Cuidado ao escolher pneu! Você pode comprar ‘gato por lebre’
Você já reparou que nos pneus novos há uma etiqueta do Inmetro? Se não, deveria! Nela estão informações importantes para auxiliá-lo na hora da compra
Por Boris Feldman 29/08/19 às 14h30Você já reparou que nos pneus novos há uma etiqueta do Inmetro? Se não, deveria! Nela estão informações importantes para auxiliá-lo na hora da compra
Por Boris Feldman 29/08/19 às 14h30Quando você vai na loja comprar pneus – um jogo ou dois pneus – você presta atenção na etiqueta do Inmetro? Ah! Você nem sabe o que vem a ser isso. Pois, então saiba que ela é obrigatória desde o ano passado para todos os pneus: automóvel de passeio, comerciais, caminhões, tudo.
A etiqueta do Inmetro é obrigatória e te dá dicas muito importantes: você pode até não reparar e, às vezes, o vendedor até procura esconder pra você não perceber que está comprando “gato por lebre”; que está pagando barato no pneu, mas aquele barato que sai caro.
Aqui está a etiqueta:
À esquerda, você confere a definição do consumo de combustível provocado por esse pneu. À direita, a aderência no piso molhado. Abaixo, o nível de ruído.
De A a G, quanto menor o consumo de combustível, mais próximo do A. O A é o melhor para reduzir consumo de combustível. O G é o pior pneu, é o que faz o carro gastar mais combustível.
Repare esse pneu que está aqui:
Essa etiqueta está dizendo que esse pneu tem classificação F no consumo de combustível, ou seja, uma das piores. Provoca um dos maiores consumos de combustível entre os diversos pneus disponíveis no mercado. Consumo alto é grave para o seu bolso.
Mas a classificação em aderência em pista molhada é grave para a sua integridade física. Aqui você tem que reparar, e esse pneu tem que ser o mais próximo possível da letra A. Porque quanto mais próximo de G – esse pneu aqui, por exemplo, foi classificado como E – a aderência no asfalto é fraca, é baixa.
A aderência tem que ser no mínimo A, B ou C. Mas melhor que seja A, porque o carro vai ficar no asfalto com menos chances de deslizar, de escorregar e provocar um acidente. Então, esse pneu não é lá essas coisas em relação à aderência no piso molhado.
Finalmente, o nível de ruído. Ele não é tão importante assim. Esse pneu está na faixa média 71 decibéis. É quanto ele emite de ruído, sendo que o máximo tolerado é de 75 decibéis. Está em um nível razoável.
Esse pneu, eu não compraria por causa dessa classificação da letra E em aderência na pista molhada.
Conteúdo patrocinado
No final, para não cair em enganações, o ideal é pesquisar bastante. O site ReviewAuto faz diversas análises para facilitar a escolha dos usuários e também, para que todos conheçam onde estão se metendo. Se quiser conferir uma dica, recomendo a matéria especial sobre os pneus da marca Dunlop.
Olá, Tudo bem ? Tenho uma Palio WK velhinha, sempre coloquei pneus indicado para sandero, fica muito pouco fora da margem de erro de uso eu sei mas, pela largura da traseira, os pneus originais (desde a 1a. troca nunca + coloquei o city net, muito barulhento) se iguala a WV 1200 mas, a pergunta é posso comparar etiqueta do inmetro quanto a consumo, frenagem para 185 70 14 ?
Boris.
Comprei um pneu da marca aptany.
Tread wear…320
Consumo combustível…E
Aderência…B
Ruído…70db..
Que nota vc daria a este pneu..
Será que fiz uma boa compra.
Boris, no meu carro veio de fábrica com um pneu P4, da Pirelli. Neles, a etiqueta é muito parecida com essa da imagem do texto (salvo engano consumo e pista molhada são E). Só por desencargo de consciência, a montadora não deveria utilizar pneus mais seguros, pelo menos em caso de aquaplanagem?
Essa etiqueta do Inmetro é incompleta e não leva em conta o índice de desgaste ( treadwear), prova absoluta de como as autoridades no Brasil são amadoras! Importante é o ruído e não quanto dura o pneu!!!
Olá, Fabio. Tem razão. O Boris comenta isso em https://autopapo.uol.com.br/blog-do-boris/derrapagens-do-inmetro/
Obrigado e abraço