Carro que fez 716 km/l vence a Shell Eco-Marathon 2023

Dentre os carros a combustão, a equipe favorita de Pato Branco (PR) foi desbancada pelo carro de Erechim (RS), nos elétricos a UFMG leva o caneco

shellecomarathon brasil
Edição de 2023 trouxe disputas parelhas nas principais categorias (Foto: Shell | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
De Rio de Janeiro (RJ)
Publicado em 01/09/2023 às 18h02

Chegou ao fim da 6ª edição da Shell Eco-Marathon realizada no Brasil. O Pier Mauá, no Rio de Janeiro (RJ), recebeu 39 equipes de todo o Brasil, México, Colômbia, Peru e Bolívia.

Nesse anos, 10 equipes não conseguiram passar pelas inspeções técnicas. Por isso, seus carros não puderam ir para a pista.

VEJA TAMBÉM:

O destaque do ano fica para a boliviana Capitain Victor, da Escuela Militar de Ingeniería, que competiu com o primeiro e único veículo a hidrogênio da Eco-Marathon no Brasil.

Carro a combustão mais eficiente fez 716 km/l

Enquanto ficamos animados de ver números acima de 10 km/l na média de consumo em um carro abastecido com gasolina ou etanol, esses universitários buscam estar acima dos 500 km/l.

O melhor resultado da Shell Eco-Marathon 2023 foi o da equipe Drop Team, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Seu protótipo conseguiu o resultado de 716 km/l com gasolina.

Os gaúchos desbancaram a equipe Pato a Jato, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que é tetracampeã da Shell Ecoo-Marathon. Esse pessoal de Pato Branco conseguiu 647 km/l com etanol. Outras equipes conseguiram colocar seus carros na pista, mas não chegaram a completar todas as voltas.

O protótipo elétrico mais eficiente da Shell Eco-Marathon é de Minas Gerais

equipe ufmg shell eco marathon 2023
Os estudantes da UFMG, com cabelo pintado de azul, levou o tricampeonato nos elétricos (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

A categoria de protótipo elétrico foi a com maior quantidade de competidores na Shell Eco-Marathon de 2023. A equipe ARMAC Milhagem, da Universidade Federal de Minas Gerais, se consagrou a campeã com média de 367 km/kWh.

A equipe mineira se consagra como tricampeã na categoria, eles já conseguiram a vitória em 2018 e 2022. Em 2019 ficaram em segundo.

A disputa pela liderança foi travada contra a equipe gaúcha EIFCHAR, da IFSul Charqueadas. Eles conseguiram média de 364 km/kWh, foi uma disputa bastante travada.

Duas equipes mexicanas e uma peruana estavam entre as internacionais a conseguir terminar nessa categoria.

Conceito urbano vêm ganhando seu espaço na Shell Eco-Marathon Brasil

Com mais participantes que no ano anterior, a categoria Conceito Urbano contou com dois competidores classificados. Todos eles com propulsão elétrica.

Infelizmente, nenhum dos dois conseguiram terminar a competição. Os veículos chegaram a passar nas inspeções e foram para a pista, o que já é um alento para os estudantes.

Experiencia com hidrogênio quase foi um sucesso

equipe bolivia hidrogenio shell eco marathon 2023
O carro a hidrogênio chegou a ir para a pista, mas enfrentou problemas (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

Mesmo estando sozinhos, os bolivianos da Escuela Militar de Ingeniería se esforçaram até o último momento para competir. Seu carro chegou a ir para a pista, após terem que resolver alguns detalhes nos freios e na buzina do carro.

Porém um superequecimento interrompeu o primeiro carro a hidrogênio participante da Shell Eco-Marathon do Brasil. O clima do Rio de Janeiro não pegou leve com os carros e os pilotos.

Com os estudos de hidrogênio produzido a partir do etanol no Brasil, esperamos ver equipes locais entrando nessa categoria nos próximos anos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santina Barp 1 de setembro de 2023

Parabéns!!!! Acreditamos na educação, ciência, tecnologia e no esforço e dedicação de pessoas como estas que participaram. Valeu!! Bj. Maurício.

Avatar
Deixe um comentário