Roubo de peças de caminhões: posto pode ser responsabilizado?

Prática tem se tornado cada vez mais comum e faróis têm sido o alvo preferencial dos criminosos; entenda em quais casos o motorista pode ser ressarcido

Por Érico Pimenta 17/03/21 às 09h00
patio com caminhoes estacionados
É comum caminhoneiros passarem a noite em pátios de postos (Foto: Shutterstock)

Como parte da vida de caminhoneiro, é comum os motoristas ficarem semanas – em alguns casos até mesmo meses na estrada-, e para, isso ser possível, os motoristas acabam dormindo em pátios de postos de combustíveis.

Em alguns casos o motorista deve pagar para dormir ou deve abastecer o caminhão acima de uma litragem para poder fazer o seu pernoite. Em alguns casos, raros, o estacionamento é gratuito.

Pelo fato de os postos, em sua maioria, serem afastados das cidades, os caminhoneiros sofrem com o roubo de peças de caminhões: baterias, servo de embreagem, lona, e o mais comum, o roubo de faróis.

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Por uma questão de design, os caminhões da Scania são os favoritos dos bandidos. Isso acontece, pois desde a série 4 até a atual série, a NTG, os caminhões da marca têm a sua grade inferior de abertura sem nenhum tipo de trava, e, ao abrir essa grade que se torna uma plataforma, os ladrões têm fácil acesso aos parafusos para fazer a remoção do farol por completo – tornando fácil o roubo da peça do caminhão.

grade aberta do scania ngt
Scania NTG com a grade aberta

Parte desses roubos de peças de caminhões ocorre pelo alto valor dos faróis. O farol da série PGR (em produção até 2018) tem o valor de R$ 2.533,22 cada, como é anunciado na loja oficial da montadora Scania no site Mercado Livre.

Já a nova série de caminhões, chamada de NTG (lançada no Brasil em 2018) possui três diferentes tipos de faróis, chamados de H4, H7 e por fim H7 premium, esse com DLR integrado. Em nossas pesquisas, encontramos o farol H7 no valor de R$ 5.451,81  o par. Já o modelo H7 premium tem o valor de R$ 4.055,14 por unidade.

Posto pode ser responsabilizado?

Mas quando esse roubo de peça de caminhão ocorre no estacionamento ou pátio do posto, ele deve ser responsabilizado? De acordo com a advogada Daniella Avelar, o posto pode ser responsabilizado pelo furto quando há uma relação de consumo, ou seja, o caminhoneiro fez alguma compra ou pagou por um serviço, podendo ser o abastecimento do caminhão em si ou o pagamento para estacionar.

Toda vez que houver uma relação de consumo, o posto de combustível deverá ser responsabilizado por todo o dano que causar para os seus consumidores, sejam eles caminhoneiros ou não, exceto se o posto de combustível comprovar que não houve o dano alegado ou que o dano aconteceu por culpa exclusiva do consumidor ou de alguma outra pessoa”.

No caso dos caminhoneiros, poderá existir uma relação de consumo entre o posto de combustível e o caminhoneiro, independente se o estacionamento oferecido pelo posto for de forma gratuita,  por exemplo, se o caminhoneiro consumir no local serviços como banho, ducha ou comprar algum outro produto como óleo lubrificante,  a relação de consumo foi configurada”.

Existem exceções

Apesar da responsabilidade do posto, a advogada também alerta que cada caso deve ser bem avaliado e que existem exceções.

“Caso o caminhoneiro apenas estacione e faça o pernoite de forma gratuita e não faça o consumo de nenhum serviço do posto ou até mesmo o consumo de refeição no restaurante do posto, o posto fica isento da responsabilidade pelo dano causado”, explica.

Scania está ciente dos roubos

Como mencionado anteriormente, a grade inferior dos modelos da Scania (series PGR e NTG) não possuem nenhuma trava de fábrica. Para contornar esse problema,  já é possível encontrar um sistema para travar a grade inferior, chamado de “travas antifurto” e pode ser encontrado pelo valor de R$ 180 em média.

A Scania explicou que tem ciência do problema do roubo dos faróis e declarou em nota:

A Engenharia da Scania trabalha incansavelmente na melhoria contínua de seus produtos, e está sempre em busca de soluções para os apontamentos de seus clientes. Este ponto está sendo tratado com prioridade para que seja apresentada uma solução aos clientes nos próximos meses”.

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15 Comentários
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Claudio Eduardo 24 de março de 2021

A Scania sabe disso há anos e nunca fez nada e dúvido muito que vai fazer . A Volvo conseguiu contornar esse problema mas a Scania não fez e nem vai fazer .

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Brivaldo 25 de março de 2021

A Scania nunca teve vontade de resolver esse problema de facilidade desses roubos de faróis porque ela tem lucros nas vendas pôr isso a Scania não vai resolver nunca enquanto isso a Volvo vai tendo vantagem e também em servo

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Gilberto 23 de março de 2021

Não sou cominhoneiro mais creio que disto e apenas para ferrar nosso amigos do estrada .
Logo todos os postos que iram comprar ou proibir que nossos amigos parem
para dormir nos mesmo.
Safadeza de nosso governo .

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Evandro Anselmini 20 de março de 2021

Concordo com o Edemilsom. A Scania mudou quase tudo em seu caminhão desde 2014. Mas um item importante como a trava da grade para evitar o roubo dos faróis isso eles não se preocuparam. Agora eles falar que estão incansávelmente trabalhando para resolver isso. Quanta hipocrisia.

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ISAAC BARBOSA DE MEDEIROS 23 de março de 2021

A Scania faz sua parte como montadora usando a mais alta tecnologia.O que precisa fazer é mudar a lei e parar de proteger bandidos.Se um motorista matar um vagabundo deste,com certeza irão falar que ele é criminoso.

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Everton Cardoso 19 de março de 2021

Tem que matar uma praga desta se for pega e inocentado o caminhoneiro.O cara trabalha movimentando o mercado financeiro do Brasil,Vive na estrada dia e noite, encosta para descansar e daí ser saqueado.Dai não dá né pessoal.Lei do descanso foi elaborada e aprovada pelos nossos representantes,daí tem que dar sim TOTAL segurança e pousada gratuita para os mesmo.Deveria sim ser de responsabilidade do proprietário do estabelecimento do município e estado a total responsabilidade de ressarcimento pelo dono.Imagina viajar o Brasil a fora e não poder dormir por ter que cuidar o próprio bem por causa dos vândalos.Ai sim é o fim da picada.

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Josemir 18 de março de 2021

Tem que liberar arma para caminhoneiro para que possam matar esses bandidos que na maioria das vezes também são caminhoneiros e esses não merecem ficar vivos pois bandido bom é bandido morto.

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Marcelo Lima dos Santos 18 de março de 2021

Pessoal dos
Scania
Procura no canal charada truck
YouTube
Lá vcs acham as travas do servo
E também a da grade dos faróis

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Comentarista 18 de março de 2021

É só liberar o porte de armas para o cidadão de bem que diminui uns 90% os roubos. Por que só o bandido pode portar arma de fogo e o cidadão de bem não?

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vagner magalhaes 18 de março de 2021

boa tarde o caminhao que trabalho foi roubado os farois na rodovia dos bandeirantes .parei no posto pra descansar e realmente nao percebi que estava sendo roubado…

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EDEMILSON SCHOLTZE 18 de março de 2021

A Scania diz que esta trabalhando incansavelmente para resolver🤣🤣, porém desde 2014 até os dias de HG os engenheiros não conseguiram projetar duas travas, se eles fossem p estrada em uma semana saberiam desenvolver o sistema anti furto, afinal seria só ouvir os motoristas….. Simples assim,
Ótima reportagem.
Parabéns

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José Mariano 17 de março de 2021

Matéria exelente atual, parabéns Erico

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Rodrigo Volkmann Ultramari 17 de março de 2021

Já tem no mercado até uma trava pro servo de embreagem dos Scania ,,,,,, fim do mundo

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Marcelo Lima 18 de março de 2021

Pessoal procura
No YouTube o canal do charada truck
Lá VCS acham atrava antifurto da grade dos faróis e também a do servo

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Benedito martins 19 de março de 2021

Porque não instalar sistema de alarme e tão fácil coloca alarme nas grave tentou abrir dispara em qualquer parte interna do caminhão pode colocar, não de presença de abertura

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