Por que a Ram Classic leva menos carga que uma Fiat Strada? Entenda!

A Ram Classic chega para expandir a linha da marca, mas seu foco não é levar peso na caçamba igual as caminhonetes pequenas e médias

ram 1500 classic laramie azul escuro traseira em movimento pista
Essa caçamba é bonita, mas só pode levar 531 kg (Foto: Ram | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 27/08/2022 às 12h02
Atualizado em 16/09/2022 às 16h57

A Ram lançou a Classic no Brasil tendo como destaque o poderoso motor V8. Mas ao olhar na ficha técnica uma informação salta aos olhos: a capacidade de carga é de apenas 531 quilos. Isso é menor que as caminhonetes compactas e até alguns sedãs.

“Então essa Ram Classic serve para nada, é apenas uma picape de shopping!” Você deve estar pensando. Não é bem assim, a capacidade de carga baixa das caminhonetes da Ram vem do uso que esse tipo de veículo tem nos EUA.

ram 1500 limited rebocando trailer
Norte-americano não usa a caçamba para levar peso e sim um reboque

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Caminhonetes são os veículos mais vendidos deste país, com a Ford F-150 sendo líder do mercado há décadas. Como os norte-americanos possuem ruas largas e garagens espaçosas, muitos têm uma caminhonete grande como único carro da família.

Por isso ela precisa ser multiuso, se dar bem como carro de trabalho e também no lazer. E para o trabalho os estadunidenses preferem rebocar coisas pesadas a jogá-las na caçamba. A caçamba em si acaba sendo um grande porta-malas.

Na Ram Classic a capacidade de reboque é o destaque: 3,5 toneladas. Como referência, a Volkswagen Amarok V6 é homologada para rebocar 2.710 kg. Para ficar apenas nos modelos vendidos no Brasil, a grandalhona Ram 3500 pode rebocar até 9 toneladas.

A capacidade de carga da Ram Classic é abaixo dos rivais

ram 1500 classic laramie e laramie night edition
Uma exclusividade da Ram Classic perante as rivais, Ford F-150 e Chevrolet Silverado, é a suspensão traseira com molas helicoidais

A Ford e a Chevrolet confirmaram a vinda de concorrentes para a caminhonete da Stellantis, a F-150 e a Silverado respectivamente. Ambas podem levar mais peso na caçamba que a Classic por usarem molas semielípticas no eixo traseiro, enquanto a Ram usa molas helicoidais.

O eixo rígido que a Ram Classic usa é do tipo five-link, com concepção similar ao da Nissan Frontier. Ele foi introduzido em 2009, quando a geração que hoje é chamada de Classic foi apresentada. A proposta era de dar uma rodagem mais confortável e mais estabilidade a caminhonete.

Essa suspensão não afetou a capacidade de reboque e o cliente não se importou em não poder levar menos carga na caçamba. No EUA existe também a opção de suspensão a ar para a 1500, que prejudica ainda mais a capacidade de carga na caçamba mas aumenta o conforto.

Voltando ao Brasil, parece que comprador das caminhonetes Ram não se importa da sua levar menos peso que uma simples Fiat Strada. Até julho 433 unidades da 1500 foram emplacadas no país, quase a mesma quantidade que o modelo vendeu em 2021.

Fotos: Ram | Divulgação

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