Rússia se tornando Cuba: país investe em retifica de motores

O país que entrou em guerra desde 2022 sofre com cada vez menos montadoras e recursos, dentre elas peças automobilísticas

Motor aberto
As manutenções de motores vão se intensificar devido a guerra, na Russia (Foto: Shutterstock)
Por Lucas Silvério
Publicado em 11/03/2024 às 18h02
Atualizado em 11/03/2024 às 22h07

A Rússia entrou em guerra com a Ucrânia no início de 2022 e ao decorrer deste período montadoras como as gigantes Renault, Toyota, Volkswagen, GM e várias outras fecharam suas portas no país invasor, que já está anunciando outros impactos do conflito. Segundo o MSK Global.ru, uma fábrica de retifica de peças de motores e peças automotivas começará suas atividades ainda este ano, na capital Moscou.

VEJA TAMBÉM:

O site afirma que a ministra de investimentos, Ekaterina Zinovieva, confirmou investimento de 400 milhões de rublos na opção. Cerca de 50 funcionários irão trabalhar para o funcionamento da unidade.

A fábrica que retifica motores irá operar em oito seções, como por exemplo de corte, retifica, mandrilamento, testes e outros. Espera-se que a medida colabore com a necessidade de peças importadas no país.

Guerra da Ucrânia assemelha o país a Cuba

carro estacionado em rua de cuba
A frota cubana é recheada de antigos (Foto: Shutterstock)

Nos anos 1960, um ano após a queda de Fulgêncio Batista para Fidel Castro, Cuba sofreu um congelamento em sua frota de carros devido a um embargo econômico feito pelos Estados Unidos da América, em protesto ao novo governo.

O embargo que, dentre outras medidas, proibia o comércio bilateral e sancionou negócios com o país latino forçou que Cuba tivesse que se adaptar a não receber nenhuma importação de automóveis ou peças de reposição. Dessa forma o país intensificou suas manutenções em carros antigos, já que não conseguia comprar nada de novo para os importados que já tinha por lá.

Mesmo não sendo o mesmo caso, a guerra da Ucrânia causada pela Rússia está levando o país pelo mesmo caminho que o latino, ao menos do ponto de vista automobilístico. As medidas estadunidenses perduram em Cuba até hoje,

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
19 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ezequiel 13 de março de 2024

Podem sonhar isto nunca vai acontecer com a Rússia

Avatar
Welber Rodrigues Maba 12 de março de 2024

Pelo menos estão livres dos motores bombas de agora 😂😂😂Acho que estão na vantagem

Avatar
Bruno Garcia 12 de março de 2024

@ Roberto para de usar drogas amigão , a Rússia só não foi varrida do mapa por causa de Hitler 😂 faz me rir . União soviética já era potência na segunda guerra mundial animal , produzia armamento como ninguém só a Alemanha produzia mais nem mesmo os EUA . Única coisa que eles tinham era a bomba atômica só isso e muito poucas , tá achando que a Rússia é o Japão

Avatar
Diego 12 de março de 2024

Então brasil tbm e cuba, a quantidade de retifica que tem no Brasil e absurda o que tem de motor de ka retificado, kkkkk..b

Avatar
Marcelo 12 de março de 2024

Ou seja, vão enriquecer Dubai com o tráfico/contrabando de carros e peças roubadas do Japão e Europa.

Avatar
William 12 de março de 2024

E que se afunde cada vez mais…aqui se faz, aqui se paga.

Avatar
Bruno Garcia 12 de março de 2024

Sonha e sonha acordado viu baba ovo dos EUA

Avatar
xp 13 de março de 2024

mais um vira lata que bate continencia para a bandeira dos EUA e acha que israel e “cristaum” kkk

Avatar
Claudio 12 de março de 2024

Uéh! Qual o mal de uma retifica de motores? Se isso for ruim o Brasil tá morto, pois aqui na minha cidade tem várias retíficas .

Avatar
Quisu Yupanki 12 de março de 2024

Putz, se retificar motor torna um país outro país, Brasil já não é mais Brasil.
Que texto ridículo.
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Avatar
Geraldo 12 de março de 2024

Pois é…

Avatar
Gustavo 12 de março de 2024

Esperar o que do comunismo? Atraso atrás de atraso, a Rússia se nao tivesse reservas de petróleo já seria a Cuba, mas que tecnologia eles tem ? Nada, pegam os projetos que a China copiou do ocidente e tenta duplicar em sua casa. Comunismo é bom no papel. Quem diz o contrário aqui que vá morar uns anos em Cuba, Rússia, Coreia e depois vem aqui discutir política. O PT está se acabando aqui, com tanta besteira que o chefe da quadrilha está fazendo, não passa este ano.

Avatar
Miguel Machado 12 de março de 2024

Qual seria o problema na retifica de motores? A falta de insumos não justifica a assertiva pois temos que disponível de uma série de componentes para realização do processo de retifica como juntas, pistões, bronzinas, bielas, além de incentivar esse nicho de produção das pequenas e médias empresas, indo até em um vetor contrário para a obsolescência programada

Avatar
Geraldo 12 de março de 2024

Eua só peita quem nao tem bomba atômica. Cuba será um país mellhor q o Brasil qdo se luvrar do embargo. A Rússia tem um parque industrial imenso e yem a China e muitos outros países que não estão nem aí para os EUA. Quero ver até qdo o tio sam vai ter gás para financiar guerras.

Avatar
Quisu Yupanki 12 de março de 2024

Perfeito.

Avatar
unknow 12 de março de 2024

Comparar russia com cuba e um verdadeiro exercicio de Desonestidade intelectual, qualquer pessoa que viaja hoje na russia se admira como o país, mercados fartos de produtos alimenticios ou nao e so um exemplo, sem falar no crescimento do PIB maior que qualquer país da europa ocidental. A russia ta se abstacendo com ajuda da china e do sul global ainda tem a questão das montadoras nacionais tambem, como lada e kamaz, cuba sofre pelo simples fato de ser proximo ao EUA e nao ter bombas nucleares, quero ver o tio sam peitar a russia.

Avatar
Robson Kramer 12 de março de 2024

Assim como a Rússia não peitou a OTAN, só houve um autocrata ordinário e sanguinário balbuciando ameaças contra o Ocidente, devido o ingresso da Finlândia e Suécia na Organização, como um moleque mimado e birrento.

Avatar
Roberto 12 de março de 2024

A Rússia só não foi varrida do mapa na segunda guerra por causa da idiotice de Hitler de perseguir judeus, se não fosse isso os EUA tinha se unido à Alemanha, as duas maiores potências da época contra um inimigo em comum, o comunismo. Hoje a Rússia nem estaria no mapa.

Avatar
Eric Sales 11 de março de 2024

Mais uma medida de bullying econômico dos defensores do “livre mercado”

Avatar
Deixe um comentário