Preço do GNV está alto? De quem é a culpa?

Por ser responsável por quase 100% da importação do gás natural veicular, Petrobras é quem tem controle sobre o preço do combustível

gnvi gas veicular shutterstock 410511208
Por Laurie Andrade
20 de outubro de 2018 16:02

Por longos anos, o Gás Natural Veicular (GNV) foi uma opção para motoristas que rodavam muito e precisavam economizar. Mas, com a falta de concorrência real, fica difícil assegurar que o combustível é uma boa opção. É que a Petrobras pode continuar aumentando o preço do GNV quanto quiser.

O vice-presidente do Sindicato Intermunicipal dos Condutores Autônomos de Minas Gerais (Sincavir), João Paulo Dias, afirma que a alta do último ano, de 21,8%, teve impacto no cotidiano dos taxistas. “O acréscimo do preço refletiu não só na utilização do combustível, mas na diminuição da instalação do kit gás. Isso porque a transformação é cara e, sem o baixo valor do GNV pra compensar, os profissionais acabam desistindo de usá-lo”.

Ainda de acordo com o vice-presidente, atualmente o combustível mais adotado pelos profissionais é o etanol. “O gás ainda é utilizado, mas o aumento no preço do GNV fez com que os profissionais optassem mais pelo derivado da cana”.

Formação de preço do GNV

A formação do preço do GNV é complexa. Além de estar indexada ao valor do dólar, como a da gasolina e diesel, ela não passa pelo controle do Ministério de Minas Energia (MME) ou da ANP. Isso sem falar que, ao contrário dos demais combustíveis, o GNV não é importado por várias empresas. A Petrobras é responsável por quase todo o transporte e venda do gás aos Estados e, por consequência, não precisa se preocupar com a competitividade do preço do GNV.

O mercado funciona de acordo com os termos do § 2 do art. 25 da Constituição Federal, que afirma que cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado (distribuição).

O preço do GNV não é controlado pela ANP ou pelo Ministério de Minas e Energia. Quem manda no valor é a Petrobras, responsável por quase 100% da importação.

O AutoPapo questionou, ao MME, se há perspectivas de que o número de empresas responsáveis por importar e vender o GNV aumente, na esperança de dar uma boa notícia aos leitores. A resposta foi a seguinte:

A Petrobras é responsável por quase a totalidade da importação de gás boliviano. Em função da competência Estadual quanto à exploração dos serviços de gás canalizado, são as distribuidoras estaduais que planejam o atendimento dos mercados e consumidores finais. Ou seja, são os Estados os entes responsáveis pelo planejamento e estabelecimento de políticas de estimulo ao consumo de GNV.

A Petrobras é, segundo o MME, a única empresa a importar gás natural pelo GASBOL (gasoduto com entrada no Brasil pelo Mato Grosso do Sul). Isso porque a capacidade do gasoduto está completamente contratada pela estatal, o que impossibilita a utilização por outras empresas.

Duas outras instituições possuem autorização para importação de gás boliviano por meio do Gasoduto Lateral-Cuiabá, mas o volume de GNV trazido por elas é irrisório. Não existem empresas autorizadas a importar gás natural por meio do modal rodoviário.

Resumo da ópera: não há nenhuma perspectiva para controle do preço do GNV ou aumento da concorrência, medidas que poderiam assegurar, aos consumidores, que os valores não vão variar de acordo com a (má) vontade de Petrobras.

Independente da alta ou da queda do preço do GNV boliviano, a estatal brasileira pode estipular o valor que bem entender.

Variação do preço do GNV nos últimos meses

Combustível Valor médio na última semana Valor médio em agosto Aumento
GNV  R$/m3 2,88  2,79 3%

Aumento do combustível no último ano

Combustível Média Nacional outubro de 2018 Outubro de 2017 Diferença
GNV R$/m3 2,90 2,38 21,85%

Vale a pena instalar o ‘kit gás’?

O preço do GNV (em metro cúbico) é mais barato do que o litro dos demais combustíveis. Mas o motorista deve considerar outros gastos quando resolve instalar o “kit gás”.

Colocar o sistema GNV tem um custo médio de R$ 5 mil para os kits de 5ª geração, com injeção eletrônica de gás natural (para veículos fabricados depois de 2007).

Além da instalação do kit gás, é preciso pagar as revisões do cilindro, a mão de obra e o registro no departamento estadual de trânsito.

O GNV rende, de acordo com a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), até 60% a mais do que a gasolina, se considerarmos o sistema mais moderno, de quinta geração.

A média mensal de quilômetros rodados em um carro particular é de cerca de mil km. Se o veículo fizer uma média de 8 km/l com gasolina, a economia total com o preço do GNV vai girar em torno de R$ 3.520. Nesse caso, serão necessários pelo menos 18 meses para se ter o retorno do investimento com o Kit.

44 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Adriano 8 de julho de 2021

Difícil esse desgoverno viu, triste saber que desperdicei meu voto nesse doente mental do Bolsonaro e nesse economista de boteco que é o Paulo Guedes , Guedes dizendo que ia abaixar o preço do gás, e é essa pancada de 39%, país fudido esse !

Avatar
RODRIGO FERREIRA DE SOUZA 30 de julho de 2021

Difícil de vc entender que não si trata de bolsonaro e sim da política de preços da Petrobrás AFF

Avatar
Ana paula Silva 1 de julho de 2021

Agora com o GNV a 4,59 o investimento só teria retorno em 36 meses quando já devemos descartar o motor do carro por mal funcionamento por causa do mesmo , ou seja , não vale mais a pena .

Avatar
Paulo Sérgio 5 de maio de 2021

A culpa é do povo que está aceitando tudo, o preço do combustível em geral é um absurdo

Avatar
Junior 3 de maio de 2021

Isso que está acontecendo agora , é o resultado de todos os anos de corrupcao na Empresa ,agora a conta veio e quem paga somos nós pra variar

Avatar
Alexandre Caetano 1 de maio de 2021

Meu presidente aguardo e sei que está vendo uma janela para acessar essa injustiça contra nossa nação. Com o desemprego em massa, muitos dependem disto para sobreviver e o GNV 39% de aumento é um tiro em nossas cabeças. Ainda acredito!

Avatar
edvandro 3 de maio de 2021

eu acredito que va abaixar porque era um meio do taxi, uber entre outros de buscar o alimento já que com a população cada vez mais debilitada com doença fica desesperada com esse aumento precisamos acreditar já que foi depositado nossa confiança.

Avatar
Carlos André 9 de abril de 2021

A Petrobrás foi fatiada apos a pósse do Governo Bolsonaro, ela que acabar com GNV, vender só Etanol e Gasolina..
oficinas vão quebrar, postos não se interessam mais, assim acaba GNV…

Avatar
Emilson Fernandes Rodrigues 6 de abril de 2021

Nunca vi tantos aumentos nós combustíveis como agora!
Esperamos que o presidente Bolsonaro olhe pelo povo!

Como pode o GNV ter um aumento de 39%?

O GNV é um combustível que não prejudica o ar que respiramos, portanto deve ter incentivo.
Ainda mais que gastamos com o Kit gás que em média custa R$ 5.000,00 e com a vistoria anual que custa em média R$ 300,00, fora a manutenção do tanque de gás e outras despesas.

Pedimos ao presidente Bolsonaro que intervenha nessa decisão de aumentar o GNV e outros combustíveis!

Avatar
Julio Cesa 9 de abril de 2021

Brasil é país de corruptos, aproveitadores e especuladores, exploradores, c omo pode o consumidor investe em GNV, o governo da 2 aumentos seguidos, Outubro 23% e agora 39%, só acontece essas coisas no Brasil.

Avatar
JOSIEL 8 de outubro de 2021

Como o presidente Bolsonaro já disse o governo não pode influenciar nós preços que a Petrobrás coloca nos seus combustível sendo ele líquido ou gás

Avatar
Weber Batista Mendes 8 de novembro de 2020

No Estado de Goiás já faz 1 ano que não tem GNV e o estado na faz para ajudar os trabalhadores que precisa do GNV para economizar e melhorar o meio ambiente.

Avatar
Lincoln S sousa 25 de outubro de 2020

O aumento do GNV é uma surpresa para nós brasileiros foi feito uma promessa pelo Ministro da Economia o problema do gás seria resolvido o que o gás iria baixar cerca de 40% e agora essa surpresa do GNV aumentar 32% Isso é uma falta de respeito e nós ficamos sem entender por que isso está ocorrendo pedimos as autoridades principalmente o Presidente da República pelo qual tenho profunda a respeito e admiração e sei que ele está trabalhando arduamente para que essas coisas não aconteçam mas infelizmente estão acontecendo

Avatar
Daniel Fernandes 26 de novembro de 2019

Sou usuário do GNV desde 2003 em sp sp em média $0.69. Época de muitas oficinas instaladoras, gerando emprego e economia no bolso do motorista. O monopólio da Petrobrás protegido por lei é o responsável pela alta do GNV, vendo que o consumo de gasolina e etanol caindo, o jeito é triplicar o valor para pausar o uso do GNV. Simples assim, dane-se os usuários, investidores de oficina, donos de postos de combustíveis…se quiserem GNV e 4 Reais. Canalhas, em época de debate de energia limpa, meio ambiente, carros que não poluem, esses calhordas assinam este absurdo de preço e colocam culpa no dólar. Difícil ser patriota tamanha idiotice por parte destes inescrupulosos.

Avatar
Edgar T. Dumas 27 de outubro de 2019

Mais qual o valor do m3 do GNV e qual o imposto sobre o GNV na reportagem não foi falado ou onde posso pegar este valor.

Avatar
Cleber 2 de maio de 2021

Gostaria de saber onde tem o kit 5a geração a R$ 5 mil que vou montar uma instaladora lá, pois o meu eu coloquei a R$ 2.900, e aqui a inspeção anual é R$ 150 reais, e na matéria tem a informação que o valor e o aumento compete aos Estados.

Avatar
Magno Maciel 11 de outubro de 2019

Estou decepcionado com o GNV, subiu o preco do combiustivel aqui emBRasilia para 3,89 e sem contar que as taxas de revisao passam de 500 reais e se quiser retirar o GNV precisa pagar 520 reais para retirar . Tudo relacionado ao GNV e caro, entao me iludi pois nao compensa a economia relacionada ao preco e despesas para manter um sistema no veiculo. Revisões e certificações tornam o veiculo caro para o consumidor. Irei vender meu carro pois aqui no DF existiam 2 postos sendo que apenas 1 permanece abastecendo e no estado de Goias existia apenas um posto na capital e foi desativado , pois segundo o dono do posto nao compensava. Acredito que e um projeto que em breve terá fim com a entrada do veiculo elétrico se deus quiser, mas o governo sempre arruma algo para cobrar do Brasileiro e gastar no Congresso fraudulento acolhendo dinheiro do Brasileiro e gastando como bem acham sem nos favorecer. O Brasileiro precisa entender que e nosso dinheiro que mantem a Petrobras , um absurdo e fazer de nosso dinheiro investimento a favor da instituicao e cobrar novamente do nosso bolso…acorda Brasil estamos sendo lesados e enganados pelos policitcos que elegemos…! Muito Triste..!!

Avatar
Valdemir Wilson Goncalves 12 de setembro de 2019

No nosso pais e uma vergonha memo nos nunca podemos accreditar nos governo , pelo menos ate aqui. Foi assim com o alcool , biodiesel tanto falado pelo lula, mentem, enganam a todos com promessas de economia e menos emissoes de gases nocivos a naturesa etc.. Quando o Povo acredita e adota a ideia, os precos vao subindo, subindo e a economia vai pro ralo. Poor ultimo o gas natural veicular a petrobras comecou pagando pra Bolivia, 0.04 centavos e Ainda pagam uma merreca . A petrobras Dona esclusiva deste produto , e vendem a preco de ouro pra nos brasileiros. Cambada.

Avatar
Claudio Aparecido Bernardoni 9 de julho de 2019

Questão ambiental? Ao meu ver a petrobras não está nem ai para questão ambiental, desde que esteja com os bolsos bem recheados. Aliás, toda vez que alguém quiser fazer algo para seu próprio bem estar, vai ter que pagar caro para isso. Ex: tente emagrecer tentando manter a saúde, vc vai pagar caro nos alimentos específicos. AFFFF CREDO, onde vamos parar?

Avatar
Elaízio Moura dos Santos 28 de fevereiro de 2019

Eu acho um absurdo o GNV aqui em natal está a r$3,59 a gasolina abaixa e o GNV não?
Quem manda é a Petrobras ou o quê?

Avatar
Brasil 20 de fevereiro de 2019

Aqui no Ceará estão nos roubando na cara de Pau, o preço do metro está 3.70 passou do etanol que está 3.29 bando de palhaço vão tudo para o inferno.

Avatar
Epitácio Dos Santos 12 de fevereiro de 2019

Precisa que os brasileiros tomem vergonha e pare de usar o faz natural por ser um abuso se esse combustível tem tanta dificuldade para se fazer revisão um grande abuso de uma burocracia de merda que é imposta para humilhar os motoristas e se o carro está devidamente instalado porque uma forração de saco na hora de fazer espeçao isso e abuso de um bando imbecil que tenta dificultar a vida do povo brasileiro ainda mais em Alagoas o GNV e um absurdo mais caro do que todo canto do país aconselho boicote ninguém abastecer com o combustível GNV deixar os corretos que aumenta tanto o preço de um combustível feito de coisa podre sem razão prá aumento abusivo convém que ninguém compre o gaz natural principalmente em Alagoas o brasileiro precisa tomar vergonha e da um basta nessa poça vergonha

Avatar
Eduardo Aggio 10 de fevereiro de 2019

Porque os Taxistas e a turma do Uber não estão falando nada
FALA SÉRIO 40% DE ALMENTO GNV

NO INTERIOR DE SÃO PAULO NÃO ACHA POSTOS DE GNV.

ISTO É UMA VERGONHA …
Qual é a autoridade máxima do GNV que posso RECLAMA ???

Avatar
Epitácio Dos Santos 12 de fevereiro de 2019

Precisamos com urgência fazer uma greve sem tempo tempo prá Pará ninguém abastecer o carro com o GNV se passarmos dois meses sem abastecer os canalha gananciosos que vivem prá aumentar o preço do GNV vão ter que baixar o preço ou colocar o GNV na sopa e comer

Avatar
Ari Caramori 25 de fevereiro de 2019

Caro Eduardo,primeiro vc deveria reclamaR ( com R no final) com
sua professora,que não te ensinou
direito.

Avatar
Renato 6 de fevereiro de 2019

Absurdo. Se o preço é atrelado a dólar, como se explica um aumento de 40% no GNV, se o dólar está caindo. Cadê o ministério público para defender os direitos dos consumidores contra esses abusos.

Avatar
Paulo Afonso Nogueira 5 de fevereiro de 2019

O pessoal fica falando em combustível limpo e depois da essa facada no povo

Avatar
André R Castro 4 de fevereiro de 2019

É meus amigos, esta difícil da ficha cair, pra quem elegeu o Bolsonaro, no auge da raiva de um partido e de pessoas como Lula e Dilma, foram lá e descarregaram a raiva, o problema agora esta aí, Bolsonaro e seus compadres fazem coisas erradas e sempre põe a culpa nos vermelhos. O presidente teria que governar pra todos, e está, sendo bom pros ricos e um algoz dos pobres. Parabéns a cada um que votou nele, agora todos pagaremos o preço da raiva, da soberba, e da mediocridade que nos colocaram nesta cilada.

Avatar
Gabriel 5 de fevereiro de 2019

Você nao leu a matéria? Quem da o preço é a Petrobrás.

Avatar
jose 7 de fevereiro de 2019

O governo manda na petrobras.

Avatar
Francisco Castro 4 de fevereiro de 2019

Não tem condições o GNV neste preço paguei hoje 3$ mt3, por favor baixe este preço!

Avatar
Odair 2 de fevereiro de 2019

País de bosta que em que vivemos, aqui só anda na contramão do mundo.

Avatar
Carlos Pala 18 de janeiro de 2019

Uso carro a GNV desde 2001. Sempre foi vantagem inegavel, ainda mais quando morava no RJ com o desconto de 75% do IPVA. Quando me mudei pra MG, em 2014, ja comecei a me deparar com a realidade: o preco do GNV bem maior que no Rio, na epoca, e o valor do IPVA integral. Quando minha esposa comprou um carro pra ela, decidimos não colocar GNV. Continuo com um carro, que tenho desde 2010, com GNV, porem vendo o valor do GNV a 3,39 e o Alcool a 2,83. Vou passar a usar alcool e esperar pra ver o que acontece com o GNV. Nesse passo, vou remover o kit. Como dito anteriormente, estamos pagando o subsidio do Diesel pros irmaos caminhoneiros.

Avatar
jussemir lavinas de oliveira 16 de janeiro de 2019

Nao consigo entender os precos, aqui em itu 3,30 em campinas 2,20 sao paulo 1,99 cade o bolsonaro para ver isto, todo mundo tirando GNV

Avatar
FRANCIMILTON ALEXANDRE SILVEIRA 16 de novembro de 2018

Não usarei “meias palavras”!!!
Papo reto, o Brasil é um país medíocre, estão ferrando a tudo e a todos em busca do lucro fácil, não adianta fugir, se produzirem em larga escala veículos elétricos, eles aumentaram ainda mais o preço da eletricidade, se vc quiser instalar painéis solares, eles vão aumentar o já tão caro sistema. NAO ADIANTA!!! ESTAMOS DANDO SOCOS EM PONTA DE FACAS!!!! É LAMENTÁVEL!!!!!

Avatar
NEEMIAS SOUZA 8 de novembro de 2018

depois dizem que o PT que rouba!!! ou que roubou!! quando tinhamos o governo do PT , o GNV custava irrisório R$ 1,60!! engraçado né !! Agora ninguem rouba e custa R$2,79!! 75% de aumento!! vai entender !! a Petrobras é a unica empresa que só da prejuizo e nunca vai a falencia !! porque sera ???

Avatar
Andre 22 de novembro de 2018

R$ 2,79??? Na minha cidade chegou a absurdos R$ 3,69. Mais caro que o ETANOL.
Culpa do pós * isso sim

Avatar
Valter da Silva cesar 2 de fevereiro de 2019

É… e agora que o bolsodoria aumentou em 40% o calor do m3? Não ouço as panelas.

Avatar
Tassio Lima 2 de fevereiro de 2019

Diminuiram o valor do IPVA em 25% e aumentaram o preço do combustível em 40%, deveria ter um jeito dos consumidores entrar com uma ação contra o governo a respeito desse aumento abusivo.

Avatar
dan9 27 de dezembro de 2020

oh caramba qual cidade??

Avatar
Fagner 24 de outubro de 2018

Além de estar muito caro, eu queria saber porque parou de transportar GNV em caminhões tanques, na Minha cidade o tinha um posto de GNV, que era abastecido por caminhões tanques e parece que não pode mais, sendo que a gasolina é o álcool são mais inflamáveis que o GNV. Ou monopólio por dutos de transporte ficou só ficou só com a Petrobras?

Avatar
karlos 18 de agosto de 2021

EI paspalho.GNV tem mais de 4.000 libras de pressão.,Caso seja LÍQUIDO necessita UMA CENTRAL especial para TORNÁ-LO GAS NOVAMENTE.Vc tem IDÉIA de gás a 4.000 libras/pol de pressão ?

Avatar
Alexandre 24 de outubro de 2018

Saudações! Ainda estamos pagando pela greve
dos caminhoneiros.
A gasolina aditivada custava 3,70/l em média,
aqui em São Paulo/Capital, na 1ª quinzena de Maio/2018. Em postos decentes, né?!
25 dias depois não se encontrava por menos de
R$4,40… proporcionalmente, o Etanol foi junto, assim como o GNV. E tb o GLP, né?!
Estranhos cálculos para muletar os R$0,40 de
“subsídio” no Diesel.
Estamos pagando a conta, confere Mr. Bóris?!
Calados, como sempre. E só prá variar.

Avatar
Jackson do Porcelanato 22 de outubro de 2018

Sei la, to cabrero com esses aumentos, desanimador, daí todo anos tem 320 pau de vistoria do gás, dai sempre inventam alguma coisa pra reprovar na vistoria e vc tem mais gastos pra regularizar tal coisa, ano passado invocaram que a chapa que protege o cilindros estava com pontos de ferrugem, isso tem que trocar então todo ano porque sempre vai enferrujar e rápido, pois pega água direto,mas ontem fui de Joinville para Curitiba e andei um monte por lá, rodei 295Km só com uma carga de gás, 22m2, deu 57 pila, esse é o atrativo, mas é por pouco tempo, logo eles aumentam demais isso e chega ao mesmo valor que a gasolina, revoltante.
Obs. Meu carro é uma blazer 2.4 advantage

Avatar
Deixe um comentário