Segurança: posição correta para dirigir (e para os ocupantes)

Não adianta ter um carro com diversos equipamentos de segurança de ponta se o motorista e os ocupantes não fizerem a parte deles

img 2170 2
Por AutoPapo
Publicado em 12/10/2018 às 13h00
Atualizado em 11/08/2022 às 15h54

Não adianta ter um carro com diversos equipamentos de segurança de ponta se o motorista e os ocupantes não fizerem a parte deles. É importante que todos se posicionem corretamente dentro do veículo para que, em caso de acidente, o risco de lesões seja o menor possível.

[TRANSCRIÇÃO]

A posição do motorista no automóvel é óbvia, atrás do volante… E até com várias comodidades: alguns carros mais modernos têm o ajuste profundidade, para baixo e para cima, até regulagem elétrica da posição do encosto,tudo isso! Porém, existem alguns detalhes de segurança que pouca gente sabe. Por exemplo, a distância do motorista para o volante por causa do airbag, que pode se abrir, é de no mínimo 25 centímetros; no caso do passageiro, 40 centímetros. Mas existem várias outras regrinhas de segurança para se acomodar passageiros e bagagens no automóvel.

A regra mais importante é que todos os ocupantes têm que usar cinto de segurança, mesmo os que estão no banco de trás.É importante também, nos carros que oferecem essa opção, regular o encosto de cabeça. Ele não tem a função de descanso, ele tema função de proteger o pescoço em caso de impacto na traseira do automóvel. Ele evita o efeito chicote que pode provocar lesão na coluna.

É importante também não deixar objetos soltos dentro do carro. Uma inocente mochila dessa, no caso de uma colisão, ela pode ser projetada nos ocupantes da frente a um peso dezenas de vezes superior ao dela. Para os que têm crianças pequenas, é importante observar o uso da cadeirinha. Os carros mais novos têm o sistema Isofix de fixação; é fácil achar normalmente eles têm um ícone no banco, que facilita o encaixe da cadeirinha; ela fica presa sem folga incrementando a segurança.

Segurança é incrementada com o Isofix
Local para fixação do sistema Isofix

O passageiro que vai no banco da frente também tem que observar uma postura correta. Não é raro encontrar pessoas com o encosto muito inclinado e com o pé em cima do painel. Esse é um erro grave! Em caso de acidente, se o airbag disparar, você poderá ter lesões graves nas pernas. No caso do encosto reclinável, se houver uma colisão frontal, você pode ser enforcado pelo próprio cinto de segurança. E claro, o motorista também tem que dar uma posição correta para dirigir.

Uma medida simples para saber se você está do jeito correto é colocar os punhos sobre o volante sem esticar o braço todo. É importante também segurar o volante corretamente; isso pode ser muito útil numa manobra para evitar um acidente, você tem que ter total controle do carro.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Nilo Mendes filho 29 de junho de 2019

Eu tenho um Honda Civic sedan completo altomatico. E sou apaixonado por carros gosto muito do alto papo sempre que posso eu estou vendo muito bom

Avatar
Moisés Manoel da Silva 28 de fevereiro de 2019

O programa auto papo e excelente para orientar os clientes que vai comprar um veículo para que não seja enganado por vigarista e picaretas obrigado por vocês existirem

Avatar
Deixe um comentário