Comparativo: Ram Rampage ou Fiat Toro, qual picape é melhor?

As duas picapes são do mesmo grupo automotivo e usam a mesma plataforma, mas têm diferenças pontuais importantes

rampage fiat toro portal 1
Fogo amigo: Rampage e Toro saem da mesma linha de produção em Pernambuco (Arte: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 25/06/2023 às 11h03
Atualizado em 26/06/2023 às 14h03

A Toro não tem paz nesta vida. A médio-compacta da Fiat, segunda picape mais vendida do país, a todo momento é bombardeada pela concorrência. Não bastassem as ofensivas de Chevrolet Montana e Ford Maverick recentemente, agora a hostilidade vem de dentro de casa, com a Ram Rampage.

VEJA TAMBÉM:

A nova picape da marca norte-americana – que faz parte do Grupo Stellantis, assim como a Fiat – usa a mesma plataforma Small Wide 4×4 sobre monobloco da Toro. Porém, chegou com custo/benefício agressivo e a marra de usar o motor mais potente das picapes médias e intermediárias.

Rampage x Toro

Como fica a vida do modelo da Fiat agora? As duas são parecidas só por usar a mesma arquitetura? Ou têm diferenças importantes? É o que vocês vão ver nesse comparativo virtual entre Toro e Rampage em três pontos principais.

Tamanho e capacidades

A Rampage é um pouco maior que a Toro, o que pode se configurar em melhor espaço na cabine e aproveitamento mais otimizado da caçamba. São 5,02 metros de comprimento, 8 cm a mais que a Toro. Já o 1,88 metro de largura do modelo da Ram constitui 4 cm a mais que a rival da Fiat.

ram rampage r t 2024 cinza sting frente em movimento rodovia
Rampage é levemente maior que a Fiat Toro (Foto: Ram | Divulgação)

As dimensões da caçamba da Rampage: 1,05 metro de comprimento e o mesmo de largura entre os vãos das rodas, e 59 cm de altura. A Toro tem o compartimento um pouco mais comprido (1,17 m) e largo (1,09 m), e 57 cm de altura.

Os números são um pouco melhores na caçamba a favor da Rampage. A novata picape sobre monobloco recebe até 980 litros de volume, contra 937 litros da Toro.

fiat toro ranch 2022 5
Toro e Rampage praticamente empatam na capacidade de carga, quando equipados com motores diesel (Foto: Fiat | Divulgação)

A Rampage ganha da Toro também na capacidade de carga. Nas versões turbodiesel, pouca coisa. A picape da Ram leva até 1.015 kg, apenas 5 kg a mais. Já as opções com o motor Hurricane a gasolina têm carga útil de até 750 kg, contra 670 kg das variantes com o propulsor turbo flex GSE da Fiat.

Conjunto mecânico e consumo

Ser a picape média mais potente do mercado já dá uma moral e tanto para a Rampage. O motor turbo Hurricane 4 herdado do Wrangler só bebe gasolina, mas rende 272 cv de potência e torque máximo de 40,8 kgfm a 3.000 rpm. Bem mais que o já bom motor 1.3 turboflex GSE da Toro, que gera 180 cv com gasolina e 185 cv, com etanol.

O desempenho, claro, é bem mais esperto na Rampage. Ainda mais que a novata usa a transmissão automática ZF de nove marchas, enquanto a Toro mantém a caixa Aisin, de seis velocidades.

ram rampage r t 2024 cinza sting frente cruzando linha de chegada em autodromo
Aceleração da Rampage R/T deixa a Toro comendo poeira (Foto: Ram | Divulgação)

Segundo dados da Ram, a picape cumpre o 0 a 100 km/h em 7,1 segundos – mas a configuração esportiva R/T promete fazer o mesmo em 6,9 segundos. Com gasolina, a Toro 1.3 precisa de 10,8 segundos (10,7 segundos se com etanol).

Só não tem milagre no consumo. A Rampage é bem mais beberrona que a Toro. As médias da Ram, de acordo com os padrões do Inmetro, ficam em 7,9 km/l na cidade e 9,7 km/l, na estrada – ou respectivos 8,0 km/l e 10,0 km/l na R/T. Na picape da Fiat, 9,5 km/l no ciclo urbano e 11,2 km/l, no rodoviário.

fiat toro ranch 2022 4
Toro Ranch utiliza o mesmo motor turbodiesel 2.0 de 170 cv da Rampage, mas o torque é 3,8 kgfm menor na Fiat (Foto: Fiat | Divulgação)

Já as versões turbodiesel usam o mesmo conjunto. O motor 2.0 de 170 cv difere pouco no torque: 38,8 kgfm na Rampage e 35,7 kgfm, na Toro, sempre a 1.750 rpm. Novamente a Ram leva a melhor, com 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, contra 12,4 segundos da companheira de fábrica.

No consumo, a vantagem da Toro diminui um pouco. Na cidade, médias de 10,4 km/l da Fiat, contra 9,9 km/l da concorrente. Na estrada, 12,7 km/l da picape da marca italiana, enquanto a Rampage anota médias de 12,4 km/l.

Equipamentos e custo/benefício

Ao contrário da Toro – e do habitual -, na linha Rampage as versões diesel são as mais baratas e de entrada. São duas configurações movidas pelo combustível, com a Rebel como a de entrada por R$ 239.990.

Desde esta versão mais básica a Rampage já vem muito bem equipada. Destaque para o pacote ADAS, com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego e assistente ativo de permanência em faixa. Ainda na segurança, são sete airbags.

ram rampage laramie 0004
Rampage tem pacote farto de conteúdos desde a versão de acesso (Foto: Ram | Divulgação)

Completam a lista inerente à toda a linha Rampage central multimídia com tela de 12,3” e conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fio, quadro de instrumentos eletrônico em display de 10,3”, bancos de couro, regulagens elétricas do banco do motorista, carregador de celular por indução, faróis full LED e pneus todo terreno.

Já a Rampage Rebel Lamarie diesel custa R$ 10 mil a mais e agrega apenas itens estéticos. Revestimento interno de couro marrom, para-choque traseiro cromado, rodas aro 18” diamantadas com pneus 235/60 e acabamentos externos cromados.

A Toro turbodiesel mais barata é a Volcano, que custa R$ 188.590. Não tem os pacotes de assistência à condução, mas leva seis airbags, câmera de ré, sensores de estacionamento na frente e atrás e retrovisor eletrocrômico.

fiat toro ultra 2022 41
A Toro também pode ser equipada com quadro de instrumentos digital e multimídia de 10 polegadas (Foto: Fiat | Divulgação)

A multimídia tem tela menor, de 8,4”, mas também oferece conexão wireless com smartphones. Enquanto o painel de instrumentos não é full digital: traz um display de 7”. No mais, repete boa parte dos equipamentos das Rampage diesel.

O pacote ADAS só aparece na Toro na versão Ranch (R$ 205.790), porém não inclui piloto automático adaptativo, apenas a frenagem automática de emergência. Além disso, o assistente de permanência em faixa só emite alerta, não corrige a trajetória.

As opções a gasolina da Rampage são ainda mais recheadas. A Rebel com motor Hurricane custa os mesmos R$ 249.990 da diesel mais completa e praticamente repete os itens de série. A Laramie, que sai por R$ 10 mil a mais, espelha a configuração homônima turbodiesel.

A R/T (R$ 269.990) é a mais incrementada. Tem teto preto, suspensão com acerto esportivo, escapamento duplo cromado, rodas aro 19” em preto brilhante e bancos de couro com costuras vermelhas, além de modo R/T de condução. As Toro turboflex são bem mais em conta, custam de R$ 146.990 a R$ 175.100, contudo têm bem menos equipamentos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Tavares 19 de abril de 2024

Nenhuma das duas. Canal passador de pano pra Stellantis.

Avatar
Wagner Santos 30 de outubro de 2023

Sou proprietário de uma Fiat Toro Freedom 2022 com o motor TurboFlex (T270), esse consumo está completamente equivocado, ela nunca rendeu o que diz no manual/inmetro. A verdade é que o consumo médio dela na cidade fica entre 5.5KM/L e 6KM/L. A depender do trânsito em algumas raras ocasiões chega a fazer 7km/L. Na BR, aí sim o consumo melhora chegando a fazer entre 10KM/L e 11KM/L a depender do modo de condução. Se usar o modo Sport, aí esse consumo na BR cai drasticamente para 4KM/L ou 5KM/L.

Avatar
Érlon 29 de junho de 2023

Afinal, nenhum veredito?

Avatar
Cláudio Souza 25 de junho de 2023

O assistente de faixa da toro não só emite alerta , mais também corrigi sim o trajeto . Favor corrigir esse dado.

Avatar
Deixe um comentário