Saiba tudo sobre Pump Track, modalidade de ciclismo que ganha cada vez mais adeptos

Conheça mais detalhes da modalidade de ciclismo - qual equipamento é necessário - que ganha novos adeptos a cada dia

pista de pump track em petropolis foto prefeitura de petropolis
Modalidade já conta com diversas pistas pelo Brasil, como a de Petrópolis (RJ) (Foto: Prefeitura de Petrópolis | Divulgação)
Por Camila Melo
Publicado em 16/04/2023 às 17h03

Novas modalidades do ciclismo estão ganhando cada vez mais popularidade no Brasil, entre elas o Pump Track, que tem chamado a atenção e lotado as pistas de diversos parques espalhados pelo país.

VEJA TAMBÉM:

O que é uma pista Pump Track?

Uma pista de Pump Track pode ser feita de terra ou asfalto e consiste em uma série de pequenas “lombadas”, também chamadas de rollers e curvas inclinadas projetadas para serem percorridas sem pedalar. Os pilotos geram impulso movimentando seus corpos para cima e para baixo, usando a pista para manter a velocidade e o flow.

O Pump Track é popular entre os pilotos de BMX, mountain bikers e outros entusiastas do ciclismo que gostam do desafio e do flow da pista. Também é uma ótima maneira de melhorar as habilidades de manuseio e condicionamento físico na bicicleta, além de ser uma ótima opção para quem quer se divertir com os amigos.

Principais atletas do mundo

Existem muitos atletas talentosos de Pump Track em todo o mundo, mas estes são alguns que vale a pena acompanhar:

  • Caroline Buchanan: Atleta australiana de Pump Track e BMX que ganhou vários campeonatos mundiais em ambas as disciplinas.
  • Barry Nobles: Um piloto americano de BMX que é conhecido por suas habilidades na pista de pump e ganhou vários Campeonatos Mundiais da Red Bull Pump Track.
  • Tomas Slavik: Um piloto tcheco que ganhou vários Campeonatos Mundiais de Pump Track da Red Bull e é conhecido por sua velocidade e estilo.
  • Jill Kintner: Uma ciclista americana de Pump Track e Mountain Bike que ganhou vários campeonatos mundiais em ambas as disciplinas e é conhecida por sua pilotagem suave e “elegante”.

Como iniciar no Pump Track?

pumptrack foto christian haukeli red bull content pool
É possível praticar o Pump Track com qualquer bicicleta, mas o ideal é usar rodas de aros menores (Foto: Christian Haukeli | Red Bull Conten Pool | Divulgação)

Com qualquer bike é possível andar no Pump Track, o mais importante é ir e praticar com a bike que você puder, porém a bike ideal para fazer manobras e curtir o flow do pump é com rodas menores, aro 26, 24 ou 20, sem suspensão e com o banco bem baixo para ter bastante espaço para se mexer em cima da magrela.

Além disso, é importante que você use também os equipamentos de proteção como capacete (que deve ser usado sempre), joelheiras e cotoveleiras, que são recomendados principalmente se você estiver iniciando no esporte.

Onde encontrar uma pista de Pump Track no Brasil?

As pistas de Pump Track são frequentemente usadas ​​para competições, treinamento e recreação. As pistas  podem ser encontradas em muitos locais diferentes, incluindo parques públicos e bike parks. Atualmente existem algumas pistas (públicas e privadas) espalhadas por todo o Brasil, uma das melhores fica no Parque das Bicicletas, em São Paulo.

Ainda na cidade de São Paulo existem pistas de Pump Track no poliesportivo na região da Mooca e em Sacomã, no Centro de Esportes Radicais e em Cotia. A lista continua com as pistas nas cidade de Antônio Carlos (MG), Várzea Grande (MT), Araguari (MG) e em Pindamonhangaba (SP).

Parques particulares também possuem pistas como é o caso do The Box Skatepark em Santa Cruz do Sul (RS), Mobai Bike Land em São José dos Campos (SP), Geração Bike Park em Biguaçu (SC).

Lembrando que estas são apenas algumas das muitas pistas em todo o Brasil.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ingo 18 de abril de 2023

Essas bicicletas tem multimídia 7″?

Avatar
Deixe um comentário