Servo freio: pode consertar? Quando trocar? Respondemos!

Esse componente é responsável por transformar a pressão exercida no pedal em poder real de frenagem para estancar seu carro

shutterstock servo freio burrinho hidrovacuo montado em cofre do motor
O componente fica em local de fácil acesso no motor (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 11/06/2024 às 08h02

Quando o carro perde eficiência na frenagem vamos logo para os culpados mais frequentes: fluído, pastilha e disco. Mas e se isso ocorrer mesmo com esses três itens estando em dia? Pode ser algum problema relacionado ao servo freio, também conhecido como “burrinho”.

Essa peça é de extrema importância, ela é responsável de multiplicar a força aplicada no pedal para poder acionar o sistema hidráulico dos freios. Quando há problemas com ele, é exigido um esforço maior para acionar o pedal, ele fica duro ou pode ficar em posição mais baixa que a correta. A luz do sistema acende no painel.

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Como o sistema de freio é de vital importância para a segurança dos passageiros, é preciso levar o carro ao mecânico assim que sentir que algo esteja errado. A solução para um problema no servo freio pode ser mais barata que o esperado.

O que fazer se o servo freio estiver ruim

shutterstock servo freio burrinho hidrovacuo peca avulsa
Quando dá problema, é bom trocar tudo (Foto: Shutterstock)

Um servo freio tem vida útil média de 120 mil km, a depender do uso e do veículo. Apesar dessa previsão de durabilidade, só é necessário preocupar com a peça caso apresente algum problema.

Essa peça é uma daquelas que não permitem reparos. Em caso de danos, o ideal é realizar a troca de todo o servo freio por um novo.

De acordo com Vagner Marchiniak, Consultor de Marketing da Controil, fabricante de componentes para freios hidráulicos e polímeros, é preciso tomar cuidado na hora de instalar um novo:

Quando é feita a manutenção, é necessário certificar que a haste do servo freio se encaixou perfeitamente no pistão primário do cilindro mestre, pois é somente após essa verificação que o mesmo deve ser parafusado. Isso também evita a quebra dos componentes internos do servo freio”

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