Preço do carro novo faz comprador sumir da concessionária

Montadoras decidem suspender produção temporariamente para reduzir estoques devido a falta de dinheiro no bolso do brasileiro

Produção carro Reino Unido baixa preço do carro novo
Sem cliente nas lojas, fábricas suspendem produção (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 26/03/2023 às 17h03
Atualizado em 27/03/2023 às 13h37

Por que as fábricas de automóveis deram férias coletivas, várias delas agora em março? É mês de férias? Claro que não é! Mas parar a produção por falta de chips, aqueles tais semicondutores? T. Mas que faltou mesmo foi mercado.

Faltaram compradores para os carros. Por quê? Porque o preço do carro vem subindo sem parar. Por que quando subiu um pouco o preço do carro, o cliente ainda fazia um financiamento.Em 24 ou 36 meses e resolvia sim, o problema.

VEJA TAMBÉM:

Acontece que o juros subiu em 2,2% ao mês no fim do ano. Mais que a Selic, o dobro da Selic. Prova disso é que até o ano passado, 70% dos carros vendidos no Brasil eram com financiamento 30% à vista. Hoje, atua invertido. Só 30% de financiamento e 70% à vista. Por quê?

Porque o cliente não tem mais condição de pagar a prestação. O carro ficou caro. E, o que é pior, pouca possibilidade de ter que baixar de preço, porque ele subiu forçado pelos equipamentos de segurança que são obrigatórios, pelo equipamento antipoluição, que também é obrigatório. A legislação foi obrigando a fábrica a subir o preço do carro para incluir, embutir esses equipamentos todos

Tecnologia influenciou preço do carro novo

A montadora resolveu também vender o carro mais caro para ter mais rentabilidade. Ela ganha muito mais vendendo um carro de R$ 150 mil do que o de R$ 50 mil.

casal compra carro novo em concessionaria shutterstock
Alta dos juros de financiamento também impactaram no preço do carro novo

Então, perspectiva de baixar o preço do carro? Só se voltarmos a época do carro popular que acabou há muito tempo. A tendência, caso não haja nenhuma modificação nesses fatores que estão influindo para o carro custar mais caro, e a prestação também por causa dos juros, vai ser difícil a situação voltar à normalidade.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
123 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gustavo 2 de abril de 2023

Isto é porque o povo sempre embarca no modismo, os Suvs hoje viraram moda, tecnicamente a gente sabe que um carro hatch ou sedan é muito melhor que esses suvs embarcados de controle disto e daquilo, chips de montão que não precisaria, é que nem comprar tv, tem mil opções e se usa algumas apenas, os carros hoje aumentaram tanto porque colocaram vários itens que são pouco utilizados, se quer um computador dentro do carro fica em casa e não sai por aí correndo o risco de provocar um acidente, e sem falar deste governo atual que quer que todo mundo ganhe um salário mínimo, como vai comprar um carro novo? Nem a tal picanha com uma cervejinha da para comprar, imagine um carro novo? Nosso salário não condiz com um salário de um americano e os carros tem que ser praticamente iguais aos do primeiro mundo? Cade o carro popular ? Por quê não poderia se pensar em voltar a fazer estes? Infelizmente é o que a maioria do brasileiro pode pagar. Demoramos para cair na real meu povo!

Avatar
Sérgio Maia de Miranda 28 de abril de 2023

O Governo atual não tem nada com os custos atuais. Veja que é quem mais critica as altas taxas praticadas pelo BC, 13,75%, realmente um abuso. Somando a isso, as taxas altíssimas de ICMS e demais impostos. Quanto à Picanha com Cervejinha, tenha calma, vamos chegar lá, afinal, só temos 130 dias de Governo.

Avatar
Gustavo 30 de abril de 2023

E tem gente que ainda acredita em “Papai Noel”.

Avatar
Rick 30 de abril de 2023

Vai morar em Cuba seu Otario, junto com seu governo ladrão. VAGABUNDA.

Avatar
Paulinho 31 de março de 2023

Quando uma porta fecha, outra se abre!! Eu tive um fuca que era assim.

Eu não quero saber de preço carro é igual uma amante, que só quer passear e só aceita jóias caras.

Quero saber quando é que chega no Brasil a Doodge RAM 3500 elétrica, alguém saberia me dizer.

Avatar
Paulinho 31 de março de 2023

…*Dodge

Avatar
Rafael 31 de março de 2023

Por mim, que esse lixo de mercado brasileiro derreta de vez. Mas infelizmente sempre vai ter trouxa pra comprar.

Avatar
Alex 2 de abril de 2023

Qual o mercado alternativo?

Avatar
Rafael 4 de abril de 2023

Nenhum. Dê a manutenção adequada e mantenha seu carro. Troque em último caso.

Avatar
Georges 31 de março de 2023

Antes faltavam semicondutores, agora condutores….a solução é pelar os carros e cobrar por qualquer coisa que saia do “básico” ( motor/volante, bancos e rodas). Se serve para o litro de 800 ml e o meio quilo de 400g não vai servir para veículos também? Quem nasceu para ter Fiat 147 só pode ficar em Fiat 147 e ver o resto do mundo (e olha que não falo só de 1º mundo não!) com veículos decentes e até elétricos da nova geração.A lógica numa hora dessas é o usado valorizar mas parece que nem isso.

Avatar
Giancarlo Germani 31 de março de 2023

A matéria ficou um tanto vazia quanto a informações. Poderia ter analisado o contexto de uma forma mais ampla, incluído o impacto da taxa de juros BC /copom na indústria automobilística, em especial os royalts aplicados à tecnologia embarcada, e poderia também ter comentado sobre a insaciável fome de ganhos dos associados da anfavea que crescem o olho abocanhando o máximo, as vezes exageradamente, só para o caso de em algum momento virem a perder um pouco, seja por culpa do governo ou por culpa do consumidor.

Avatar
Fernando B 31 de março de 2023

Eu sou daqueles que gostaria de trocar meu carro ano 2013 por um zero, mas com esses preços insanos, não há condições. Vou manter o meu até que os preços se balizem dentro da realidade do país

Avatar
Ronaldo Rodrigues Noce 31 de março de 2023

Muita eletronica e acabou assim, tem gente que so comprava se tivesse central multimídia mas nem sabia usar, e as montadoras aproveitava a bobeira do povo.

Avatar
Georges 31 de março de 2023

Aproveitar a bobeira do povo é socar SUV na galera porque é modinha. No geral menos eficiente que um sedã e com ganho maior para as montadoras.

Avatar
Santiago 31 de março de 2023

E o pior: Não é SUV de verdade. De SUV mesmo, só o preço.
Pior ainda: Há quem pague, e ache isso o máximo.

Avatar
Sérgio Maia de Miranda 31 de março de 2023

Lucro alto por parte das montadoras e revendas, imposto altíssimo cobrado pelo governo, taxa de juros alta e salários baixos do consumidores. Além disso estão fabricando carros para as camadas mais altas da sociedade. Sendo assim, deixa encher os pátios.

Avatar
Cristovão 31 de março de 2023

Concordo com você. Deixa os pátios cheios. Quero ver se a “Procura x Oferta” não irá forçar a queda (pequena que seja) nos preços!
As montadoras, concessionárias e os bancos querem lucros exorbitantes, fora da realidade. E boa parte dos compradores apenas se importa com o valor da parcela do financiamento, se cabe ou não no bolso. Não calcula o valor final do veículo! Compra um carro e paga 1,5 ou mais!
O que falta é o consumidor brasileiro cair na realidade e permanecer mais tempo com seu atual veículo…

Avatar
Elioricardoalvessilva 27 de abril de 2023

Tem e mesmo encher os pátios e deixar enferrujar mas e aquela estória tem gente que tá nem aí e quer comprar algo fora da nossa realidade a crise ainda está aí gente

Avatar
Santiago 30 de março de 2023

A alta carga tributária, somada a um custo-Brasil repleto de tropeços, ainda NÃO JUSTIFICAM os preços estratosfericos praticados em nosso País.
Mas, como têm aqueles que pagam alegremente – esnobamdo que “podem” -, o mercado distorce-se e inflaciona-se a níveis só encontrados aqui por estas terras.
E aí as nossas montadoras ficaram totalmente mal acostumadas. Preferem ficar sem vender, do que vender a preços realistas.

Avatar
Renan 30 de março de 2023

Pessoal, um creta de 160k tem 53k só de ICMS (fora outros impostos) – e eu falo isso pq eu trabalho no processo de integração de notas fiscais de venda.

Avatar
Jose Proença 31 de março de 2023

Renan, 33% de ICMS implicito no valor de venda ? É isso ? Demonstre através de cálculos, passo por passo.

Avatar
Renan 31 de março de 2023

Oi José. É isso mesmo. Eu nao sei como eles fazem esse calculo, mas so sei q tem q passar por aprovação no SEFAZ para a nota fiscal ser autorizada e a venda realizada. O hb20 topo de linha por exemplo é por volta de 30-38k de icms – fora outros impostos

Avatar
Jair 30 de março de 2023

O problema é a ganância dos fabricantes fui comprar uma tracker e estão pedindo 160 mil um carro que era 90mil há pouco tempo. Um HRV 200mil esse parece o SUV kwid mas tem o preço de um BMW X1, olhei vários e comprei um Corolla Cross por 155mil, nunca pagarei 160 em tracker e um absurdo 200 mil HRV esse último é um tapa na cara dos brasileiros, nao adianta baixar juros o problema é o custo benefício que felizmente estamos aprendendo usar.

Avatar
Tato 8 de agosto de 2023

155 mil nesse Corolla já foi um tapa na sua cara, e vc aceitou.

Avatar
Américo Poli 30 de março de 2023

O motivo não é só esse. Ocorre que as indústrias tiveram seus benefícios fiscais reduzidos, não aceitam fabricar mais e ganhar menos. Mal acostumadas, querem pressionar o consumidor a aceitar preços exorbitantes. Passaram a fazer SUVs cheias de plástico com perfumarias desnecessárias só para ostentação. Nem todo mundo aceita ou é bobo. Acabaram com ótimos carros, tipo Civic, p. ex, que agora vem importado pelo dobro dos fabricados no Brasil… Bem, ao consumidor coube a decisão de mandar os gananciosos procurar outras soluções. Não aceitam, repito, querem ganhar mais, portanto, por aqui já deu o que tinha que dar. Muitos empregos viram pó!!!

Avatar
Geraldo 30 de março de 2023

Vamos as estatisticas 25% das vendas são para CPF(pessoa física) o restante é locadoras, empresas em geral, produtor rural e exortação. Pessoa física no Brasil sempre foi um cliente fraco em relação a outros países e agora com salários em queda piorou maia ainda…além dessas montadores meterem a mão…cambada de safados ….na verdade elas próprias estão dando tiro no pé querendo vender carros mais caros para poucos comprarem….agora vender carroças tipo o kwid e mobi por 70 mil…vai catar coquinho…estes carros não valem 40.

Avatar
Daniel Pereira 30 de março de 2023

Isso não é de hoje. As fabricantes simplesmente chantageiam o governo para conseguir benesses tributárias, quando não, pagam propinas para ter um benefício, como foi com a CAOA e Mitsubishi. E caso o pleito não seja atendido, ameaçam demitir, dar férias coletivas, fechar fábricas e outras canalhices, para atingir o único objetivo: pagar acionistas e mandar o máximo de lucro para as matrizes sem pagar 1 real de imposto. Aprendem nas cartilhas empresariais e filmes do tipo wall street. Ilegal não é, imoral, muitíssimo. Mas é a essência do capitalismo feroz, não importa quantos sejam prejudicados.

Avatar
JOSE PROENÇA 31 de março de 2023

Daniel a remessa de lucros ao exterior não tem nenhuma tributação ? Qual o artigo do Imposto de Renda que dá suporte a isso?

Avatar
Daniel Pereira 31 de março de 2023

O PL 3007/08 não passou em 2013, pois foi alegado q haveria bi-tributação, e desde então nada foi feito. Existe uma lei de 1962 sobre lucros e dividendos, mas a isenção foi dada pela lei 9249/95.

Avatar
EDSON 30 de março de 2023

Prezado Boris! Isso se chama de “pilantragem”! O dólar aumenta, se justifica o aumento dos preços, o dólar baixa, aumentam o seu lucro! Assim vai…com o diesel, matéria prima… Aumentou? Não espere que baixe novamente! PILANTRAGEM

Avatar
Tato 8 de agosto de 2023

No Brasil preço aumenta 80% e depois abaixa 15% pq o governo e as montadoras foram bonzinhos para os trouxas, digo, população.
É sempre a mesma ladainha, ah, aumentou por causa do dólar, ah, agora é por causa da inflação, ah agora é a pandemia, ah agora é pq choveu, ah agora é pq fez sol, e por aí vai. Depois, com peninha do povo todo lascado e ferrado, dão uma merda de descontinho sem vergonha por um mísero período de tempo, pra depois socarem a mandioca outra vez naquele lugar, mas como o povo já está acostumado a ser ferrados, o circo segue, o povo cada vez mais na merda, e os sócios, digo, as montadoras e os políticos sorrindo a toa. Brasil-sil-sil

Avatar
Waslon 30 de março de 2023

Alguns valores para ilustrar: um Corolla 2.0 XEi automático 0 km custava R$ 110 mil em março de 2020. Agora, março de 2023 custa R$ 150 mil. Ou seja, R$ 40 mil de aumento em apenas três anos.

Avatar
Cleiton 8 de agosto de 2023

Não importa, o povo compra. Esqueceu que aqui é Brasil? Aqui as montadoras e o governo fazem a festa em cima da gadaiada desesperada por um lata nova

Avatar
Alex 30 de março de 2023

Por mim que venham a falir todas essas montadoras!!!

Avatar
@henrique 29 de março de 2023

Acredito que o fator principal, é os baixos salários da classe “C”, perda do poder aquisitivo. Classe “A”, não reclama e nunca vai reclamar. Classe “B”, reclama só uma porcentagem pequena reclama, está classe tem um ótimo poder aquisitivo. Sobra a classe “C” que realmente continua perdendo seu poder compra. Motivo de todas este descontentamento do valor dos veículos. Não pode comprar um zero, compra um com 5, 6, ou mais anos de uso. O problema é a ignorância do brasileiro. Adquiri um veículo de 10 anos de uso, e gradativamente vai comprando um carro de ano superior ao seu atual. Sempre foi assim, e funcionou!!! O problema que a grande maioria dos brasileiros não se planeja, e raciocina!!!

Avatar
Polvo 28 de março de 2023

O preço do carro só baixaria se o Brasil voltasse a produzir carros defasados, com tecnologia dos anos 90, sem eletrônica nenhuma, sem equipamentos de segurança, sem nenhum acessório e com carburador.

Avatar
Rogerio 29 de março de 2023

Um mercado igual ao Brasil , que o povo paga o que eles querem vai ser dificil de baixar , gostaram da época que as pessoas faziam tudo pra ter carro, agora estão caindo na realidade e acabou o dinheiro , o problema e esse nao equipamento, fora as pessoas compram so se tiver for jeito que eles querem com preço bom , aqui as pessoas querem aparecer .antes ate acho que montadoras iriam embora , hoje somos 215 milhões eles não querem perder esse mercado eles vão ter que baixar .

Avatar
Polvo 30 de março de 2023

As montadoras querem produzir volumes menores, com plantas menores e maior rentabilidade. Carro para as massas é coisa do passado, até porque as pessoas estão usando o carro como serviço, seja como usuário de aplicativos de transporte ou, eventualmente, alugando carro de locadoras. O transporte popular atualmente são as motos.

Avatar
Joao 29 de março de 2023

Os consumidores estão aprendendo. Tem que parar de comprar pra encalhar nos pátios

Avatar
Cleiton 8 de agosto de 2023

Então pq em 2018/2019 os carros eram muuuuuito mais baratos? Ah, é pq eram carros arcaicos e carburados, sem tecnologia nenhuma não é? Por isso tem modelo que subiu até 40 mil reais? Vc é muito inocente

Avatar
Anderson 28 de março de 2023

Pois, é… mas ouvi dizer que foram vendidos 2500 virtus em 3h de pré-venda. Também tenho um colega de trabalho que comprou uma dessas Montana nova tem que esperar 3 meses para entregar… Então, não creio que sumiram por conta dos preços não… aliás, quando ouço ou leio alguma reportagem informando que para comprar uma automóvel tem que aguardar em uma fila de espera, eu fico pensando que eu sou o único liso nesse país… porque se olhar bem, o que não faltam nas ruas é carro novo!

Avatar
Andre 28 de março de 2023

Caíram as vendas porque querem vender um veículo que vale vinte mil por cento e vinte. Simples assim!

Avatar
Anderson 28 de março de 2023

Isso é verdade, o preço sem dúvida está exagerado, mas não sei se realmente caíram, ou as montadoras estão tramando alguma coisa, porque o que a gente ouve e lê, é que tem até fila de espera para comprar carro novo…

Avatar
Antonio Donizeti Martins 28 de março de 2023

André,
e o pior é que metade é imposto.

Avatar
Eduardo 28 de março de 2023

Cada dia mais ficamos mais pobres e os políticos, cada dia mais ricos!
Brasil…

Avatar
CARLOS LAZARO de Andrade 30 de março de 2023

Eduardo. Os meios que impulsionam o estado ainda não custam mais que os fina propostos; ainda.

Avatar
carlazarus9@gmail.com 30 de março de 2023

Tentei dizer que os custos dos meios ainda não superam os das finalidades do estado. Enfim

Avatar
Valdezir Rodrigues 27 de março de 2023

Nem usado da pra comprar. Querem 40 mil numa Meriva 2006.

Avatar
Alex 2 de abril de 2023

Sempre o mercado de usados acompanhará o de novos, mas há que ache que esses mercados são independentes…

Avatar
Mauro 27 de março de 2023

Uma vergonha o valor do carro zero tem gente que paga uma fortuna por um veículo de baixa qualidade de materiais sem opcionais, enquanto o valor equivale a um semi novo muito superior. Temos que boicotar as montadoras para reduzirem o valor dos carros que chamam de básicos com preços de luxo.

Avatar
Mauro 27 de março de 2023

Uma vergonha o valor do carro zero tem gente que paga uma fortuna por um veículo de baixa qualidade de materiais enquanto o valor equivale a um semi novo muito superior.temos que boicotar mesmo as montadoras pra reduzirem o valor dos carros pelados que vendemos peso de ouro.

Avatar
Jo 27 de março de 2023

Meus 2 carros usados 2014 sedan automático e 2016 Hatch manual são completos e estão com manutenção rigorosamente em dia. Não vejo motivo algum para troca nos próximos 3 anos.

Avatar
Marcelo 29 de março de 2023

Levando-se em conta a boa manutenção aplicada aos seus carros, o momento totalmente desfavorável para trocar de carro e sem previsão de melhora, eu no seu lugar, não pensaria em trocar por pelo menos 6 anos, pois atualmente, carro é muito mais serventia do que status e investimento..

Avatar
carlazarus9@gmail.com 30 de março de 2023

Conforme apontado anteriormente penso que o meio de transporte individual mais eficiente é, com o devido cuidado, o motociclístico. Por isso, há 10 anos, vou de pcx 13 já com 97kk rodadosl e o picanto aut 07 com 90kk fica na garagem.

Avatar
David 15 de junho de 2023

Você tem cuidado, mas os outros não. Vai num hospital de trauma de manhã. 95% das emergências em sala vermelha são de motociclistas. Moto em zona urbana brasileira é roleta russa todo dia.

Avatar
Satelite 27 de março de 2023

Durante a pandemia o presidente da Stellantis disse que pobre não ia conseguir comprar um carro zero, seria mais barato alugar com locadora. Este aumento de preço é intencional pra que as locadoras, governo e montadoras lucrem mais, e vc classe média brasileira de 3º mundo (pobre de 1º mundo), continuem dando lucro para os grandes. Bora trabalhar gente! Temos 4 países pra sustentar.

Avatar
David 15 de junho de 2023

Você não sustenta 4 países. Você sustenta prefeitos, vereadores, secretários municipais, deputados estaduais, assessores, governadores, secretários de estado, centenas de milhares de cargos em comissão, deputados federais, mais assessores, mais diretores comissionados, senadores, ministros de Estado, mais centenas de cargos políticos em comissão, presidente, vice-presidente, desembargadores, mais cargos em comissão, e para cada um tem ainda, todo mês, vale-combustível de 10.000 reais, auxílio paletó de 4.000, indenização de viagem de 15.000, bolsa-moradia de 20.000 (os spas de Brasília são muito caros), verba de gabinete de 50.000, verba política de base eleitoral de 120.000, sem falar nas emendas do relator (orçamento secreto), que leva mais milhões e milhões para cada parlamentar… enquanto isso o povo tá preocupado com o lucro das matrizes… meu caro, você não é obrigado a comprar carro, mas é obrigado a sustentar políticos. E pensar que o povo se rebelou contra a coroa portuguesa por 20%, e os políticos hoje engolem quase 40% do seu trabalho. Agora volta pro trabalho, povo escravizado!

Avatar
Satelite 16 de junho de 2023

Parceiro, trabalhamos pra sustentar isso tudo aí +4 países, Honduras, Argentina, Moçambique, Venezuela e Cuba, afinal eles nos devem não irão nos pagar e vai ficar por isso mesmo. E não contabilizei a corrupção das Construtoras, então bora trabalhar pra sustentar
+4 “Brazils”.

Avatar
Santiago 27 de março de 2023

O que as montadoras entendem hoje por “mercado brasileiro”, é aquela turma que pagava alegrementente 150 mil por um modelo que deveria custar no máximo 90 mil. Só que essa turma encontra-se atualmente endividada e sem fôlego, não é à toa.
E como as nossas montadoras acostumaram-se com lucros pornograficos, agora elas não se permitem pensar em alternativas mais inteligentes e realistas.

Avatar
Alex 2 de abril de 2023

E quando essa turma não estiver mais endividada, os preços de carros irão para as nuvens !

Avatar
Leonardo Aguiar 27 de março de 2023

Boris eu faço questão de frisar que nem é tanto as novas tecnologias de segurança e conforto embarcadas nos veículos; mas sim a margem de lucro exagerado das montadoras!
Não existe mais “carro popular” e nem iniciativas do governo em estimular produções de veículos para as camadas mais baixas da sociedade porque o único foco hoje das montadoras é LUCRO!
Por isso fico até contente quando elas não vendem tanto a ponto de dar férias coletivas.

Se o brasileiro soubesse boicotar, teríamos carros melhores e com preços mais justos.

Avatar
José Carlos momesso 27 de março de 2023

Eu penso que os aumentos que os automóveis receberam são exagerados e oportunistas, os carros novos subiram 100% antes/pós pandemia.Eu pesquisei um carro x antes do inicio da pandemia e custava 50k a vista, após a pandemia 100k, o mesmo automóvel só com anos diferentes. Nada justifica isso. Somente a grande sanha aumentista dos automóveis. Acho que as montadoras estão fora da realidade político/salarial/social da população .Com a classe média sob ataque aberto da política atual o salário está defasado sem chances de melhora.

Avatar
Fernando Luiz Silva 30 de março de 2023

Classe média sob ataque? E os últimos 6 anos surfou na bonança? Onde vocês vivem? Claramente as montadoras tem uma tática e o Governo e Min da Fazenda já deram o recado.

Avatar
Márcio Freitas 27 de março de 2023

Voltamos para década de 80 ,90 onde se trocavam terrenos por carro ,e que apenas classe média teria condições de ter um veículo

Avatar
Silvio de Barros Pinheiro 27 de março de 2023

Quando se fala no preço dos carros, o vilão é o imposto. Ninguém fala na margem de lucro das montadoras, extorsiva para se dizer o mínimo. É um escândalo.

Avatar
Rafael 27 de março de 2023

Absurdo o cara trabalhar em uma montadora de veículos e não ter condições se quer de ter um usado da marca…isso é uma vergonha!!!

Avatar
Pedro 27 de março de 2023

Sou a favor da campanha: Não comprem veículos novos nem usados enquanto não baixarem os preços!! Obs Nós brasileiros somos culpados, oportunistas galera vendendo carro com mais de 10 anos de uso a preço de carro novo

Avatar
Alex 2 de abril de 2023

CAmpanha inútil…

Avatar
Mmp 27 de março de 2023

Eles querem o que ? Preço de carro no Brasil e o dobro do valor por ganância de montadores, empresários e governos. Infelizmente quando trouxeram as montadoras para o país só teve política para fazer vender os carros e o brasileiro tomou gosto de carro . As montadoras e empresários sabem disso põem o preço que querem. Isso e o Brsillll!

Avatar
Mattos 27 de março de 2023

O problema dos preços de carro no Brasil são os brasileiros que pagam o que se pede, se deixarem de comprar uma hora vai ter que mudar alguma coisa….temos impostos, etc…..mais ainda assim não justifica os valores…

Avatar
Adenisio 27 de março de 2023

Concordo plenamente é só não comprar , carro novos ,nem os usados que estão caríssimo

Avatar
carlazarus9@gmail.com 30 de março de 2023

Conforme apontado anteriormente penso que o meio de transporte individual mais eficiente é, com o devido cuidado, o motociclístico. Por isso, há 10 anos, vou de pcx 13 já com 97kk rodadosl e o picanto aut 07 com 90kk fica na garagem.

Avatar
Nelson 27 de março de 2023

NO.Brasil os preços estão dolarizados e os carros idem Vamos trocar a moeda pra dólar e os salários e aí……

Avatar
Nelson 27 de março de 2023

NO.Brasil os preços estão dolarizados e os carros idem Vamos trocar a moeda pra dólar e estamos certos

Avatar
Rogério Muraro 27 de março de 2023

Olá, no Brasil sempre existe uma desculpinha para tornar os absurdos em toleráveis!!
Carro subiu na pandemia por falta de semi condutores, e quando tudo já havia se normalizado, os governantes e empresários gostaram do aumento em arrecadação!!
De 2017 a 2020 a maior quantidade de vendas era pra PCD, dificultaram a venda e com isso, as vendas despencaram e em conjunto com o aumento exagerado dos carros!!
Brasil é o País dos impostos, vamos quebrar logo!!
Carro tem que custar a metade do que pedem hoje!
A tendência de voltar a vender muito mais carros populares, é que serão estes o que irão caber no bolso do brasileiro que paga com muito sacrifício!!

Avatar
Luciano Viana 27 de março de 2023

Não compre carros novos e os usados só se for preços ótimo. continue com seu velhinho, vai dando uma garibatinha e manutenção em dia que ainda e barata, não compre carro novo, em 90 dias eles aprendem a ter preços mais adequados e competitivos como no resto do mundo.

Avatar
Gilberto Santana Carvalho 27 de março de 2023

Essa situação do preço altíssimo dos carros brasileiros não é de hoje, mesmo quando os veículos eram uma carroça melhorada. Se o problema fosse peças, acessórios e inovação tecnológica os preços nos países desenvolvidos seriam estratosfericos. No Brasil há inúmeros agravantes associados ao preço mas, sem dúvida, os impostos são os principais. Desde a extração da matéria prima, transformação até o produto final, nesse caso, o carro, há todo tipo de taxação, algumas pesadas, o resultado nao poderia ser outro.

Avatar
Edvaldo Dias 27 de março de 2023

Mais as contas não tá fechando! Em 2017 comprei um HB 20 por 37.000,00, com meu salário de motorista não foi muito difícil, e hj o mesmo carro com todos itens q já era obrigatório em 2017 tá 80.000,00, ou seja dobrou o preço. E o meu salário de motorista teve 10% de aumento, ou seja, não dobrou

Avatar
jo 27 de março de 2023

Pois é… A renda média não acompanhou. Era óbvio que não tardaria para isso ocorrer. Montadoras sugaram até o bagaço.

Avatar
carlazarus9@gmail.com 30 de março de 2023

Conforme apontado anteriormente penso que o meio de transporte individual mais eficiente é, com o devido cuidado, o motociclístico. Por isso, há 10 anos, vou de pcx 13 já com 97kk rodadosl e o picanto aut 07 com 90kk fica na garagem.

Avatar
EDER CLOVIS DE OLIVEIRA 27 de março de 2023

Analisando com carinho, com exceção de empresas que compra em pacote e usa o carro pra ganhar dinheiro, só compra carro financiado quem não tem a mínima noção do que esta fazendo, o otário, desculpe a franqueza. Quando financia, paga quase dois carros e o carro desvaloriza com o uso; Quando compra paga quase 40% só de tributo (IPI E ICMS); recolhe o IPVA em cima do valor dos tributos, o que deveria ser proibido pois esta pagando tributo em cima do tributo, Bitributação. Fala a verdade, é Otário ou não é? Seja esperto, diminua o prejuízo e compre o semi novo/usado, sem financiamento, claro. A vista.

Avatar
Christian 27 de março de 2023

ENQUANTO O GOVERNO , NAO BAIXAR IMPOSTO PARA EMPRESAS , EMPRESA GASTA MUITO TBM , PORQUE NAO TEM GREVE DOS METALURGICOS? PORQUE SERA??? PRA MIM O POVO ESTA SEM GRANA MESMO , BRASILEIRO PAGA PELO QUE ELE AMA , E CARRO E UMA DAS COISAS

Avatar
José Augusto 27 de março de 2023

Tenho meu fuscão 1972, minha S10 2014 minha Yamaha fazer 2014 e minhas três magrelas. Sabe quando vou comprar carro ou moto 0km novamente? Só na outra vida e olha lá

Avatar
Cadillata 27 de março de 2023

Lá, na outra vida, você não vai precisar de carro.
Ou vai flutuar ou se queimar.
🙂

Avatar
José Augusto 27 de março de 2023

Espero que flutue 🤣

Avatar
José Augusto 27 de março de 2023

Espero flutuar 🤣

Avatar
jo 27 de março de 2023

Você está muito bem. Penso igual.

Avatar
José Augusto 27 de março de 2023

É isso aí…parabéns!!

Avatar
carlazarus9@gmail.com 30 de março de 2023

Confirmo seu pensamento. Um carrinho tipo o meu 07 que funcione e uma scooter pcx 13 pra bater.

Avatar
José Augusto 30 de março de 2023

Exatamente amigo. Carro usado mais em perfeito estado…uma motoca boa pra rodar e tá ótimo. Pra que se encalacrar numa dívida de quase 100 mil reais pra comprar um carro pelado desses de hoje. Pra mim não faz sentido!

Avatar
Mardonio Ferreira Santos 27 de março de 2023

Sinceramente quero que os preços desses carros subam mais. Tenho um carro 2003, o mesmo me leva pra todos os lugares com um custo bem baixinho. Essas montadoras,pensam que somos idiotas, só pode.

Avatar
Marcelo Borges Aragão 29 de março de 2023

As montadoras não pensam que os Brazucas são idiotas, elas sabem muito bem que são…

Avatar
JOSE PROENÇA 31 de março de 2023

É verdade Marcelo.

Avatar
Robson 27 de março de 2023

Impostos hiper-altos, ganância das montadoras compartilhado com a febre de arrecadação do fisco só vem o consumidor como um mal necessário.
não se deram conta que o consumidor brasileiro iria despertar em algum momento. Na Europa aumentos reprovados pelos consumidores são respondidos com boicote aos produtos. Alemães, apenas porque um aumento de combustíveis foi aprovado pelo governo sem aviso, levou os condutores de veículos a simplesmente deixarem um semana seus carros nas garagens o que provocou um impacto no recolhimento da receita.
Bastou isso para os preços recuarem ao seu valor anterior.

Felizmente para nossas autoridades e seus empresários abutres, nossos consumidores ainda estão em estado de letargia embora já se vê uma mudança de postura do consumidor.

Avatar
Arley 27 de março de 2023

Verdade, o brasileiro gosta de te estatus por isso as fábricas vendem caro os carros

Avatar
Rogério de Oliveira 27 de março de 2023

As peças de reposição subiram na mesma proporção. Carro novo está praticamente impossível para os trabalhadores.

Avatar
ANTÔNIO APARECIDA 27 de março de 2023

E, fazer mini carros, elétricos, que saem mais baratos.

Avatar
Waslon 30 de março de 2023

Carro elétrico e barato não combinam na mesma frase!

Avatar
Gustavo Lima 27 de março de 2023

Carro 0Km só compra quem é louco ! Além do preço fora da realidade, tem a manutenção cara, o IPVA todo ano, Seguro caro.
Por isso tenho meu Fusca 66 e vou partir para o outro plano e ele ainda vai servir a outra pessoa. Fusca e o melhor carro já feito !

Avatar
Henrique 27 de março de 2023

Mais uma jogada, querem vender muito lucrando muito, a conta não fecha, aí pra tentar resolver vão pressionar os empregos forçando o governo a abaixar impostos, e eles lucrando horrores, canalhas!
Sobre os itens de segurança, uma palhaçada!! Tinha que ter a venda carros literalmente pelados igual antigamente, muita gente usa carro pra trabalhar e tá pouco se lixando com Air bah ABS controle disso daquilo telinha no painel etc… Afinal quem não queria um gol peladão por 40k zero ? Seria um sucesso! Se gosta de telinha coloca depois ..

Avatar
Alexandre dos Santos 27 de março de 2023

A solução é deixar o pátio das montadoras e das lojas abarrotados de carros igual foi feito nos anos 80 na ganância do pro álcool faziam oferta de todo geito, mas ninguém queria, o preço só aumenta porque o povo Não, sabe a força que tem.

Avatar
Carlos Gomes de y 27 de março de 2023

Quando o Brasil importou carros na década de 90, eles vinham completíssimos. Não haviam opcionais.
Aí tiraram tudo e até os tapetes de carros se tornaram opcionais. Como o brasileiro pensa qie andar de carro é status, as montadoras aumentaram os preços de forma inexplicável. Enquanto estiverem vendendo, vão continuar subindo os preços. Os bancos, por sua vez, querem ganhar mais e mais. Em 2018 comprei um argo por 58500. Hoje está acima de 100000?

Avatar
Ramon 27 de março de 2023

Carro no brasil sempre foi caro para o brasileiro mesmo sendo fabricado em solo nacional, pois ha muito impostos desde fabricação de componentes ate a montagem do carro e venda ao consumidor.

Em relacao ao lucro de uma montadora, obviamente querem lucrar o maximo que puder, projetar e fábricar um carro e assumir inúmeros riscos e no final ter que garantir que produto e bom pra nao ficar igual carros chineses que ninguem quer, qualquer um no lugar de empresario pensaria em lucrar no final.

Problema mesmo e o governo d a populacao, entra governo e sai governo e so tem aumento de imposto, e nos brasileiros aceitamos de bico fechado.

Avatar
CARLOS LAZARO de Andrade 30 de março de 2023

A carga tributária pode ser alta. Mas devemos observar como são gastos o que se arrecada. Somos uma democracia, mas ainda temos palácios e príncipes em todos os níveis

Avatar
Alberto Stein 27 de março de 2023

O Roberto Campos Neto quer é isso mesmo. Pra os bancos preferirem emprestar dinheiro aos particulares e não ao governo, precisam cobrar dos clientes juros maiores do que o que o governo paga. Se for pra ganhar a mesma coisa é melhor emprestar à União, cujo risco de cair em inadimplência é menor. A missão desse presidente do banco central é sabotar a economia pra não haver a menor chance de algum candidato mais à esquerda se eleger em 2026. Como ele é representante dos mercados, quer que o próximo presidente, e até o atual mesmo, pra não cair, adote a agenda de austeridade fiscal mais “hard” representada por um Paulo Guedes. Como estamos nessa de ou juros altos, ou muita austeridade fiscal, que é o que os mercados querem pra permitir a redução da Selic, a conclusão é de que nem tão cedo vai haver melhora no crédito e na renda dos trabalhadores pra haver aumento nas vendas. Vai haver muita demissão no setor automotivo e noutros do varejo, e muita concessionária e outros tipos de loja vão acabar fechando. Pra conseguir o que querem esses mercados não hesitam em lascar a vida de um monte de gente. Viva o Roberto Campos Neto!

Avatar
Sandro 27 de março de 2023

Ah! Nossa, ele não está deixando as pessoas se endividarem para pagar mais juros e impostos, que malvadão!

Avatar
Carlos 27 de março de 2023

Em maio tem dissidio da categoria. Com essas paralisações o sindicato também perde mais força para reajustes. Mais outro lado estamos sendo “educados” a pagar caro pra quando chegar a vez dos elétricos estarmos acostumados com esses preços.

Avatar
ANTÔNIO APARECIDA 27 de março de 2023

É a rema do Governo da Direita.

Avatar
ANTONIO CARLOS 26 de março de 2023

Espero que piore mais ainda , só assim talvez esses carros cheguem a custar o quanto realmente valem. Não venham com a história de Impostos caros , a JAC pagava 30% a mais de imposto (fora do Mercosul) e conseguia vende-los pelo mesmo preço de nossos nacionais , só não foi pra frente pela recusa de nossos consumidores , por dá pra se ter uma ideia do lucro de nossas Montadoras.

Avatar
Ale 26 de março de 2023

Essa matéria tem pouco fundamento. Os itens de segurança como abs e airbags foram incorporados em 2013. Já os anti poluição, há mais tempo atrás.

É pura ganância. Na minha opinião os carros tem mais é que mofar nos pátios com estes preços. Em 2016 um Corolla top custava por volta de R$80mil.
Hoje você compra um Argo, carro popular. Sem noção.

Avatar
Alessandro prado 26 de março de 2023

No Brasil toda indústria quer lucrar de mais sobre um.produto.
Se existir uma lei em que a indústria tem que vender 50% de sua produção internamente aí sim o brasileiro iria ser beneficiado por algo produzido aqui nesse país….

Avatar
Edu 26 de março de 2023

Valores absurdos principalmente em alguns populares que vem quase pelados , que fiquem por mais alguns tempos nos pátios
Se não houver uma normalidade teremos futuramente uma frota envelhecida nas ruas.

Avatar
Roger 26 de março de 2023

Todos sabem que o aumento dos valores foi proposital, e não partiu só das montadoras. O próprio governo deu a cartada e ninguém se atentou. Como a maioria das pessoas não estão com dinheiro para comprar ou trocar de veículos, o que foi feito. Um carro 2013 por exemplo que em 2020 tinha valor tabela Fipe R$ 29.500,00 passou a valer final de 2022 e 2023, R$ 39.198,00. Então conclusão o brasileiro não troca de carro, não consegue vender o seu velhinho mas paga imposto a maior que antes. Só acontece isso no Brasil e só o brasileiro não consegue fazer a leitura do que nosso governos fazem. Fica claro que não estou falando de E o D, pois quando do interesse os dois lados agem da mesma forma..

Avatar
ANTÔNIO APARECIDA 27 de março de 2023

Mais um flagelo do Capitalismo.

Avatar
Bruno Marques 26 de março de 2023

As montadoras esticaram a corda demais! Absurdo os preços cobrados por um carro zero! Seja ele qual for. Pior, a informação é que não haverá redução…caso seja verdade, estarei de camarote esperando a hora que essa corda irá arrebentar!

Avatar
Luciano Garcia Sanches 26 de março de 2023

As montadoras inventam muitas desculpas, mas a ganância (exagero no lucro) que colocou o preço fora do eixo. Não vão vender, vai cortar pessoal e vender menos, ficando neste círculo vicioso. Vão fazer igual a Ford e virar importadora. Então porque não abre o mercado e acaba com o protecionismo? Capitalismo é assim e quero ver se vão competir com os chineses. Existe um protecionismo pra essas montadoras que não justifica a situação atual, onde pagamos o lucro com isenções e compensações em outros impostos.

Avatar
Diego 26 de março de 2023

O preço do carro é caro por causa dos impostos absurdos e do dólar que não baixo por causa dos governos idiotas que a população escolheu e não dão segurança jurídica e econômica para o país. E quanto mais tecnologia no carro melhor, ou querem voltar as carroças peladas e caras do mesmo jeito?

Avatar
Marcelo Moreira 26 de março de 2023

Uma hora a ficha tinha que cair, em 2020 o valor médio dos veículos ditos populares eram em média de R$45.000, as pick-up’s em torno de R$110.000, hoje os mesmos veículos não tem nada a acrescentar e dobraram os valores, um super faturamento sem precedentes… viva o capitalismo rs…

Avatar
Braian 26 de março de 2023

ENTAO AS MONTADORAS AS FABRICAS (VAO FALIR) POR QUE NINGUEM VAI COMPRAR CARRO CARO EN QUANTO ELAS NAO BAIXAREM O PREÇO DOS CARROS E PRINCIPALMENTE DOS POPULARES

Avatar
Dalmo Menezes de Castro 26 de março de 2023

Esta opção de preços muito elevados vai levar em alguns casos a inviabilidade da fabricação de veículos no país (ex Ford) mesmo com valores muito elevados o baixo volume de vendas vai parar boa parte da indústria automobilística brasileira.Seria interessante a indústria e o governo,colocarem em prática a curva de Laffer, enquanto há tempo.

Avatar
Roberto 28 de março de 2023

Tenho um Corsa Wind do ano 2000 que me leva todo dia para o serviço, (GUAIANAZES – santo André) vou e volto todo dia e nunca fiquei no meio da rua, vou ficar com ele até o resto da minha vida

Avatar
Marcelo Borges Aragão 29 de março de 2023

Corsa, Fusca da GM
Atende muito bem, não deixa na rua facilmente e não faz passar vergonha.

Avatar
CARLOS LAZARO de Andrade 30 de março de 2023

Mantendo a manutenção, de nosso organismo tbm, duramos

Avatar
Deixe um comentário