Sensor de linha coloca um fim na ‘ressaca’ matinal do carro flex

Sensor de linha faz partes dos novos motores bicombustível e é capaz de reconhecer combustível assim que entra no tanque

Gasolina é adulterada com álcool,e por isso motor flex aceita o combustível
Motores flex antigos precisavam rodar alguns quilômetros para injeção reconhecer o combustível com o sensor de linha é diferente (Foto: VW | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 23/11/2022 às 18h22

Rola aí uma dica correta, de que no carro flex, se você vai no posto e muda o combustível que era gasolina para o etanol, imediatamente guarda o carro de noite. No dia seguinte, se estiver frio, o carro vai ter dificuldade de pegar. O motor não funciona porque ele ainda está “achando” que tem gasolina no tanque, mas já tem etanol. Então, o sisteminha de injeção a gasolina não será acionado.

Essa dica está certa? Está certa! Só que nos carros mais modernos, principalmente com turbina e injeção direta, o sensor lambda no escapamento, que era o responsável por informar o motor que mudou o combustível, e por isso você tem que rodar alguns quilômetros com etanol até o motor saber disso. Mas isso já mudou.

VEJA TAMBÉM:

Porque nos carros mais modernos, ao invés do sensor lambda só avisar depois que você rodou alguns quilômetros, tem o que se chama sensor de linha. Ele fica onde chega o combustível do tanque no motor. Esse sensor de linha avisa imediatamente: “olha, mudou combustível de gasolina para etanol, ou vice-versa” para que o motor acompanhe passo a passo o que está acontecendo no tanque.

Nesse caso, nesses motores mais modernos, não pode haver esse delay, essa demora, para o motor saber da mudança do combustível. Então nos carros mais antigos depois que você faz a mudança é necessário rodar alguns quilômetros para o motor saber que houve a modificação, nos mais modernos o sensor de linha avisa imediatamente.

Então você trocou o combustível, segundos depois o motor já sabe o que que está no tanque.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário