Tesla faz recall de 200 mil veículos em meio à queda das ações

Montadora de Elon Musk vai recolher carros dos modelos S, X e Y por falhas de software nas câmeras retrovisoras

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Tesla enfrenta queda expressiva nas ações e provável prejuízo de 50 bilhões de dólares em valor de mercado (Foto: Shutterstock | AutoPapo)
Por Julia Vargas
Publicado em 01/02/2024 às 09h03

Segundo a Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário dos EUA (NHTSA, sigla em inglês) a Tesla está fazendo um recall de 200 mil veículos, incluindo os modelos S, X e Y lançados em 2023. A medida foi feita em função de um problema na câmera retrovisora, cujo software apresentou mau funcionamento.

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O problema aparece quando a marcha ré é engatada. Muitos proprietários reclamaram de uma tela branca, no lugar das imagens captadas pela câmera. Esse defeito pode aumentar o risco de acidentes devido à redução da visibilidade, de acordo com a agência de segurança americana. Até então, nenhum incidente foi atrelado ao mau funcionamento.

A falha no sistema aconteceu devido a um conflito de software após uma atualização nos carros elétricos. O erro foi detectado no final de dezembro do ano passado e a empresa já recebeu mais de 80 solicitações de reparo em garantia relacionadas ao equipamento. A empresa de Elon Musk prometeu que vai oferecer espelhos laterais aos proprietários enquanto a atualização de software não for realizada.

Tesla enfrenta maus bocados, com prejuízos que podem chegar a 50 bilhões de dólares

A maré não anda muito boa para a Tesla. Após seu dono anunciar no final de janeiro que o crescimento de vendas da montadora deve desacelerar, as ações despencaram. A Forbes noticiou que a queda foi cerda de 10%  no último dia 25. Com isso, a empresa está prestes a recuar cerca de 50 bilhões de dólares (cerca de 247 bilhões de reais na cotação atual) em seu valor de marcado caso as perdas se mantenham.

Além disso, esse não foi o único recall realizado pela Tesla recentemente. Dois meses atrás, a companhia recolheu mais de 2 milhões de veículos de vários modelos fabricados desde 2012 em razão de um problema no piloto automático. O software de direção autônoma não aderiu adequadamente ao tráfego e às leis de segurança, o que potencializa o risco de acidentes.

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