Sem Parar: tudo que você precisa saber sobre esse serviço

A maioria dos pedágios do Brasil ainda aceitam apenas dinheiro no pagamento, uma solução para isso são os sistemas de cobrança automática como o Sem Parar

nissan frontier 2020 adesivo sem parar
A etiqueta precisa ser colada centralizada no topo do para-brisa (Foto: Nissan | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
09 de agosto de 2021 14:14

A vida moderna traz praticidade às coisas mais mundanas: se há alguns anos precisávamos andar com uma carteira cheia de cédulas e moedas, hoje o cartão bancário cumpre essa função. Mas na hora que pegamos a estrada e temos que passar por um pedágio, o dinheiro volta a cena. Serviços como o Sem Parar vieram para resolver isso.

VEJA TAMBÉM:

No lugar de ter que parar em uma praça de pedágio, procurar o dinheiro para pagar o valor cobrado e depois ter que lidar com as moedas trepidando no console central; temos uma etiqueta colada no para-brisa do carro que é lida no pedágio sem precisar de parar o veículo.

E o Sem Parar não funciona apenas no pedágio, seus serviços foram estendidos para cancelas de estacionamentos, lava-rápidos, drive-thru e até postos de combustível.

Como funciona o Sem Parar?

O responsável por abrir as cancelas é uma tag adesiva colada no para-brisa do carro. Nas praças de pedágio e estacionamentos credenciados essa tag é detectada e o acesso é liberado.

A instrução é que a tag seja afixada centralizada no topo do para-brisa, utilizando o suporte do retrovisor como referência.

cabine de cobranca automatica em posto de pedagio em sao paulo
Fique atento a placas de cobrança automática nas praças de pedágio (Foto: Shutterstock)

Assinando o serviço

Pelo site do Sem Parar é possível contratar esse serviço. São oferecidos três planos com mensalidade e um plano pré-pago. Com o plano escolhido é só dar os seus dados que a tag será enviada para seu endereço.

Atenção: A tag é associada a apenas um veículo, não é possível alternar ela em outros carros. Caso você troque de carro pode pedir por uma tag nova gratuitamente.

tela de tags aplicativo sem parar
Pelo aplicativo é possível acompanhar o status de todos os carros que você tem cadastrado no Sem Parar

Como pagar o Sem Parar

Através do aplicativo do Sem parar o motorista pode controlar os seus gastos e fazer a recarga, caso tenha escolhido o plano pré-pago. O pagamento pode ser realizado por cartão de crédito ou débito em conta.

No plano pré-pago uma taxa de serviço é cobrada em cada recarga. Essa taxa é para a manutenção do serviço. Caso fique três meses sem usar o Sem Parar, será cobrada uma taxa de manutenção no valor de R$ 9,00.

Onde o Sem Parar é aceito?

Esse serviço é aceito em todos os pedágios do Brasil. Nas praças de pedágio é preciso apenas passar pela cancela automática do Sem Parar seguindo a velocidade recomendada para utilizar o serviço.

O Sem Parar é aceito no drive-thru das redes McDonald’s, Habib’s, Ragazzo e Jeronimo. Antes de passar em um confirme se a unidade aceita essa forma de pagamento. Aceitando é só passar pelo drive-thru normalmente, avisar ao atendente que irá pagar pelo Sem Parar e a tag será lida.

Esse método também é aceito em diversos estacionamentos de shopping, aeroportos, hospitais e até estacionamentos de rua. Segundo o site oficial são mais 2.000 pelo Brasil. A cancela abre automaticamente na entrada e na saída o valor referente a estadia no estacionamento é debitado em sua conta.

Para usar em postos de combustíveis é preciso parar na bomba sinalizada com a marca do Sem Parar. A tag é lida por um sensor e o motorista precisa avisar ao frentista que irá pagar através desse serviço. O Sem Parar é aceito nas redes Boxter, BR, Carrefour e Shell.

Por fim temos um serviço gratuito: usar a tag do Sem Parar para abrir o portão de condomínios. Caso o condomínio onde você resida ou um condomínio comercial tenha convênio com o Sem Parar, você pode utilizar a tag para abrir o portão assim como faz com os pedágios.

O Sem Parar já vem de fábrica em alguns carros

No final de 2019 a Nissan apresentou a linha 2020 da picape Frontier que tinha como novidade vir com uma tag do Sem Parar de fábrica. Essa opção foi estendida a todos os outros carros da linha durante 2020.

Em seguida os fabricantes Mitsubishi, Suzuki e Volkswagen fizeram o mesmo. A alemã oferece essa funcionalidade apenas nos modelos Nivus, Polo, Virtus, Jetta, Taos, T-Cross, Tiguan e Amarok. Os consumidores que adquirir esses carros precisam apenas ativar a tag pelo site no plano que achar melhor.

Serviços similares ao Sem Parar

O Sem Parar não é o único serviço de automatização do pagamento de pedágios no Brasil. Seus concorrentes são: Veloe, ConectCar, MoveMais, Zul+, Taggy e o C6 Tag. Todos esses serviços funcionam em todos os pedágios do Brasil, diferenciando apenas nos outros serviços como estacionamentos e drive-thru.

O C6 Tag se destaca por ser gratuito para os clientes do banco digital C6 Bank. Portanto não existem taxas de serviço, o motorista terá debitado em sua conta apenas o valor do pedágio ou estacionamento que utilizar.

etiqueta c6 tag pagamento de pedagio
Um dos concorrentes do Sem Parar é o C6Tag, disponível para os clientes do banco digital C6 Bank (Foto: C6 Bank | Divulgação)

A escolha por uma tag de pedágio automático vai muito do gosto do motorista, baseado nos serviços e preços que cada uma oferece. O Sem Parar, por exemplo, oferece parcerias com os bancos Santander e Original, enquanto o Veloe possui parcerias similares com o Banco do Brasil e Bradesco.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
17 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marceli 18 de dezembro de 2021

Boa noite, adquiri o tag nós postos de conveniência e já fiz o cadastro como solicitado.
Gostaria de saber como faço pra saber se já está disponível para começar a usar.
E a cobrança vem após o uso no cartão de crédito, cadastrado?

Avatar
WILSON 12 de dezembro de 2021

Bom quem gosta de pagar taxa usem o concorrente eu abri uma conta digital do c6 Bank somente para pegar o tag deles que é da veloe é não tenho que reclamar.. desconto direto da conta do Banco… se continuar assim free não troco por nada. Outros são famosos devido tempo de estar mercado mais sempre tem alguma taxa em algum momento, que pra mim uso raramente shopping ou pedagio não é vantagem.

Avatar
antonio 18 de novembro de 2021

Não comprem o TAG do sem-parar, o call center deles não respeita o consumidor, fazenso ligações contantes a cada 2 horas, mesmo você informando que não tem interesse. Empresas que insistem em ligar sem a permissão mostram que não possuem ética ne confiabilidade no serviço.

Avatar
Leandro Oliveira da Silva de Paula. 30 de outubro de 2021

Quero adqurir sem parar.

Avatar
Adriano Barbosa Santos 27 de outubro de 2021

GOSTARIA DE SABER SE PARA EU ABASTECER, EU PRECISO TER LIMITE NO MEU CARTÃO DE CREDITO, OU É SO TER LIMITE NO SEM PARAR QUE DA CERTO DE ABASTECER.

Avatar
Sandra gomes lopes 6 de outubro de 2021

Gostaria de pagar minha mensalidade está atrasada pq cancelei o m
eu cartão de crédito. Como fazer para continuar c o meu sem parar q no momento está bloqueado? Quero trocar de cartão e pagar o q devo.
Obrigada.
Sandra Lopes

Avatar
Manuel lino Barreto 11 de agosto de 2021

Quero saber quanto é o meu boleto

Avatar
Vital Medeiros 10 de agosto de 2021

Cancelei em novembro e continuam me cobrando até hoje! Lamentável

Avatar
ROBERTO 2 de dezembro de 2021

Entra em contato, explica, fala sobre o protovolo de cancelamento, se continuar, pequenas causas.

Avatar
Celso adao 10 de agosto de 2021

Quero que seja debitado direto da minha conta, como fazer

Avatar
Júlio C de marchi 10 de agosto de 2021

É só colocar em débito automático na sua conta.

Avatar
marcos 10 de agosto de 2021

Essa matéria é propaganda disfarçada. Quanta decepção!!! O foco deveria ser os serviços e não uma empresa. Cita as outras apenas para disfarçar. Eu uso o veloe. Já usei o sem parar.

Avatar
ROBERTO 2 de dezembro de 2021

Tb achei, falou mais de um do que do outro.

Avatar
Francisco J’ose Layber 10 de agosto de 2021

Excelente !
Todos que viajam devem e precisam conhecer SEM PARAR.
Fácil e prático. Foi a melhor coisa que eu já fiz.
Estou muito satisfeito !

Avatar
Marco Lima 9 de agosto de 2021

Mas será mantida ao menos uma cabine para pagamento em dinheiro? Outra duvida: não sendo mais necessários, os funcionários perderão o emprego… mais gente desempregada, menos gente podendo consumir… não sei onde há vantagem social nisto… Bolsonaro deveria se preocupar como que realmente interessa…

Avatar
Sir.Alves 5 de novembro de 2021

Meu amigo, o chefe do executivo é culpado até pelo uso do sem parar? KKKKKKKKK esse gado da esquerda é osso.

Avatar
Roberto 2 de dezembro de 2021

Bolsonaro nao tem nada com isso, sem parar existe a mais de 10 anos..

Avatar
Deixe um comentário