Pedal do freio duro como pedra: saiba o que significa este problema

O inverso do 'muxibento': o que pode significar o problema do pedal do freio do carro 'duro como pedra'? Isso prejudica seu funcionamento?

Por Boris Feldman 11/09/20 às 07h30
motorista com pe pedal do freio do carro automovel
Motorista com o pé no freio do automóvel (Foto: Shutterstock)

Eu comentei recentemente de um problema no pedal do freio, que às vezes o motorista aperta e ele fica ‘muxibento’, ele não fica firme, ele cede quando o motorista pressiona o pedal.

Mas um leitor do AutoPapo agora me questiona o problema ao contrário, ele diz que tem que exercer uma enorme pressão no pedal, muito maior do que antes e mesmo assim o funcionamento do freio está muito ruim.

Então eu vou tentar explicar, por estar à distância, porém a maior probabilidade é de existir um problema no hidrovácuo, que é o sistema de assistência ao freio; exatamente para reduzir a pressão necessária no pedal.

E se falta vácuo ou por um vazamento, ou por um problema na mangueira que traz o vácuo do motor, o sistema deixa de funcionar e o pedal vira uma verdadeira pedra.

Motorista com o pé no freio do automóvel
Freio do carro ‘duro como pedra’? Busque identificar o problema e reparar o mais rápido o possível (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Antonio bispo 13 de setembro de 2020

    Quando estou acionando o pedal do freio escuto um barulho atraves do pedal que pode ser?

Avatar
Deixe um comentário