Salão de Detroit 2019: as novidades que você precisa conhecer

Evento reúne lançamentos e conceitos que podem vir para o Brasil ou antecipam tendências do mercado automobilístico

conceito nissan ims
Por AutoPapo
Publicado em 15/01/2019 às 15h07
Atualizado em 15/01/2019 às 15h20

Acontece, entre os dias 14 e 27 de janeiro, nos Estados Unidos, o Salão de Detroit 2019. Entre conceitos e novas gerações, o evento reúne as novidades das principais fabricantes do universo automobilístico. Selecionamos os modelos que devem vir para o Brasil e os destaques que podem representar o futuro do setor.

Fiat Chrysler Automóveis (FCA) no Salão de Detroit 2019

A FCA confirmou, no primeiro dia do evento, duas novidades para o Brasil. As picapes RAM 1500 e 2500 devem chegar ainda em 2019, mas não se engane, nem tudo são flores.

RAM 1500

Pelas entrevistas concedidas pelos especialistas da marca, especula-se que a RAM 1500 não chegará com as opções de motorização mais vendidas nos EUA, V8 5.7 e V6 3.6. Por aqui, o motor V6 3.0 turbodiesel – o mesmo da família Grand Cherokee – deve ser o escolhido para testar a aceitação da “picapinha” da marca.

Para saber qual será a eficiência do motor, os apaixonados pelo modelo precisarão esperar o lançamento da linha 2020 da 1500. Isso porque o motor está passando por ajustes.

O câmbio será automático de oito velocidades e os preços devem girar em torno de R$ 200 mil.

Uma boa notícia é que as dimensões da picape (abaixo) possibilitarão que motoristas que tenham a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B possam dirigi-la. A RAM 2500, por sua vez, exige carteira categoria C.

Dimensões da 1500

  • 5,91 metros de comprimento
  • 2,08 m de largura
  • 1,97 m de altura
  • 3,67 m de entre-eixos

RAM 2500

A 2500 vem importada dos EUA com preços a partir de R$ 265 mil no segundo semestre e já tem motorizações definidas. Dois propulsores serão oferecidos: 6.4 Hemi V8 a gasolina, adotado também no Dodge Challenger, e Cummins 6.7 Diesel, de 400 cv.

O motor turbodiesel de seis cilindros entrega 138 kgfm de torque a 1.800 rpm.

A RAM 2500 vai continuar sendo maior picape do Brasil em tamanho, já que mantém os mais de 6 metros de comprimento.

Elencamos algumas novidades importantes do Salão de Detroit 2019. Saiba quais são os lançamentos das fabricantes de automóveis que vêm para o Brasil.
Ram 2500 é confirmada para o Brasil FCA | Divulgação

Ford no Salão de Detroit 2019

A Ford lança três novidades no Salão de Detroit. Além do novo Shelby GT500, um supercarro, estão sendo revelados a linha 2020 do Explorer e o Police Interceptor Utility, utilitário híbrido de uso policial.

O Shelby GT500 entrega 700 cavalos de potência e a aceleração mais rápida de um Mustang homologado para as ruas. O modelo chega ao mercado norte-americano no segundo semestre, juntando-se ao Shelby GT350.

O supercarro será vendido com sua primeira transmissão de dupla embreagem e chassi projetado para competição.

O Shelby GT500 é equipado com um motor 5.2 supercharged de liga de alumínio, montado à mão.

Ford Shelby GT500
Ford Shelby GT500 apresentado no Salão de Detroit 2019 | Divulgação

Toyota no Salão de Detroit

A Toyota aproveitou o evento para lançar a nova geração do modelo Supra. Com motor seis cilindros em linha na versão mais cara, o esportivo não tem precisão para vir para o Brasil.

Elencamos algumas novidades importantes do Salão de Detroit 2019. Saiba quais são os lançamentos das fabricantes de automóveis que vêm para o Brasil.
Quinta geração do Toyota Supra, esportivo que tinha saído de produção há 17 anos | Divulgação

Além do 3.0 de seis cilindros em linha turbo, com 340 cavalos de potência e 51 kgfm de torque, o cupê também oferece uma opção 2.0 turbo de quatro cilindros em dois níveis: 197 cavalos de potência e 40,8 kgfm de torque ou 258 cavalos e 32,6 kgfm.

O Supra exposto no Salão de Detroit adota câmbio automático de oito marchas e tem tração traseira.

O modelos possui entre-eixos de 2,47 metros e distribuição de peso de 50/50.

Nissan

A Nissan optou por dar destaque a um conceito no Salão de Detroit 2019. O IMs é um sedã esportivo elevado. Sua motorização, claro, é elétrica.

O conceito Nissan IMs traz novas proporções e espaço interior esticado – incluindo uma exclusiva arquitetura de “Assentos Premier” 2 + 1 + 2.

O veículo elétrico apresenta tração integral com capacidade de acionamento totalmente autônomo: são dois motores elétricos e uma bateria de recarga rápida de 115 kWh, que entrega 483 cv (360 kW) e 81,57 kgfm (800 Nm) de torque.

Com uma autonomia estimada de 610 km com uma única recarga da bateria, o IMs se equipara ao nível de desempenho de seus pares equipados com um motor a gasolina.

Elencamos algumas novidades importantes do Salão de Detroit 2019. Saiba quais são os lançamentos das fabricantes de automóveis que vêm para o Brasil.
Nissan apresenta o conceito IMs no Salão de Detroit 2019 | Divulgação

“Este conceito de IMs é o mais recente exemplo de como vislumbramos o futuro da mobilidade enquanto caminhamos em direção ao nosso objetivo de zero emissões e zero fatalidades na estrada. É um estudo avançado em proporções progressivas, que resultou em um tipo completamente novo de sedã esporte elevado”, afirmou Denis Le Vot, vice-presidente sênior do Comitê de Gerenciamento da Nissan América do Norte.

Volkswagen no Salão de Detroit

A alemã Volkswagen apresentou o novo Passat em Detroit. O modelo, no entanto, chamou atenção da mídia por ter sido construído na mesma plataforma PQ46 do modelo europeu lançado em 2005.

Apesar da antiga estrutura, o modelo apresenta visual de Jetta e ganha mais equipamentos relacionado a conforto e segurança.

O Passat norte-americano oferece alertas de colisão e ponto cego, frenagem de emergência, monitoramento de tráfego traseiro, controle de cruzeiro adaptativo e assistência de permanência em faixa.

O motor escolhido para o Passat dos EUA foi o quatro cilindros 2.0 turbo, capaz de gerar 176 cv e 28,6 mkgf, sempre alinhado ao câmbio automático de seis marchas.

O modelo não é o mesmo comercializado por aqui.

Para saber o que mais está rolando em Detroit, acesse a página do Salão.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Eduardo Junio Trindade 17 de janeiro de 2019

Que falta faz na TV o melhor programa sobre carros que tínhamos. Voltem para TV também!
O único que falava as verdades e falcatruas das montadoras. Parabéns..!

Avatar
Deixe um comentário