Pulse Abarth ou Abarth Pulse? Porque isso faz diferença

No Brasil, nome da famosa 'divisão esportiva' está apenas batizando versões e não sendo tratada como uma marca com características próprias

pulse abarth 004
Pulse Abarth descarta emblemas Fiat em sua carroceria (Foto: Fiat | Divulgação)
Por Sergio Quintanilha
Publicado em 10/12/2022 às 11h03
Atualizado em 11/12/2022 às 10h21

Todo carro Abarth parte de um Fiat. Por causa disso, o Pulse esportivo é chamado de Pulse Abarth e não de Fiat Pulse. Mas, por que não Fiat Pulse Abarth? Afinal, o objetivo é exatamente mostrar que a Fiat, atualmente, vai muito além dos carros populares com preços acessíveis.

A resposta é simples: na Europa, nenhum Abarth leva o nome Fiat antes. E a mesma tática está sendo usada no Brasil. Porém, a Stellantis poderia ter ido além. Ao invés de Pulse Abarth, deveria chamá-lo de Abarth Pulse.

VEJA TAMBÉM:

Se fizesse isso, estaria tratando a Abarth como uma marca independente e não como uma versão de um carro da Fiat. Deus está nos detalhes, diz o ditado popular. Pois é exatamente este detalhe que faz a Abarth ser considerada uma marca dentro da Stellantis.

No Brasil, por enquanto, apesar de a tática usada agora ser muito melhor do que a de anos atrás, o nome Abarth está sendo tratado apenas como uma versão. Na Itália, não há sequer a possibilidade de encontrar um Abarth dentro do site da Fiat. Remete-se para outro site, independente.

Lá, o 500e é chamado de Abarth 500e, enquanto o 500 tradicional é chamado de Abarth 595 e Abarth 695. Por isso, para dar uma forcinha nesta construção da marca esportiva no Brasil, passo a chamar o Pulse Abarth de Abarth Pulse.

abarth500e
Abarth, na Europa, é tratada como uma marca diferente (Foto: Reprodução)

Abarth Fastback

Já colocando esta linguagem no futuro, podemos prever, portanto, a chegada do Abarth Fastback como segundo modelo da marca esportiva italiana. Mas como este carro vai se diferenciar do Fiat Fastback Powered by Abarth?

O motor provavelmente vai ser o mesmo: T270 1.3 turbo de 185 cv com câmbio manual de 6 marchas. Buscando algo mais radical do que o Fiat Fastback, o designer Kleber Silva fez, com exclusividade para nossa coluna, uma proposta para o Abarth Fastback.

A ideia é se diferenciar mesmo do Fiat Fastback. Portanto, o Abarth Fastback poderia ser mais baixo e ter pneus mais largos, inclusive com alargadores de rodas na carroceria. Caso contrário, vai se diferenciar do Abarth Pulse somente pelo porta-malas.

É difícil que a Stellantis faça isso. É mais provável que apenas acrescente alguma pimenta na receita do Fiat Fastback. Mas seria interessante ter um Abarth Fastback bem baixo, bem duro, com alargadores de rodas e tudo o mais que tiver direito.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jo 10 de dezembro de 2022

O carro é bom. Mas há 20% de gordura no preço. Não me convence.

Avatar
Deixe um comentário