Transferência de veículos pode exigir registro de quilometragem

Proposta foi aprovada pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara; medida pretende diminuir adulterações no hodômetro

destaque hodometro
Por AutoPapo
Com Agência Câmara
Publicado em 03/01/2018 às 17h56
Atualizado em 14/02/2020 às 15h45

Registro da quilometragem pode passar a ser obrigatório na transferência veículos e também na vistoria. O Projeto de Lei (PL) foi aprovado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.

Para começar a valer, a regra precisa ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e adicionada ao Código de Trânsito Brasileiro.

A verificação será feita pelo hodômetro do carro e a quilometragem deverá constar no Certificado de Licenciamento Anual e em bancos de dados públicos. O texto votado é do deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) e altera duas outras propostas, os PLs 3881/15 e 6240/16, que propunham apenas o registro no documento de transferência de veículos.

Transferência do veículo deverá incluir registro da quilometragem

O deputado afirma que, com a alteração, a transparência entre as transferências ficará maior. Isso porque apenas o licenciamento é renovado anualmente. Com as informações arquivadas, o comprador poderá acompanhar a sequência da rodagem do carro.

Ainda de acordo com Monteiro, a lei dificultará as adulterações comumente feitas por locais “travestidos de oficinas mecânicas”.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
61 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Elaine Lemos 5 de dezembro de 2022

Pra Variar esses nossos representantes , só fazem projetos nada a ver , pergunto ? e se o carro foi roubado VOU COLOCAR O QUE ? se o carro pegou fogo VOU COLOCAR O QUE ? , e outra temos 2 tipos de documento de transferência um sem essa exigência OUTO COM ( FALA SÉRIO) , resumindo Leis infelizes e totalmente descabidas., só para infernizar a vida do contribuinte .

Avatar
Gilliard 11 de abril de 2022

Alô pessoal o meu caso foi parecido, fui fazer a vistoria da moto 125 2007 e pra minha surpresa reprovada no km,no recibo tinha um número a mais ou seja o normal no painel da moto são 5numeros e no recibo tinha 6numeros reclamei com ex proprietário da moto porque ele tinha digitado errado ao preencher o recibo e que ia pagar os acréscimo mas ele não concordou não achou que estava errado por fim. Já estou aguardando o Detran corrigir o que foi digitado errado que demora ate 20 dias uteis e eu fiquei no prejuízo de não andar com a moto pagar mais ainda muitas e outra vistoria.
Quer saber ficou uma experiência porque agora que inventaram isso de km temos que ficar atentos ao assinar o recibo, sendo que eu conferi tudo nome RG todos os dados mas essa é a novidade que fizeram agora o km se ver que algo tá errado não é nem pra assinar o recibo o proprietário que concerte primeiro ou até mesmo desistir da compra pra mim ficou esse aprendizado.

Avatar
Adeir Costa 20 de janeiro de 2022

Bom dia. Meu carro foi reprovado na vistoria devido kilometragem baixa. Agora, já passou o prazo para transferência, e preciso de orientação, de como proceder para regularizar documentos. O carro é de outra cidade e já não tenho contato com antigo dono. O carro estar bem conservado, porém não sei qual o km anterior. O km atual é de 60500.O que faço? Obrigada

Avatar
Suzana ioppe 8 de março de 2022

Oi estou com o mesmo problema vc conseguiu resolver? Oque vc fez ? Vc consegue me orientar estou perdida.

Avatar
Ignácio Ribeiro Da Silva 15 de outubro de 2021

Tive o painel roubado de minja fazer. Estava com 60 mil km
Comprei um novo.e agora como fica este registro de km?

Avatar
Araújo 31 de janeiro de 2023

Troquei o painel da minha moto Ténéré não lembro a quilometragem antiga agora quero vender a moto muitos interesse em compra mais os compradores querem saber a Quilometragem antiga gostaria de saber como eu devo fazer.

Avatar
Christian 18 de março de 2021

Tenho uma fan 125 2010 que foi reprovado na vistotia, pois a quilometragem era abaixo da última vistoria,eram 83mil km rodados na última vistoria (feita em julho de 2018) e agora são 21mil km ( em março de 2021), de imediato achei que teria sido alterado manualmente, mas logo percebi que o odomêtro muito provavelmente zerou e começou uma nova contagem, não sei o que fazer e onde alegar que isso possivelmente aconteceu, pois a consideração deve ser necessária para que meu veículo seja aprovado, dada as circunstancias tive muito azar, pois o licenciamento venceu e meu veículo foi apreendido em uma abordagem militar, agora preciso urgente da aprovação da vistoria para realizar a transferência. Alguém sabe me indicar como alegar tais ocorridos para o detran?

Avatar
israel de oliveira 17 de fevereiro de 2021

tenho uma fan 125i ano 17 . o painel e digital sofri um acidente e não funcionava mais fui a honda comprei um novo original e substituir o mesmo tem nota fiscal e tudo certo , mas a moto esta em nome do meu Pai e pretendo transferir para o meu vou ter muito problema pois não realizei a vistoria ainda . fico grato desde já …

Avatar
Santos 22 de janeiro de 2021

Recentemente comprei uma moto e ela veio com um painel universal, não estava marcando a velocidade, reserva e nem sequer neutro, então tive de trocar pelo original, acontece que o mecânico na hora de trocar o painel deixou a quilometragem original e não a que estava no painel universal. Fui fazer a vistoria e foi reprovada por causa da quilometragem baixa. Acontece que eu comprei essa moto em outra cidade e só me enviaram o recibo no dia 14 e eu só tenho até o dia 29 para transferir, e estou com a permissão ainda, não posso receber nenhuma multa 🙁 . Já fui em uma despachante mas gostaria de saber se assim que dá entrada lá o início da transferência conta daquele dia, porque caso contrário tenho medo de não conseguir até o dia 29.

Avatar
Fabio 5 de fevereiro de 2020

Quebrou o painel da minha twister… Já é caro o painel dela e ainda fui fazer transferência pra passar pro meu nome deu reprovada pois quilometragem dela era maior da última transferência… Estão cobrando 250 reais pra voltar kilometragem kkkk 400 do painel mas 120 da vistoria mas 250 pra mudar kilometragem kkkk legal tinha que ser do PT pra por uma lei dessa… Roubo em cima de roubo..

Avatar
Lucas 3 de dezembro de 2020

Você conseguiu arrumar? Como você regularizou ? Tenho uma Twister com o mesmo problema que o seu e não sei o que fazer?

Avatar
Patrícia 18 de maio de 2021

Vc consegue no despachante
A minha pcx deu isso,o moço que me vendeu pagou 300,00 reais

Avatar
FABIO FURTADO 5 de março de 2021

Me cobraram 400 reais pra adiantar km da minha twister, painel quebrou comprei novo 0km preciso rodar 90 mil km e nota do serviço. Mais 400 do painel. 800 reais mais a vistoria que perdi de 120 minha moto vale 4 mil kkkkkk é pra foder. cade alguém pra resolver isso, não tem 1. pobre só se lasca

Avatar
Gabriel Teodoro 26 de janeiro de 2022

boa noite amigo beleza? estou com esse problema, o painel que precisou aumentar o km é original? o da minha é paralelo ngm faz o serviço. Se o seu for paralelo também me manda o contato desses cara por favor? obrigado pela atenção

Avatar
Reginaldo 23 de fevereiro de 2022

O meu usado é 4 mil reais , Brasil!!!!!

Avatar
Maicon de morais 4 de fevereiro de 2020

Olá eu comprei uma moto e ela não passou na vistoria por conta dos km está diferente da última vistoria !! Aí ela acabou reprovando !!levei no mecânico e regularizei mais fui passa novamente na vistoria e deu laudo bloqueado como fasso pra tá sendo aprovado na vistos agora

Avatar
Sidnei 18 de março de 2020

Olá eu comprei uma moto e ela não passou na vistoria porque o painel está quebrado e a kilometragem está mais baixa que o ultimo laudo ,O que fazer ????

Avatar
Daniel 1 de junho de 2020

Amigo, deu a mesma coisa comigo! Como você resolveu ? Me adiciona 47991790780 abraços

Avatar
Daniel 1 de junho de 2020

Boa noite amigo, aconteceu comigo a mesma coisa ! O que você fez ? Me chama lá ? 47991790780
Muito obrigado ?

Avatar
Claudio Grillo 21 de outubro de 2019

Tenho um scort 1998 e o odometro do mesmo só marca até 99.999 e depois zera dinovo , fui fazer vistoria e foi reprovado pq na ultima vistoria estava com pouco mais de 75mil e agora esta c 3 mil porque ja zerou e comecou dinovo , o q devo fazer ?

Avatar
Francisco Guimarães Neto 21 de janeiro de 2020

Estou precisando regularizar a kilometragem de um veiculo que apresentou modificação na kilometragem. como proceder?

Avatar
Wellington 17 de julho de 2020

Claudio, eu estou com o mesmo problema em minha moto! você conseguiu resolver? como?

Avatar
Mayara Regina Gomes 13 de outubro de 2020

Estou c mesmo problema pode me orientar

Avatar
Queila 19 de outubro de 2020

Estou com o mesmo problema, você conseguiu resolver? me oriente por favor.

Avatar
Fernando 30 de julho de 2019

Minha moto é 2007 e o hidrômetro virou e zerou o que eu faço pois quero vender e a quilometragem está diferente ?

Avatar
Ewerton 26 de julho de 2019

Olá preciso de uma ajuda ! Comprei uma Burgman 125 2013 com a Km no hodômetro marcando 10.000, porem a real km era de 110.000 pois o hodometro vai até 100.000 depois começa de novo, fiz o laudo e foi marcado o real km 110.000 no laudo pois não conseguia marcar o valor inferior ao ultimo laudo, porem vendi a moto e ela foi reprovado no laudo, o novo dono informou que a empresa do laudo não quis colocar a km 112.000 pois na foto ia estar marcando 12.000 e isso não poderia fazer, o que devo fazer pois o atual dono esta me cobrando uma solução. Eu busquei informação mais não encontrei nada falando sobre essa situação, alguém saber de alguma coisa?

Avatar
Igor Martin's Silva 22 de dezembro de 2019

Ola onde fez esse laudo ?

Avatar
luciano paiva 10 de maio de 2019

comprei uma moto .estava batida a frente e e digitral .troquei e o painel e zero .esta vencido desde outubro .quero documentar. e agora ? puta palhacada ,isso provavelmente nao e pra enganacao deve ser para caucular quanto andamos para gerar novos impostos .so bobo nao ve .

Avatar
leandro Rodrigues sanguino 6 de abril de 2019

não mudará nada. se a pessoa anda mais de 1000 km por mês ele pode voltar 9000km por ano e sendo assim terá um “carro novo”. o negócio é que ninguém pensa igual eu: governo quer arrecadar dinheiro” imagine como será feito esse atestado de km no licenciamento? alguém vai ter que dizer que aquele Km realmente é o qie apresenta no painel ou seja, vistoria anual? ninguém merece…

Avatar
Thiago 26 de fevereiro de 2019

E no caso de ter que comprar um carro e de repente o mesmo venha a fundir o motor e com isso, manda fazer o motor e geralmente o mecânico tem que zera o hodometro do carro e se eu resolver vender o carro?? Afinal o mecânico tem que zera o hodometro para dar uma garantia de kilometragem para o proprietário, e como fica?

Avatar
carlos antonio sousa matias 17 de março de 2019

Não deixe o mecânico zerar o hodometro. Apenas anote a quilometragem que está no painel e informe ao novo proprietário que o motor foi feito a partir dela.

Avatar
Leirson Fraeu Ragonezi 20 de março de 2019

Carlos Antônio, eu fiz o motor, e zerei o hodômetro, agora está reprovado na vistoria, mas não alterei dados do motor, se foi retifica simples mesmo…
O que devo fazer?

Avatar
Ariley 20 de setembro de 2019

Quem disse que quando se faz motor tem que zerar??….faz o motor e recebe uma nota fiscal com o km do velocímetro…que o motor foi refeito com tal km….simples!!!…a kilometragem do carro não muda!!! Afinal e o carro que tem aquela km…kilometragem não e só motor!!!

Avatar
Amanda 22 de dezembro de 2018

Se você perder a nota fiscal e o vendedor na passar novamente a nota fiscal ,o que devo fazer neste caso ?

Avatar
Carlos henriwue 24 de outubro de 2018

Bom dia eu comprei um veiculo que estava com 147 mil km e depois de uns dia eu baixei o app do detran e vi que na vistoria colocaram 177 mil como proceder nessa situação pois quero vender o carro e so andei 11 mil km

Avatar
Luccas Cristani 30 de outubro de 2018

Como vc faz para ver a km no app do detran?

Avatar
Alex Minetto 8 de janeiro de 2019

Em laudos e vistorias logo abaixo dos dados. Inclusive com fotos.

Avatar
Dayse 20 de outubro de 2018

Ola boa tarde vendi minha moto e novo proprietário vez a Vitória e foi reprovado por km, nesse caso oq fazer estou muito preocupada pois nunca alterei o km da minha moto?

Avatar
Oii vc conseguiu resolver 27 de fevereiro de 2023

Estou com o mesmo problema vc conseguiu resolver

Avatar
Joao luiz fidencio 11 de setembro de 2018

Boa noite!!comprei uma moto,e estava c o painel quebrado e ela paralelo,irei colocar um novo original,só q o km do original está 60.000 só q meu eu e nem a ex propetaria sáb qual ela o km quando fez a vistoria!!
Ela me disse q quando fez a vistoria não ela obrigatório o km da moto,minha pergunta é se eu for c esse km eu consigo fazer a vistoria???

Avatar
Milton Tomio toku 22 de setembro de 2018

Nesse caso vc consegue colocar o km q vc quiser,
Olha no recibo de compra e venda, se a data tiver
Antes de agosto de 2015 vc consegue por km q vc
quiser, porque antes disso não tinha essa vistoria

Avatar
DENILSON ANTONIO BATISTA LUQUETTI 7 de agosto de 2019

Se a moto n tive vistoria anterior vale oq tiver na HR

Avatar
ARNALDO ARGENTINO DA SILVA 17 de abril de 2021

Boa Noite! CONSEGUE SIM!!! ESTA EXIGENCIA É APENAS PARA O RECIBOS DE COMPRA E VENDA DIGITAL O ANTIGO NAO É EXIGIDO!!!

Avatar
Gabriela Baris 12 de maio de 2021

Do meu marido foi exigido é o recibo antigo e o antigo dono não tem mais a nota do painel ?

Avatar
Adriano Martins 23 de abril de 2018

Fiz varias vistorias de motocicleta e não precisou disso em nenhuma,essa drescuragem é boa e não é,no caso do hodômetro está quebrado,queimado,como fica,isso vai ser mais uma exigencia pra ser trocada na hora da vistoria!

Avatar
lukas 25 de junho de 2018

se seu hodômetro quebrou ou queimou, com certeza você vai trocar certo? simples guarda sua nota fiscal e apresente em um próxima vistoria, garanto que não terá dor de cabeça.

Avatar
Sobre hodômetro quebrado e a troca 13 de agosto de 2018

Obrigado Lukas! Tenho uma Fan 150 e quebrou meu hodômetro e me disseram que se eu for vender, a pessoa que for passar por vistoria, vai ser barrada porque o hodômetro não está acima da última quilometragem registrada na vistoria anterior. Será!?

Avatar
willian 2 de junho de 2019

correto amigo,estou com esse problema aqui em Brusque/SC… fui fazer a vistoria e deu quilometragem a baixo da anterior, tudo isso porque meu primo sofreu acidente e teve que trocar o painel da moto, agora tô esperando eles analisarem a minha defesa feita juntamente ao Ciretran.

Avatar
Daniel 1 de junho de 2020

Boa noite
Aconteceu isso comigo, como você fez ? Pode me chamar lá ? 47991790780
Muito obrigado

Avatar
MARCIA DE FATIMA DOS REIS BUTTIGNON 22 de dezembro de 2018

Se perder a nota fiscal e o vendedor não passar novamente , o que devo fazer ?

Avatar
Bruno Torres 5 de janeiro de 2018

Sou responsável por uma unidade ECV que faz a vistoria para o DETRAN, e desde o final de 2015 ao Km de todos os veículos já estão sendo coletados e registrados junto ao sistema do DETRAN, desde então já tenho reprovado muitos por Km auterado porém não vemos nenhuma punição vindo dos órgãos competentes!

Avatar
Dayse 20 de outubro de 2018

Ola boa tarde vendi minha moto e novo proprietário vez a Vitória e foi reprovado por km, nesse caso oq fazer estou muito preocupada pois nunca alterei o km da minha moto?

Avatar
Janaina 26 de novembro de 2018

Estou com o mesmo problema, porém no meu caso sou o comprador.
O que fazer?

Avatar
Amanda 21 de outubro de 2021

Estou com o mesmo problema?

Avatar
MAIKI DE ANDRADE NUNES 23 de agosto de 2019

Tá Meu carro tá com km adulterada e reprovou na vistoria oque devo fazer pra aprova ? Quais medidas cabíveis eu tomo pq o Detran me informou q tenho q ter nota fiscal mais eu n troquei . Já peguei assim qual procedimento tomo?

Avatar
Carol 26 de setembro de 2019

Estou com o mesmo problema, vou depor amanhã e será chamado para depor todos os envolvidos até encontrar o culpado da alteração.
No meu caso irei devolver o carro porque o delegado me informou que ficará com restrição no documento por hodômetro, o qual baixará muito no valor da fipe quando precisar vender.

Avatar
Marilene Fonseca Mendonça da Silva 27 de setembro de 2019

Boa tarde gostaria de saber se vc conseguiu resolver estou com mesmo problema.

Avatar
Marilene Fonseca Mendonça da Silva 27 de setembro de 2019

Bruno
Boa tarde
Quando há alterações em km de moto,qual procedimento a ser feito,comprei uma moto e a km deu alteração.

Avatar
Vanessa 7 de maio de 2021

Eu levei o carro pra vistoria só que foi reprovado por causa da quilometragem abaixo eu tinha trocado o painel só que não tenho nota desse painel se eu compra um painel após a data da vistoria e levar a nota será que desbloquea o carro porque a nota do painel que tá no carro não tem nota

Avatar
Mauro 4 de janeiro de 2018

Acho bom, assim os lojistas param de abaixar km pra vender como baixa kilometragem…

Avatar
Fernando Dilly 3 de janeiro de 2018

Ótima ideia porque vc venda seu carro com 100.000 km e quando ele e vendido com uma quilometragem bem mais baixa , tem meu apoio

Avatar
Deixe um comentário