Rainha Elizabeth II: conheça a coleção de carros a serviço de sua majestade

Confira cinco dos incontáveis carros da coleção que conduziu a rainha Elizabeth II em seus 70 anos de reinado

rainha elizabeth carro real limusine bentley
A rainha Elizabeth II a bordo de seu exclusivo Bentley State Limousine (Foto: Shutterstock)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 08/09/2022 às 16h46
Atualizado em 09/09/2022 às 20h25

Morreu nesta quinta-feira (8) a rainha Elizabeth II, aos 96 anos. Com 70 anos de reinado, ela foi a monarca há mais tempo no trono britânico. Motorista e mecânica durante a Segunda Guerra Mundial, a rainha sempre gostou de dirigir.

VEJA TAMBÉM:

Além da Joias da Coroa e sua famosa coleção de chapéus, vossa majestade também acumulou um acervo de automóveis britânicos. Conhecida por gostar de guiar ela mesmo, confira alguns desses modelos.

Coleção de carros de Elizabeth II

A rainha Elizabeth II começou a dirigir cedo. Quando ainda era princesa, Elizabeth II serviu como motorista mecânica, durante a Segunda Guerra Mundial. De lá para cá, nunca deixou de dirigir. Uma das suas últimas voltas ao volante foi em abril deste ano.  Confira alguns dos carros do acervo.

Aston Martin DB6 Volante

A coleção de carros de Elizabeth II e seus familiares é extensa e muitos desses automóveis eram regalos para os familiares. A rainha e seu marido, Phillip, adquiriram um Aston Martn DB6 Volante, ano 1965, para presentear o primogênito, Charles, quando ele completou 21 anos.

aston martin db6 volante serie ii 1969 colecao carros principe charles

Esse conversível 2+2 era equipado com motor seis cilindros em linha 4.0 de 286 cv e 38,7 kgfm de torque. Números que permitiam que o DB6 acelerasse com vigor para despentear a cabeleira do jovem príncipe.

Curiosamente, Charles converteu o motor de seu DB6 para bioetanol, produzido a partir de vinho e queijo. Segundo a imprensa britânica, o conversível necessita de três garrafas desse “goró” para percorrer 1 km.  Como não é bobo, o  monarca tem outros Aston Martin na garagem.

Bentley State Limousine

Projetado exclusivamente para conduzir a monarca, esse Bentley foi entregue em 2002 para a Coroa Britânica. O modelo foi desenvolvido a partir do sedã Arnage.

Mas para conduzir a rainha, o carro recebeu carroceria totalemnte redesenhada, com área envidraçada elevada, distância entre-eixos alongada em 83 cm. O comprimento total da “viatura” é de 6,22 metros.

rainha elizabeth ii bentley state limousine carro de presidente
As duas unidades do Bentley State Limousine foi fabricadas em 2002 e continuam em serviço (Foto: Shutterstock)

Para conduzir a monarca com o máximo de segurança, o State Limousine tem reforços de tanque de guerra. A blindagem suporta impactos de foguetes. O peso total do Bentley real é de 4 toneladas.

Mas não pense que o modelo é letárgico. As duas unidades da limusine real foram equipadas com V8 biturbo 6.75 l de 400 cv e 85 kgfm de torque.

Daimler Super V8

Em 2001 a rainha Elizabeth adquiriu um Daimler Super V8 LWB (chassi alongado). Elizabeth II gostava tanto desse clone do Jaguar XJ, que acumulou quase 25 mil km no hodômetro.

Equipado com motor V8 4.0, com compressor mecânico, o Super V8 da rainha entregava 375 cv e 52 kgfm de torque. O bloco era conectado a uma transmissão Mercedes-Benz 5G-Tronic de cinco velocidades.

daimler super v8
Das quase 2,4 mil unidades do Super V8 LWB, uma delas foi da coleção de carros da rainha Elizabeth II (Foto: Daimler | Divulgação)

Em 2013, a Coroa levou o carro para leilão. Na época, as estimativas era que o exemplar atingisse a cifra de 30 mil libras. Uma ninharia para o carro que pertenceu à “Repolhinho”, como gostava de chamá-la carinhosamente, seu finado esposo, Philip.

Land Rover Range Rover

Nem mesmo Elizabeth II foi capaz de não se curvar à moda dos utilitários-esportivos. A rainha também tinha em sua coleção um Land Rover Range Rover, que ela dirigiu até pouco tempo. Em abril deste ano, a monarca foi fotografada conduzindo o SUV inglês.

land rover range rover rainha elizabeth ii
Elizabeth e seu Range Rover de terceira geração, que ainda está na coleção da monarca (Foto: Shutterstock)

A rainha tem relação próxima com a marca. Na coleção da família real ainda constam modelos como o abrutalhado Defender 110. Seu marido, príncipe Philip, quando faleceu, em abril de 2021, teve seu caixão conduzido por uma Defender picape, que o próprio monarca preparou para sua despedida.

Rolls-Royce Phantom IV

Em serviço por quase 70 anos, o Rolls-Royce Phantom IV foi por muito tempo a viatura oficial da monarca e seu marido, príncipe Philip. O Phantom IV, inclusive conduziu Meghan Markle para a cerimônia de casamento com o neto da monarca, o príncipe Harry.

shutterstock editorial 1847703p
O Phantom IV foi utilizado no casamento do príncipe Harry (Foto: Shutterstock)

Com 5,77 m de comprimento e 3,68 m de entre-eixos, o Rolls de vossa majestade era equipado com motor 5.7 de oito cilindros em linha, acoplado a uma transmissão automática de quatro marchas. No entanto, três unidades receberam motor alongado, com 6,5 litros de deslocamento.

Em 2018 o carro foi posto a venda, junto com parte do acervo da família real, que conta com outros modelos da aristocrática marca britânica. Apenas 18 unidades do Phantom IV foram construídas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Halter 10 de setembro de 2022

Que a simpática velhinha descanse em paz. As feministas vão fazer de tudo para colocar outra no lugar do rei atual. ¬¬ …. para fechar<< Loola ladrão, seu lugar é na prisão. 22 neles.

Avatar
Bob CCE 10 de setembro de 2022

Apagaram o comentário do cara que consertou os erros do texto e imagens. Sacanagem, não foram humildes pra reconhecer os erros.

Avatar
Deixe um comentário