Sem Parar: tudo que você precisa saber sobre esse serviço

A maioria dos pedágios do Brasil ainda aceitam apenas dinheiro no pagamento, uma solução para isso são os sistemas de cobrança automática como o Sem Parar

nissan frontier 2020 adesivo sem parar
A etiqueta precisa ser colada centralizada no topo do para-brisa (Foto: Nissan | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
09 de agosto de 2021 14:14

A vida moderna traz praticidade às coisas mais mundanas: se há alguns anos precisávamos andar com uma carteira cheia de cédulas e moedas, hoje o cartão bancário cumpre essa função. Mas na hora que pegamos a estrada e temos que passar por um pedágio, o dinheiro volta a cena. Serviços como o Sem Parar vieram para resolver isso.

VEJA TAMBÉM:

No lugar de ter que parar em uma praça de pedágio, procurar o dinheiro para pagar o valor cobrado e depois ter que lidar com as moedas trepidando no console central; temos uma etiqueta colada no para-brisa do carro que é lida no pedágio sem precisar de parar o veículo.

E o Sem Parar não funciona apenas no pedágio, seus serviços foram estendidos para cancelas de estacionamentos, lava-rápidos, drive-thru e até postos de combustível.

Como funciona o Sem Parar?

O responsável por abrir as cancelas é uma tag adesiva colada no para-brisa do carro. Nas praças de pedágio e estacionamentos credenciados essa tag é detectada e o acesso é liberado.

A instrução é que a tag seja afixada centralizada no topo do para-brisa, utilizando o suporte do retrovisor como referência.

cabine de cobranca automatica em posto de pedagio em sao paulo
Fique atento a placas de cobrança automática nas praças de pedágio (Foto: Shutterstock)

Assinando o serviço

Pelo site do Sem Parar é possível contratar esse serviço. São oferecidos três planos com mensalidade e um plano pré-pago. Com o plano escolhido é só dar os seus dados que a tag será enviada para seu endereço.

Atenção: A tag é associada a apenas um veículo, não é possível alternar ela em outros carros. Caso você troque de carro pode pedir por uma tag nova gratuitamente.

tela de tags aplicativo sem parar
Pelo aplicativo é possível acompanhar o status de todos os carros que você tem cadastrado no Sem Parar

Como pagar o Sem Parar

Através do aplicativo do Sem parar o motorista pode controlar os seus gastos e fazer a recarga, caso tenha escolhido o plano pré-pago. O pagamento pode ser realizado por cartão de crédito ou débito em conta.

No plano pré-pago uma taxa de serviço é cobrada em cada recarga. Essa taxa é para a manutenção do serviço. Caso fique três meses sem usar o Sem Parar, será cobrada uma taxa de manutenção no valor de R$ 9,00.

Onde o Sem Parar é aceito?

Esse serviço é aceito em todos os pedágios do Brasil. Nas praças de pedágio é preciso apenas passar pela cancela automática do Sem Parar seguindo a velocidade recomendada para utilizar o serviço.

O Sem Parar é aceito no drive-thru das redes McDonald’s, Habib’s, Ragazzo e Jeronimo. Antes de passar em um confirme se a unidade aceita essa forma de pagamento. Aceitando é só passar pelo drive-thru normalmente, avisar ao atendente que irá pagar pelo Sem Parar e a tag será lida.

Esse método também é aceito em diversos estacionamentos de shopping, aeroportos, hospitais e até estacionamentos de rua. Segundo o site oficial são mais 2.000 pelo Brasil. A cancela abre automaticamente na entrada e na saída o valor referente a estadia no estacionamento é debitado em sua conta.

Para usar em postos de combustíveis é preciso parar na bomba sinalizada com a marca do Sem Parar. A tag é lida por um sensor e o motorista precisa avisar ao frentista que irá pagar através desse serviço. O Sem Parar é aceito nas redes Boxter, BR, Carrefour e Shell.

Por fim temos um serviço gratuito: usar a tag do Sem Parar para abrir o portão de condomínios. Caso o condomínio onde você resida ou um condomínio comercial tenha convênio com o Sem Parar, você pode utilizar a tag para abrir o portão assim como faz com os pedágios.

O Sem Parar já vem de fábrica em alguns carros

No final de 2019 a Nissan apresentou a linha 2020 da picape Frontier que tinha como novidade vir com uma tag do Sem Parar de fábrica. Essa opção foi estendida a todos os outros carros da linha durante 2020.

Em seguida os fabricantes Mitsubishi, Suzuki e Volkswagen fizeram o mesmo. A alemã oferece essa funcionalidade apenas nos modelos Nivus, Polo, Virtus, Jetta, Taos, T-Cross, Tiguan e Amarok. Os consumidores que adquirir esses carros precisam apenas ativar a tag pelo site no plano que achar melhor.

Serviços similares ao Sem Parar

O Sem Parar não é o único serviço de automatização do pagamento de pedágios no Brasil. Seus concorrentes são: Veloe, ConectCar, MoveMais, Zul+, Taggy e o C6 Tag. Todos esses serviços funcionam em todos os pedágios do Brasil, diferenciando apenas nos outros serviços como estacionamentos e drive-thru.

O C6 Tag se destaca por ser gratuito para os clientes do banco digital C6 Bank. Portanto não existem taxas de serviço, o motorista terá debitado em sua conta apenas o valor do pedágio ou estacionamento que utilizar.

etiqueta c6 tag pagamento de pedagio
Um dos concorrentes do Sem Parar é o C6Tag, disponível para os clientes do banco digital C6 Bank (Foto: C6 Bank | Divulgação)

A escolha por uma tag de pedágio automático vai muito do gosto do motorista, baseado nos serviços e preços que cada uma oferece. O Sem Parar, por exemplo, oferece parcerias com os bancos Santander e Original, enquanto o Veloe possui parcerias similares com o Banco do Brasil e Bradesco.

7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Manuel lino Barreto 11 de agosto de 2021

Quero saber quanto é o meu boleto

Avatar
Vital Medeiros 10 de agosto de 2021

Cancelei em novembro e continuam me cobrando até hoje! Lamentável

Avatar
Celso adao 10 de agosto de 2021

Quero que seja debitado direto da minha conta, como fazer

Avatar
Júlio C de marchi 10 de agosto de 2021

É só colocar em débito automático na sua conta.

Avatar
marcos 10 de agosto de 2021

Essa matéria é propaganda disfarçada. Quanta decepção!!! O foco deveria ser os serviços e não uma empresa. Cita as outras apenas para disfarçar. Eu uso o veloe. Já usei o sem parar.

Avatar
Francisco J’ose Layber 10 de agosto de 2021

Excelente !
Todos que viajam devem e precisam conhecer SEM PARAR.
Fácil e prático. Foi a melhor coisa que eu já fiz.
Estou muito satisfeito !

Avatar
Marco Lima 9 de agosto de 2021

Mas será mantida ao menos uma cabine para pagamento em dinheiro? Outra duvida: não sendo mais necessários, os funcionários perderão o emprego… mais gente desempregada, menos gente podendo consumir… não sei onde há vantagem social nisto… Bolsonaro deveria se preocupar como que realmente interessa…

Avatar
Deixe um comentário