[Recall] HB20 e HB20S 2016 a 2018 têm problema nos freios

A Hyundai recomenda que os veículos não sejam utilizados enquanto não forem reparados

03 2018 pack hb20 turbo 2
Por AutoPapo
Publicado em 29/03/2018 às 14h57
Atualizado em 29/03/2018 às 15h34

A Hyundai do Brasil está convocando para recall os modelos HB20 e HB20S, com fabricação entre 2016 e 2018. As unidades em questão podem apresentar mau funcionamento no sistema de freios.

hb20s turbo 2016 a 2018 recall hb20 2018
Hyundai | Divulgação

Segundo a montadora, o defeito pode levar ao surgimento de um ruído, como um assovio, na região do motor; oscilações da marcha lenta (ponto morto); e endurecimento do pedal de freio. Assim, o motorista pode ter dificuldades para frear o veículo, necessitando aplicar força maior ao pedal, e consequentemente aumentando o tempo e a distância necessários para imobilizar o veículo.

Ocupantes e terceiros podem, dessa forma, ser colocados em risco. A Hyundai reforça, entretanto, que os freio não deixarão de funcionar, apesar de seu acionamento se tornar mais difícil. A fabricante recomenda que o automóvel não seja utilizado enquanto não for reparado.

O que causa a falha é o ressecamento da válvula de controle de vácuo do servo freio, que se encontra próxima ao conversor catalítico e, portanto, é exposta a temperaturas elevadas. O reparo envolve a inspeção da peça problemática e sua substituição, se necessário. Caso contrário, será aplicado um isolador térmico ao redor do componente.

Veículos envolvidos:

  • Hyundai HB20 e HB20S 1.0 turbo com transmissão manual de seis marchas, ano/modelo 2016/2016 a 2018/2018 – chassis não sequenciais entre 9BHBG51BAGP561697 e 9BHBG51BAJP870541

Como em todo processo de recall, o atendimento é gratuito e não tem data de encerramento. O reparo já está sendo feito e deve ser agendado em uma das concessionárias da Hyundai Motors do Brasil.

Para mais informações, acesse a página de recall da montadora ou ligue 0800 770 3355.
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, e aos sábados entre as 9 e 15 horas.

Foto Hyundai | Reprodução

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Cristina 25 de outubro de 2022

Tenho um HB20 2012 e já levei duas vezes na concessionária para ver o problema no freio que trava e o carro não sai do lugar. Na primeira vez disse que não tinha nada e na segunda, provei que o problema acontece em outros veículos e disseram que substituiu uma peça (me fez pagar) e ainda apresenta. Carro, apesar do ano, é pouco rodado, tem apenas 13.000 km rodado. Tenho pânico de sair e acontecer um problema grave. Não viajo, só saio para lugares perto. O a Hyundai tem a dizer???

Avatar
Silva 11 de junho de 2020

Hyundai é esperta vende o carro com problema de freio,se a pessoa reclamar,pedi para levar até a concessionária fica com carro 1 mês para depois dizer que não nenhuma anomalia,comprei carro 2018 zero km o pedal ficou duro ao brecar não dando para parar o veiculo, eles fazem isso para não chamar o carro para recal porque sao muitos carros e causa prejuizo ai fica quem reclamr eles fazem analize.

Avatar
Maria VDSouza 23 de outubro de 2019

Comprei um HB20 1.6 automatico zero KM em janeiro de 2019… em outubro, com 23.000 rodados, o carro já apresenta problemas no freio. Tive que trocar pastilhas e disco…a garantia não cobriu o valor… e pensar que comprei um carro novo para não ter problemas de manutenção por um tempo… não comprem esse carro… muito ruim…(lamento dizer) …

Avatar
joel da silva pazette 2 de julho de 2019

ja possui um hb20 2014 e tenho outro 2018,nao posso me queixar do carro quanto ao freio ou outro defeito,porem o consumo dele deixa a desejar para outros carro na mesma categoria,mas se vc se sente prejudicado ,tenta a justiça,se vc tiver razao pode receber uma grana,

Avatar
Maurício 6 de fevereiro de 2019

Eu peguei um hb20 s 1.0 13/14 com 50mil rodado de um colega não tem nem 30dias que comprei o carro tive um asidente que quase morro devido freio que não presta do hb20, há 11anos de carteira nunca bate carro. Eu espero q há empresa Hyundai entre em contato como vou fazer uma reclamação mais profunda q há emprestas tenha conhecimento do fato p corrigir esse erro de freio que é de fábrica

Avatar
Wd 7 de março de 2019

Nao é so os 1.0 q estao com problema nao, esse defeito existe desde o lançamento do modelo, 2012/2013, e nas duas versões. Entra com processo amigo, ja tiveram varios obitos e acidentes graves e pra evitar processos de indenização na justiça eles lançaram recall só dos veiculos mais novos. Pra vc ver o respeito da marca pela vida do comprador. Leva pra justiça e exige perícia.

Avatar
Deixe um comentário