Volkswagen usou BMW como mula de testes de motor W10

Nos anos 2000 a Volkswagen estava desenvolvendo motores em W, os de 8, 12 e 16 cilindros foram lançados no mercado, esse de 10 não passou dos testes

bmw m5 e39 mula de testes de motor volkswagen w10 frente
Por fora nada indica que esse carro está com um motor Volkswagen (Foto: GDM Motors | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 08/08/2023 às 14h02

Nós da imprensa tentamos sempre descobrir o que acontece dentro das montadoras para adiantar as informações para você, consumidor. Porém, muitas vezes as empresas guarda alguns segredos a sete chaves. Um exemplo é esse motor W10 da Volkswagen.

Nos anos 90 a montadora alemã havia criado o VR6, um motor V6 compacto e com ângulo estreito entre as bancadas. Isso permitia o uso de apenas um cabeçote para todos os cilindros, e não dois como em um motor em V com ângulo maior. Além de ocupar menos espaço no cofre.

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Os motores em W apareceram nos anos 2000, com o W12 utilizado pelos luxuosos Audi A8, Volkswagen Phaeton e Bentley Continental GT. De grosso modo, esse motor era a junção de dois VR6.

Aparentemente, a Volkswagen fez protótipos de um W10 para ser usado em seus carros de luxo. O motor veio à tona quando apareceu na página de um mecânico alemão no Instagram, que postou fotos do bloco desmontado.

bmw m5 e39 mula de testes de motor volkswagen w10 traseira
Na falta de um carro capaz de lidar com o motor, a engenharia escolheu o M5

Segundo o portal The Drive, a possibilidade de existir um W10 foi citada em um documento da Volkswagen sobre os motores em W10. A base do motor são dois VR5 e notícias de 2003 apontavam que ele poderia ser usado no Phaeton.

O repórter do portal entrou em contato com a assessoria da Volkswagen, mas disseram que as informações sobre o W10 foram perdidas. O mecânico que encontrou o motor também não possui mais informações.

Motor W10 da Volkswagen foi usado em um BMW

O mistério do motor W10 parecia perdido, porém dias depois o The Drive descobriu um carro utilizando esse propulsor. Não era um Volkswagen ou algum carro do grupo, mas sim um BMW M5 da geração E39.

O carro está anunciado nos classificados de uma equipe de corridas alemã. Na página conta que o BMW M5 foi utilizado como mula de testes pois o grupo Volkswagen não havia um carro capaz de lidar com a potência do motor W10.

bmw m5 e39 mula de testes de motor volkswagen w10 cofre do motor
O motor produz 500 cv, 100 a mais que o V8 da BMW que era usado originalmente

Segundo o anuncio, o W10 produz 500 cv e 56 kgfm. O V8 4.9 original do M5 rendia 400 cv e 51 kgfm, ou seja, é de se esperar que a mula ande mais que o original.

O anúncio diz que Ferdinand Piëch, então CEO do grupo Volkswagen, gostou tanto do resultado que usou esse M5 como carro de uso pessoal. O executivo era um ex engenheiro que trabalhou em carros icônicos, como o Porsche 917 e o Audi Quattro. Ele e o tipo de pessoa que amaria um super sedã com câmbio manual.

O portal não conseguiu mais informações ou vídeos do carro funcionando com o vendedor.

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