Samsung desbanca Apple e se torna líder em smartphones

Liderança da Apple durou apenas três meses, e queda nas vendas do iPhone, principalmente na China, fez sul-coreana recuperar soberania

iphone 14 pro max e galaxy s23 ultra
iPhone e Galaxy concorrem pela soberania do mercado de smartphones (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 16/04/2024 às 20h03

A Apple perdeu a liderança no mercado global de smartphones, depois de ter destronado a Samsung no final de 2023. A troca de posições tem como fatores a queda de 10% das vendas do iPhone, assim com ganho de participação da Xiaomi e a chegada do Galaxy S24, com inteligência artificial embarcada.

VEJA TAMBÉM:

No entanto, um dos principais desafios da Apple é compensar as restrições impostas pelo governo chinês a produtos de marcas estrangeiras, que acabou abrindo espaço para as locais ganharem participação. Assim marcas locais, como Xiaomi, que cresceu 34% (impulsionada pela campanha de lançamento do sedã elétrico SU7), abocanharam parte das vendas da Maçã naquele mercado.

A Huawei também virou uma minhoca na maçã da marca norte-americana. A marca voltou a ganhar participação no mercado chinês com sua nova linha de produtos, que utilizam sistema operacional próprio, o HarmonyOS.

Apple iPhone em queda

Pesquisas realizadas na China apontam que os consumidores cativos do iPhone também desaceleraram a troca de seus aparelhos, para um prazo de 24 meses. E apesar de terem resistência ao Android, eles estudam migrar para o OS da Huawei, assim como apostar em modelos dobráveis.

No primeiro trimestre de 2024, a Samsung acumulou 20,8% do mercado de celulares, enquanto a Apple viu sua participação encolher para 17,8%. Xiaomi (14,1%), Transsion (9,9%) e Oppo (9,7%) fecham o clube dos cinco entre as fabricantes de celulares. O restante das marcas se aglutinam nos 29,2% restantes, segundo a consultoria IDC, que mensura o desempenho de diferentes nichos da indústria.

Em números, as fatias do bolo se traduzem 60,1 milhões de unidades Samsung, 50,1 milhões de iPhones, assim como 40,8 milhões de aparelhos Xiaomi. As três fabricantes detém 52% das vendas globais.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário