De olho no radiador! 7 dicas para o seu carro não ferver

Medidas simples podem te ajudar a evitar que o motor superaqueça e te dê um enorme prejuízo; listamos as principais

Motor superaquecido com vapor saindo
Por AutoPapo
Publicado em 19/06/2018 às 10h00
Atualizado em 09/04/2019 às 23h06

Quando o motor do carro esquenta além do desejável, excede a temperatura ideal de funcionamento, vários problemas podem acontecer, como empenar o cabeçote e, nos casos mais extremos, ele pode até mesmo fundir! Um superprejuízo de milhares de reais! Por isso, o ideal é que o seu sistema de arrefecimento (radiador, bomba d’água, ventoinha e válvula termostática, entre outros) esteja em dia.

Para isso, o motorista pode tomar alguns cuidados muitos simples. Listamos eles aqui. Confira!

1. Mantenha o nível do líquido de arrefecimento no nível correto

É óbvio?! Sim, é! Mas mesmo assim é negligenciado. No reservatório (o vaso de expansão), há uma marcação de nível mínimo e máximo. Ele é transparante justamente para facilitar a checagem. A quantidade de líquido de arrefecimento deve ficar entre as duas marcas. Abaixo do mínimo, pode faltar. Acima do máximo também causa problemas.

Não é normal baixar o líquido frequentemente, principalmente nos carros com o sistema selado (a maioria que está nas ruas hoje). Se você estiver completando uma vez por semana, por exemplo, pode procurar por um vazamento.

nível do radiador sendo checado
Foto Shutterstock

2. Água pura? Não!!!

Não se usa água pura no radiador. Hoje, é necessário uma mistura que varia de acordo com o fabricante, mas, em geral formada por 50% de água pura (ou destilada ou desmineralizada) e 50% do aditivo etilenoglicol. Por isso falamos “líquido de arrefecimento”. E qual a finalidade desse aditivo? São duas: limpar o sistema de refrigeração, evitando a oxidação e os depósitos de sujeiras e, também, elevar o ponto de ebulição da água com o propósito de dificultar dela ferver,  no caso de subir muito sua temperatura. Lojas de autopeças já vendem essa mistura na proporção correta.

3. Nunca use água de torneira

Á água da torneira tem muitos sais minerais que, com o uso prolongado, formam depósitos no radiador e em todo o sistema, o que prejudica a circulação de água. Em algumas regiões do Brasil há também a chamada “água dura”. Só use a água de torneira em emergência até chegar à oficina. Caso contrário, utilize a água pura com etilenoglicol ou a mistura já pronta.

4. Comprei um carro usado com água pura no radiador. O que fazer?

Essa dúvida é recorrente entre os leitores do AutoPapo: “comprei um carro usado e o dono anterior só utilizava água comum. Posso usar a mistura água/etilenoglicol?”

Deve usar o líquido de refrigeração indicado pelo fabricante. Nas primeiras vezes, ficar atento pois seu poder de limpeza pode remover sujeiras agarradas há mais tempo no circuito.

5. “Não precisa da válvula termostática, doutor”

Muitas vezes, o problema do superaquecimento acontece quando a válvula termostática trava e impede a circulação da água. Muitos mecânicos desqualificados sugerem a retirada dela, alegando que ela não fará falta, pois o Brasil é um país de clima quente e é melhor o motor trabalhar mais frio!

Fuja dessa pi-ca-re-ta-gem. A válvula termostática faz com que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento (por volta de 90°C). Abaixo disso, o consumo e a emissão de poluentes são mais elevados. Em caso de problemas, ela deve ser substituída, não descartada.

valvula termostatica
Foto WikiCommons

6. Limpeza do sistema

O ideal é que o radiador e todo o sistema de arrefecimento seja limpo a cada 2 anos. Todo o líquido usado deve ser drenado e substituído pela mistura de água/etilenoglicol.

7. Correia auxiliar (poly-V) e bomba d’água

A bomba d’água é acionada pela correia auxiliar (poly-v). Por isso, a manutenção, a troca dela dentro do prazo, é essencial para que todo o sistema de arrefecimento funcione corretamente. Caso ela arrebente, não insiste em rodar com o carro. O líquido de refrigeração não irá circular e o motor irá superaquecer.

A troca deve ser feita dentro do prazo recomendado pelo fabricante.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
20 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcelo Garcia 3 de outubro de 2023

Como você fez para solucionar se é que conseguiu

Avatar
Murilo 13 de dezembro de 2021

Eu sempre quis saber uma coisa, porque a polícia nunca exige numa blitz que a mecânica dos carros esteja em dia? Porque eles se preocupar apenas com o documento em dia e a CNH???

Avatar
Rafael 30 de junho de 2023

kkkk .viajou legal

Avatar
Josimar 13 de dezembro de 2021

É engraçado que eles tem esse monte de dicas, mais ninguém sabe como é difícil e extremamente caro para manter tudo que tipo de componentes de um carro funcionando como aconselham. Quem tem carro antigo não deve ligar para esse monte de dicas, pois isso aí é só para os carros mais novos, quem tem carro antigo abaixo dos anos 2000 é melhor que fique usando só água da torneira mesmo, porque ja vi muita gente falando que se colocar aditivo vai dar merda. Então é bom não arriscar, bem antigamente não existia aditivo e os carros rodavam só com água. Hoje em dia que os carros são cheios de frescuras aí precisa de aditivo. Sobre essa da correria axilar arrebentar qualquer um vai perceber até quem não entende nada de mecânica pois o alternador não vai mais carregar a bateria e se tiver direção hidráulica também não vai funcionar o volante vai ficar duro. Aí depende do carro que você tem, pelo que vi se o carro saiu de fabrica apenas com água é melhor continuar usando só água, agora se tiver saido com aditivo aí é diferente. Agora pra manter o carro como esse auto papo e outras páginas aconselham tem que ter muito dinheiro, só quem tem carro sabe que é complicado até pra abastecer.

Avatar
olivio 13 de outubro de 2022

Você tem razão quanto a colocar aditivo em carro que só estava usando água. Inventei de colocar aditivo e deu o maior problema. Numa viagem de uma hora precisei de quatro horas, andando e parando para não ferrar o motor.

Avatar
Marcelo Garcia 3 de outubro de 2023

Como você fez para solucionar se é que conseguiu

Avatar
Marcos Teixeira pires 15 de novembro de 2021

Obrigado por essa dicas, até próxima informação sobre carros tchau.??????

Avatar
Julio 2 de outubro de 2021

fazer um curso de português seria mais interessante do que ficar querendo “inventar” soluções.
Primeiramente que não existe radiador turbo. E caso seja o intercooler que você se refere, o carro ao menos tem motor turbo?

Avatar
Michel 29 de dezembro de 2020

Bom dia. Meu Ford Ka 2015, 1.0cc
Está com um problema que ainda não encontrei solução. Acontece o seguinte: o carro quando está em funcionamento com o ar condicionado ligado ele vem a aquecer o motor e logo em seguida tenho que desligar e esperar o motor esfriar e continuar viagem sem o ar condicionado. Isso acontece somente com o ar condicionado ligado! O que pode ser feito para solucionar? Obrigado…

Avatar
Anderson 13 de dezembro de 2021

Deve ser a correia auxiliar que arrebentou kkkkkkkk

Avatar
Flavia 20 de abril de 2023

O meu carro Ford Ka 15 ele na zona urbana sempre respira qdo chega 99 e cai para 91 , 92.. e se ficar no via mais lenta dispar de novo. Eu percebi que dispara com mais frequência. Isso é normal

Avatar
Marcelo Garcia 3 de outubro de 2023

Eu sei que faz tempo mas o meu tbrm é 2015 e está com este problema, como solucionou na epoca

Avatar
Marcelo Garcia 3 de outubro de 2023

Como vc solucionou esse problema o meu hj 3/10/23 está com este problema

Avatar
Reginaldo teles de jesus 16 de março de 2020

Tenho uma mazda 95 diesel,ela quando funciona joga água pelo radiador porque

Avatar
Cláudia 20 de junho de 2019

Bom dia o radiador turb pode se estalado deitado ou só de pé

Avatar
Julio 2 de outubro de 2021

fazer um curso de português seria mais interessante do que ficar querendo “inventar” soluções.
Primeiramente que não existe radiador turbo. E caso seja o intercooler que você se refere, o carro ao menos tem motor turbo?

Avatar
Ricardo Bezerra 1 de outubro de 2018

Gostaria de esclarecimentos a respeito da segurança passiva do Ecosport, modelo novo. No teste de colisão realizado pelo Latin NCap, não há nenhuma referência sobre barras de proteção laterais dianteiras e traseiras. Se o veículo tiver este tipo de proteção, este já foi submetido a testes de colisão lateral? Da mesma forma, em minhas pesquisas, não consegui localizar nenhuma informação a esse respeito. Uma outra questão é em relação ao resultado da pontuação do teste. O veículo está na categoria de 4 ou 5 estrelas, atualmente? Muito obrigado. Ricardo.

Avatar
Humberto 29 de novembro de 2018

Parabéns pelas informações muito útil

Avatar
Carlos Minkap 20 de junho de 2018

Sempre com ótimas dicas e instruções aqui no blog.

Parabéns !!!

Avatar
Manoel Messias A. Oliveira 19 de junho de 2018

Excelente informações

Avatar
Deixe um comentário