferentes em sua estrutura.
E o que ocorre se dois pneus remold com estas diferentes carcaças estiverem equipando o eixo dianteiro de um automóvel? No momento de uma freada de emergência ou numa curva apertada na estrada, a reação dos dois pneus – aparentemente idênticos – será desigual e poderá provocar um sério acidente.
Lamentavelmente, o motorista que se sentia seguro e protegido com o pneu que contava com a certificação do Inmetro, percebeu, a duras penas, que havia uma falha essencial de segurança no processo de remoldagem.
Podem existir fábricas de pneus remold que se preocupam em selecionar carcaças de mesma origem antes de iniciar a operação. Mas, por não se exigir que se mantenha o registro, são grandes as chances de não se respeitar esse critério.
O Inmetro chegou, no passado, a regulamentar o uso do pneu remold em motos, mas percebeu o absurdo da situação e acabou proibindo sua utilização.
Outra operação que requer cuidado é a ressulcagem. Pneus de veículos pesados como caminhões e ônibus podem ser do tipo “regroovable”, ou seja, quando estão ficando carecas, os sulcos da banda de rodagem permitem que sejam aprofundados mais alguns milímetros para voltar a rodar com segurança. Entretanto, é uma operação que só pode ser realizada se o pneu contiver a expressão regroovable.
Entretanto, existem borracharias no Brasil que decidem ressulcar pneus de automóveis, que definitivamente não permitem o aprofundamento dos sulcos. A operação é chamada de frisagem, e coloca em risco a segurança do automóvel.
Pneus remanufaturados existem em todo o mundo para veículos leves, pesados e até para aviões. Custam menos que os novos e prolongam a vida útil de um material de difícil destinação quando se torna inservível. Mas o pneu remold, no Brasil, não inspira confiança.
Matéria atualizada, publicada originalmente em 02/09/2018
Aos que garantem que pneu novo é sinônimo de segurança, convido a uma rápida consulta ao Reclame Aqui das “melhores” marcas de pneus do mercado e tirem suas conclusões por si só. Preço alto e total descaso na hora da garantia.
Acho o Boris competente. Não por nada, mas seus comentários na rádio são muito chatos, qdo entra a voz dele na rádio eu já mudo de estação.
No dia 11/09/2020 comprei um pneu remold modelo TCP 19 na medida 185/65R14 da marca TCP Ecologic Tyre (INMETRO ativo 002533/2014) para usar como estepe na minha Parati. E, para minha surpresa, na primeira semana estava vazio! Enchi novamente e outra vez murchou. Calibrei novamente e descobri que estava com um pequeno furo na banda de rodagem. Troquei por outro e espero não ter mais nenhum tipo de problema, porquê desta vez só foi balanceado com muito chumbo (se é que quando colocar para rodar ficará bom mesmo!), e a roda de ferro é nova original VW.
Conclusão: Pneu remold é pura sorte! Decidi comprar para estepe, pois com pneus novos, sempre calibrados e balanceados, durante vários anos e milhares de km rodados, precisei usar o estepe apenas duas vezes até chegar numa borracharia. Foi uma decisão de custo/benefício.
Pois é. Mas será que ao comprar o pneu novo alguém olha se ele é pra carga, velocidade, etc? Olham apenas as medidas e o preço… Ou seja, pode colocar um pneu comum num veículo de carga…
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Gostaria de comprar pneus
Embora quem use vá dizer ou diga que o uso de pneus de segunda linha, ou de pneus remold ou até recauchutados é economia, ou falta de grana mesmo. Mas porque cargas d’água se a pessoa não pretende investir em qualidade e segurança, ou às vezes não tem grana para fazer a manutenção correta do veículo, se mete a comprar automóvel?
Particularmente, sempre comprei pneus novos de primeira linha e nunca me imaginei usando pneus de segunda, nem os chamados remold, e nunca confiei em recauchutados, e menos ainda nas gambiarras de borracharias.
Acima o leitor Fábio cita a PSPneus (São Paulo, capital). Mas cá pra nós, será que eles garantem que as carcaças são iguais?, de mesmo tipo e marca?
Que que custa comprar um pneu novo de marcas reconhecidas e confiáveis de primeira linha?
Custa dinheiro mané , nem todos possuem condições , se coloque no lugar de quem tem menos que vc … Se vc e privilegiado e pode comprar ótimo , tem gente que não pode e depende de automóveis pra trabalhar ou etc …
recentemente adquiri dois pneus remold , comecei a dirigir e o primeira coisa que notei foi um barulho tipo , como se fosse um rolamento estragado.
achando que era o rolamento fui numa oficina e apos avaliação do mecânico o mesmo que não havia problema, mesmo assim pedi para substituir o rolamento e o barulho se manteve, estava viajando e a rodovia estava molhada quando um motorista me trancou, precisei de aderência dos pneus ja que eu havia instalado os pneus na traseira do veiculo e os pneu dianteiro eram originais , infelizmente a traseira do veiculo perdeu aderência , o veiculo girou na rodovia indo de ré para a pista local e retornando para a via principal, então quem quiser fazer uso de pneu remold ,eu aconselho a não comprar , pois na época o pneu original era aproximadamente 230,00 reais e o remold 150,00 reais , o meu prejuízo em virtude do pneu remold foi de mais de 3.400,00 reais
Não há razão para comprar um pneu remold atualmente. Um pneu segunda linha custa nem 20% a mais e é muito mais seguro, como os da General por exemplo (segunda linha da Continental).
Não é novidade para ninguém que o Boris Feldman recebe altos patrocínios para falar de automóveis e acessórios, então já está respondido, como bem falou o Pércio, Jornalista mal intencionado é criador de fake news, lamentável! Ele não compra pneus, ele ganha e das melhores marcas, acredita que ele daria um tiro no pé? Fica a dica. Só uso remold e nunca tive problemas, compro pela marca que as pessoas que já compraram recomendam.
O comentário é leviano e sem propósito, típico de quem não conhece nem a mim nem ao produto. Mas vou sim, perder meu tempo
para explicar o problema do remold no Brasil: em outros países, ele é obrigado a manter as características originais da carcaça
gravadas na banda lateral. Aqui, o lobby das empresas de remoldagem conseguiu que o Inmetro não fizesse essa exigência, pois aumenta o custo
da operação. Então, o meu prezado leitor/ouvinte corre o risco de comprar dois pneus iguaizinhos por fora, mas um tem carcaça de pneu para esportivo. O outro, para picapinha chinesa que vende hot-dog. Numa freagem mais forte ou numa curva apertada, a reação dos dois é completamente desigual e coloca em risco o carro.
Aliás, o Inmetro homologou até pneu recauchutado para moto….
Conversa, o ABS corregi a diferença de frenagem. Basta andar na velocidade da via , que nao haverá problema nenhum. Uso remold e nunca tive problema algum.
Os pneus remold são proibidos em rodovias tanto federal e estadual.
Você sabia que as empresas com inmetro devem mandar os pneus para testes no Instituto Falcão Bauer? Vai lá fazer uma visita onde testam os pneus antes de falar bobagem. Em todo lugar tem gente honesta e desonesta. Aliás todos sabem porque pneu de moto foi proibido, ele não da problema, roda o dobro e custa metade, conclusão – incomodou muita gente…
as empresas ,SpotFire e Bleck Tyre sao fabricantes de confiança haja visto que as duas usam selo do Imetro.
Comprei coloquei ONIX e estou satisfeito , foi alinhado e balanceado sem problemas, ao menos pra mim foi bom…estou ja com 30 mil rodados e sem problemas.
Qual marca??
Compre pneus remold com Inmetro e em lojas autorizadas, faça o rodízio de pneus, alinhamento e balanceamento dos mesmo tenho certeza que ficará satisfeito como fiz com pneus xpoyntpneusremold.
Pois nunca vi uma especificação em nenhum tipo de pneu dizendo esse para estrada esse para cidade .
Os meus viajei e uso na cidade tudo ok.
Compre pneus remold com Inmetro e em lojas autorizadas, faça o rodízio de pneus, alinhamento e balanceamento dos mesmo tenho certeza que ficará satisfeito como fiz com pneus xpoyntpneusremold.
Estou com o Alexandre Sorato, a regulamentação esta ai e deverá causar seus efeitos.As companhias aéreas reformam em mais de 10 vezes os pneus das aeronaves, tudo dentro dos requisitos estabelecido pelo fabricante,assim pode ser com automóveis.Pneu reformado além de contribuir para o meio ambiente é mais em conta, gera uma enorme quantidade de emprego, da coleta até o produto remanufaturado no ponto de venda.
É infinitamente melhor comprar um pneu novo de segunda linha (altimax, por exemplo) a comprar remold. Primeiro pq não pega balanceamento, segundo que duram menos, terceiro que a garantia é muito menor comparado a um novo ( 5 anos para o novo versus 3 meses ao remold). Sinceramente, a pessoa precisa ser muito desavisada para entrar nessa furada. Lembrem-se: o pneu é a única parte do carro em contato com o solo, portanto não economize.
com serteza faz muita diferença de um pneu novo para um remold,gasta-se em balanciamento,rolamento ,caixa de direção e outros mais não aconselho usa pneus remold.
O Inmetro estabeleceu requisitos mínimos de segurança para reformadores de pneus, o que representa o primeiro passo para a padronização destes serviços em todo o país.
Com tempo e com a participação das partes interessadas, incluindo os bons jornalistas, todos os reformadores de pneus estarão em conformidade com as regras, e teremos pneus cada vez mais seguros.
O exemplo dado (pneu de pick-up em porsche) é ridículo e demonstra o desconhecimento do comunicador.
concordo plenamente!! O que defama o remold, é infelizmente o jeitinho brasileiro de usar matéria prima de baixa qualidade, mas muitas empresas do ramo são boas sim!!
Esses Pneus são muito, mas muito ruins! Comprei um carro com eles instalados, em menos de um ano de uso TODOS os quatro deformaram e romperam. Melhor um pneu Chinês ou Coreano barato que estes lixos.
Jornalista, quando mal informado (ou mal intencionado), é criador de fake news. A Portaria 554/2015 do Inmetro que regulamenta a reforma de pneus determina:
Requisitos específicos para pneus reformados destinados a automóveis, camionetas, caminhonetes e seus rebocados.
6.1 Marcações
Cada unidade de pneu reformado deve apresentar as informações abaixo relacionadas, afixadas de forma indelével e legível, estampadas em alto relevo no pneu, ou através da aplicação de etiqueta vulcanizada, localizada de forma visível e legível, na lateral ou laterais.
6.1.1 Marcação de identificação em ambos os flancos
6.1.1.1 O pneu reformado deve conter a expressão “RECAUCHUTADO”, “RECAPADO” ou “REMOLDADO”, com altura mínima de 4,0 mm.
6.1.1.2 O pneu reformado deve conter com altura mínima de 6,0 mm:
a) a designação da dimensão do pneu, conforme indicado nas tabelasdispostas do Manual Técnico ALAPA;
b) a capacidade de carga, de acordo com a Tabela 12 deste RTQ;
c) o limite de velocidade, de acordo com a Tabela 7 deste RTQ.
6.1.1.3O pneu reformado deve ser identificado com a palavra “REFORÇADO” com altura mínima de 6,0 mm, se o pneu a ser reformado indicar que a sua estrutura é reforçada.
6.1.1.4 O pneu reformado deve conter a expressão “M+S”(ou “M&S”), quando se tratar de pneu para lama ou neve, com altura mínima de 4,0 mm.
6.1.1.5 Deve ser raspado o Selo de Identificação da Conformidade anteriormente aposto.
6.1.1.6O pneu reformado deve conter o Selo de Identificação da Conformidade.
6.3 Indicadores do Índice de Carga
6.3.1 O pneu reformado deve ser marcado com seu índice de carga. Este índice não deve ser inferior a 2 (dois) pontos de sua designação original, conforme a Tabela 12 deste RTQ.
6.3.2 Não pode ser definido para o pneu reformado o índice de carga superior ao índice de carga de sua designação original.
6.4 Indicadores do Índice de Velocidade
6.4.1 O pneu reformado deve ser marcado com seu índice de velocidade. Este índice não pode ser inferior a 20% de sua designação original, conforme indicado na Tabela 7 deste RTQ.
6.4.2 Deve ser utilizado arredondamento matemático para o valor mais próximo, para maior ou para menor, de acordo com a Tabela 7deste RTQ.
6.4.3 Não pode ser definido para o pneu reformado o índice de velocidade superior ao índice de velocidade de sua designação original.
E quem fiscaliza isso?
Inmetro e Ipem, por exemplo
Penso que existem empresas mais criteriosas na seleção das carcaças e que se preocupam com a segurança dos usuários dos seus produtos. De qualquer forma existe os riscos citados no artigo mas, dependendo da forma de utilização do veiculo, uso urbano onde se roda em baixa velocidade, não teria qualquer problema considerando o diferencial de custo existente.
E existem ainda pequenas empresas de remanufatura de pneus nas periferias, que não seguem qualquer regulamentação técnica . Onde as duas únicas ferramentas de verificação de qualidade são o ” Olhômetro e o Achômetro ” . Distribuem mensalmente milhares de pneus pras borracharias e seja o que Deus quiser.
Compre de lojas idoneas e não em borracheiros. Ha lojas em sp que dão ate 5 anos de garantia em remoldes, ou cerca de 30mil km. A pspeneus é um exemplo.